Município de Anadia

Menu Serviços

Internet Marketing Bruidsfotograaf

Notas de imprensa

Tamanho Letra:

 

VINHOS DE ANADIA NA PROWEIN COM APOIO DO MUNICÍPIO

 

Produtores e engarrafadores representaram concelho em feira internacional

O Município de Anadia apoiou a presença de cinco produtores e engarrafadores na ProWein – International Trade Fair For Wines and Spirits, uma das maiores feiras de vinhos do mundo, que se realizou em Düsseldorf, na Alemanha, entre 17 e 19 de março últimos.
Os produtores e engarrafadores estiveram integrados no stand da Comissão Vitivinícola da Bairrada, onde deram a conhecer os seus produtos aos milhares deNws 2019 077 0313 Empreend PWein foto visitantes, com destaque para os vinhos e espumantes Bairrada.
No final do certame, o “feed-back” dos agentes económicos foi “bastante positivo”, mostrando-se “claramente satisfeitos” com esta participação, considerando que foi “uma grande janela de oportunidade para a promoção dos vinhos Bairrada”.
O financiamento municipal, no valor de 500 euros a cada produtor, insere-se no âmbito do programa “Invest em Anadia”, tendo como objetivo estimular e promover as atividades destes agentes económicos para apoio na presença em feiras setoriais, nacionais e internacionais, de reconhecido interesse para o setor.
O vereador Jorge Sampaio sublinhou que este apoio “pretendeu comparticipar a presença dos nossos produtores neste evento mundial”, por forma “a que pudessem promover e divulgar os seus produtos” e, simultaneamente “promover Anadia e a região da Bairrada”. O autarca considerou também que, de acordo com o programa “Invest em Anadia”, o setor vitivinícola “é uma das áreas prioritárias da economia do concelho”, daí que, no seu entender, “faça todo o sentido o município apoiar os agentes locais, nomeadamente na promoção dos seus produtos”. Jorge Sampaio adiantou ainda que o objetivo “é continuar a dar apoio ao setor vitivinícola, designadamente no que respeita à divulgação dos seus produtos”.

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA FINANCIA PROJETO PARA A INCLUSÃO

 

A Câmara Municipal de Anadia aprovou a atribuição de uma verba, de cerca de 1.600 euros, ao Agrupamento de Escolas de Anadia (AEA), destinada a apoiar a concretização do projeto “Cozinhar para a inclusão”, que irá ser desenvolvido na cozinha pedagógica da Escola Básica de Vilarinho do Bairro.
O projeto visa garantir, aos alunos, as condições de segurança necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho, numa perspetiva de empreendedorismo, bem como organizar o espaço por áreas de tarefas distintas, de forma a incutir hábitos de higiene e de segurança. ProcuraNws 2019 076 0306 Educ Coz f PixabayRPSkitterians ainda fomentar, através da requalificação do espaço com cores vivas, a estimulação multissensorial, o conforto e o bem-estar, e contempla a aquisição de equipamentos e materiais funcionais, sob o ponto de vista técnico, cruciais para a autonomia dos alunos e para o desenvolvimento das atividades.
Com a implementação deste projeto, a escola pretende contribuir para desenvolver a autonomia e a independência, mediante a utilização de um espaço adequado aos fins propostos, com vista à futura integração social de alunos com adaptações curriculares significativas, os quais se encontram a frequentar este estabelecimento o ensino básico.

“Caminhada pelo Coração”

O município vai ainda apoiar o AEA através da oferta de t-shirts a distribuir aos participantes da 13.ª “Caminhada pelo Coração” à Lagoa de Torres, na freguesia de Vilarinho do Bairro, que irá decorrer no próximo dia 15 de maio.
Esta iniciativa da Escola Básica de Vilarinho do Bairro tem como principais objetivos envolver a comunidade escolar em práticas que aumentem a qualidade de vida e o bem-estar, sensibilizar toda a comunidade educativa para a proteção ambiental e para a promoção da saúde, e, finalmente, desenvolver hábitos de vida saudáveis. A organização prevê alcançar os 350 participantes.

 

 

FÉRIAS DESPORTIVAS E CULTURAIS PARA CRIANÇAS DE ANADIA

 


Inscrições abertas

Estão a decorrer as inscrições para as “Férias Desportivas e Culturais - Páscoa 2019”, promovidas, entre 8 e 18 de abril próximos, das 8h30 às 18h00, pelo Município de Anadia, com o objetivo de ocupar, de forma salutar e enriquecedora, as férias pascais de crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos de idade.
Com um limite máximo de 50 crianças em cada semana, as inscrições deverão ser formalizadas na secretaria do PaNws 2019 075 0408 Educ Férias fotovilhão de Desportos de Anadia, no Complexo Desportivo, mediante o preenchimento de um formulário. O preço é de 25 euros para a primeira semana (8 a 12 abril) e de 20 euros para a segunda (15 a 18 de abril), e inclui o fornecimento de almoço pela organização, devendo as crianças trazer o lanche para os períodos da manhã e da tarde.
Este programa municipal visa criar oportunidades para que as crianças e os jovens residentes no concelho de Anadia experimentem um conjunto de modalidades desportivas e de atividades de âmbito sociocultural, sensibilizando-os para a continuidade da sua prática e para a transmissão de valores coincidentes com uma forma de vida saudável. Procura também contribuir para a formação integral das crianças e jovens, bem como reforçar os laços de amizade e de intercâmbio, o conhecimento do meio e da realidade e fomentar a cooperação e o trabalho de equipa, para além de ajudar a colmatar a crescente necessidade dos pais e encarregados de educação de proporcionar, aos seus educandos, adequados contextos de ocupação durante a interrupção das atividades escolares.
Ambiente, cultura, desporto, expressão artística, e multimédia serão alguns dos domínios de relevante interesse para as crianças e jovens contemplados nesta edição. As atividades vão levar os participantes a variados espaços municipais, tais como o Complexo Desportivo de Anadia, Biblioteca Municipal, Museu do Vinho Bairrada, Ecoparque, e Parque Urbano, em Anadia, e Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos.

 

 

CURIA TECNOPARQUE ACOLHE CONFERÊNCIA SOBRE FISCALIDADE

 

 

O auditório do Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia, recebe, no próximo dia 4 de abril, pelas 14h30, a conferência “A fiscalidade dos preços de transferência”, organizada pelo Município de Anadia, no âmbito do programa “Invest em Anadia”, e pela PricewaterhouseCoopers - PWC, tendo como parceiros a Associação Comercial e Industrial da Bairrada – ACIB eNws 2019 074 0404 Empreend Fisc foto a Associação Industrial do Distrito de Aveiro – AIDA.
Durante a sessão, direcionada para o tecido empresarial do concelho e público em geral, os oradores irão falar sobre “Relevância da fiscalidade dos preços de transferência: da gestão ao cumprimento de obrigações fiscais”, “Recentes desenvolvimentos legislativos em Portugal: o que fica por fazer?”, “Tendências internacionais da fiscalidade dos preços de transferência: prestação de serviços intragrupo, ativos intangíveis e propriedade intelectual, operações financeiras intragrupo, conversão de modelos de negócio”, e, ainda, “Organização da documentação fiscal dos preços de transferência: aspetos críticos”.
A conferência terminará com um espaço de debate, onde poderão ser colocadas eventuais dúvidas ou outras questões suscitadas pelas intervenções. As inscrições são gratuitas, mas limitadas à capacidade do auditório, e poderão ser efetuadas em https://pwc.to/2ubW4l9.



 

ANADIA RECEBE FINAL DA TAÇA MEDIACUP 2018

 

 

O Estádio Municipal de Anadia é o palco escolhido para a fase Final da Taça MediaCup 2018, a disputar pelas equipas da BTV, SIC Expresso DHL, RTP Porto e Observador, no próximoNws 2019 073 0323 Desp MediaCup final foto sábado, dia 23 de março, a partir da 9h30.
A MediaCup é a competição de futebol de sete, disputada por cerca de 250 profissionais da comunicação social, num total de 14 equipas, sendo nove da Zona Sul e cinco da Zona Norte. Cada equipa conta, no seu plantel, com a participação especial de uma estrela do futebol português, como Adriano Sousa, Bruno Basto, Joaquim Rebelo, Miguel Vargas, Nelson Alves, Paulo Madeira, Paulo Santos, Tózé Pereira, entre outros.
Tal como acontece nas competições profissionais, o seu calendário desportivo anual contempla três provas - Liga, Taça e Supertaça. Na última temporada, a taça foi conquistada pela equipa da RTP Porto.
A jornada terá início com o sorteio, pelas 9h00, jogando-se a primeira meia-final meia hora depois, e a segunda pela 10h10. Às 10h50 tem início o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, sendo a grande final discutida a partir das 11h30. A cerimónia de entrega dos troféus está marcada para as 12h15.

 

 

ANADIA MOSTRA POTENCIALIDADES NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA



Saúde e bem-estar, com ênfase para as Termas da Curia e nas Termas de Vale da Mó, e a gastronomia e vinhos, com as marcas “Anadia Capital do Espumante” e “Bairrada”, foram os dois produtos turísticos que o Município de Anadia privilegiou na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que decorreu entre 13 e 17 de março, nas instalações da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.
Milhares de visitantes, profissionais e público em geral, passaram pelo espaço do Município de Anadia, que, este ano, viu a sua presença mais20190313 124442 resized reforçada, com um stand de 81 m2, mais amplo do que nos anos anteriores, e com um conceito diferente, em “open space”.
Este investimento da autarquia, com um conceito integrado de várias áreas, teve como objetivo dar uma maior projeção às potencialidades turísticas do concelho, bem como criar um espaço de trabalho onde as empresas e agentes locais ligados à área do turismo pudessem apresentar os seus produtos.
Durante os cinco dias do certame, os visitantes puderam participar em provas de vinhos promovidas por vários produtores do concelho, conhecer os principais “ex-libris” do concelho, bem como degustar algumas iguarias, nomeadamente a doçaria, onde não faltaram os “Bairradinos”, os “Fanecos”, e os “Amores da Curia”. O stand do município foi, por assim dizer, “a grande montra” do que de melhor se faz e produz no concelho a este nível.
Anadia esteve ainda em destaque no espaço do Turismo Centro de Portugal, que dedicou à Região de Aveiro a tarde do passado dia 15 de março, ocasião durante a qual o município teve a oportunidade de dar a conhecer os seus produtos turísticos.   
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, considera “importante” que a autarquia esteja presente neste evento, que é, sem dúvida, a maior feira de turismo realizada em Portugal. Esta presença permite que as potencialidades turísticas do concelho sejam “reconhecidas e valorizadas por quem as conhece”, sendo simultaneamente “uma janela de oportunidade para convidar a visitar e a conhecer o concelho, destacando os produtos que nos diferenciam na Região de Aveiro”.
A autarca realça que a aposta do município num stand próprio tem em vista “uma maior valorização e projeção dos produtos endógenos” do concelho de Anadia. “Com esta presença, mais vincada, ficamos com a certeza de que tudo fizemos para que Anadia e todo o concelho tivesse um destaque diferente”, adianta a edil.
Maria Teresa Cardoso deixa ainda um agradecimento público e uma palavra de reconhecimento a todas as empresas e agentes que aceitaram o convite para estarem presentes no stand do município, usufruindo, assim, daquele espaço para divulgarem os seus produtos. De salientar que uma comitiva, constituída por elementos do executivo camarário, assembleia municipal e juntas de freguesia, visitou o certame no passado dia 14 de março.
A BTL é a maior mostra de promoção turística nacional, onde participam as mais diversas e relevantes entidades do setor turístico, nacionais e estrangeiras.

 

 

 AMÁLIA RODRIGUES É TEMA DE TERTÚLIA EM ANADIA

 

A sessão de março do ciclo de tertúlias “Quintas no Museu – Histórias de Vida”, que vai decorrer no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, no próximoNws 2019 071 0321 MVB Amalia foto dia 21, pelas 21h30, será dedicada à grande diva do fado, Amália Rodrigues.
No auditório do museu estarão elementos da Fundação Amália Rodrigues/Casa-Museu Amália Rodrigues, que irão lembrar ou revelar episódios e curiosidades do percurso da grande diva do fado. Em destaque estarão registos de memória contados por alguns daqueles com quem a fadista privou e que hoje preservam o acervo histórico desta figura maior do fado e da nossa cultura.
O projeto “Quintas no Museu – Histórias de Vida”, com uma periodicidade mensal, é promovido pelo Município de Anadia, e conta com a participação de personalidades oriundas de vários universos, desde a música ao desporto, passando pelo mundo empresarial, o jornalismo e a arte. A entrada é livre, mas limitada à capacidade da sala.

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA APOIA REALIZAÇÃO DE PROVAS DE CICLISMO

 

A Câmara Municipal de Anadia, na sua reunião do passado dia 6 de março, aprovou a atribuição de uma verba de 9.500euros à Associação de Ciclismo da Beira Litoral (ACBL) destinada a comparticipar a realização da Final da Taça de Portugal de Cadetes – Estrada, nos dias 18 e 19 de maio, e da TaçaNws 2019 070 0306 Desp Ciclismo foto de Portugal de Esperanças – III Prémio Anadia Capital do Espumante, a 10 de agosto.
A Final da Taça de Portugal de Cadetes – Estrada é uma prova de cariz nacional, na categoria de formação, que contará com a participação de mais de 120 atletas. No dia 18 de maio, primeira jornada da competição, terá lugar um contrarrelógio individual, com partida e chegada na zona desportiva de Anadia. No dia seguinte, domingo, realiza-se uma prova em linha, que percorrerá grande parte das freguesias do concelho.
A Taça de Portugal de Esperanças – III Prémio Anadia Capital do Espumante também faz parte do calendário nacional, em sub23 e juniores, e tem como objetivo preparar os jovens atletas para a entrada no escalão de elites. Nesta prova, a organização prevê a participação de 80 ciclistas.
O apoio camarário teve em consideração a importância de que o ciclismo se reveste para o município, a intenção de impor, no concelho, a modalidade, e, ainda, o reforço, junto das populações, do interesse na utilização da bicicleta, através da divulgação dos benefícios que advêm de tal prática.
Por outro lado, as referidas provas contribuirão para a divulgação e promoção do município e da região, assim como para reforçar a afirmação de Anadia como Município do Desporto.
 Na ocasião, o executivo aprovou ainda a atribuição de uma verba de 1.500 euros ao Atlético Clube de Famalicão, com o objetivo de apoiar a participação dos atletas do escalão de juvenis na sétima edição do “Torneio Internacional Marítimo Centenário”, que irá decorrer no Funchal (Ilha da Madeira), entre os dias 14 e 20 de abril.
Os apoios serão atribuídos mediante a celebração dos respetivos contratos programa de patrocínio desportivo.

 

 

A POESIA VAI ANDAR NAS RUAS DE ANADIA

 

 

Assinalar o Dia Mundial da Poesia, que se celebra a 21 de março, e sensibilizar a comunidade para a importância e beleza deste género literário, é o objetivo do Município de Anadia e da Rede de Bibliotecas de Anadia, que promovem, entre os dias 18 e 23 de março, mais uma edição de “A poesia anda nasNws 2019 069 0318 BMA Poesia foto ruas de Anadia”, realizando diversas de ações em todo o concelho.
Assim, durante toda esta semana, serão distribuídas mensagens poéticas em cafés e restaurantes de todas as freguesias do concelho. Mas o destaque vai para o evento programado para dia 21 de março, a partir das 11h00, em que Anadia vai ser “invadida” pela poesia, com alunos e professores a percorrer as principais artérias da cidade em direção à Praça do Município e à Praça da Juventude, onde terá lugar um momento alto de celebração da poesia. Neste trajeto, os jovens, oriundos da Escola Básica e Secundária de Anadia, da Escola Básica de Vilarinho do Bairro, da Escola Profissional de Anadia, do Colégio Nossa Senhora da Assunção, e dos Salesianos de Mogofores, irão animar o comércio local, interagir com a população em geral, e declamar poesia.
Ainda neste âmbito, na Praça do Município, estará aberto, nos dias 21 e 22 de março (quinta e sexta-feira), entre as 13h00 e as 14h00, o “Espaço Poesia”, que surpreenderá os transeuntes com poemas e muitas surpresas.

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA EXPLICA BENEFÍCIOS SOCIAIS

 


O auditório do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, acolheu, no passado dia 14 de março, uma sessão de informação, dinamizada pelo Serviço de Ação Social do Município de Anadia, Nws 2019 068 0314 AS BenefSoc imgdestinada a esclarecer sobre os benefícios sociais previstos no novo Regulamento Geral de Ação Social do Município de Anadia.
Na sessão, dirigida aos parceiros do Conselho Local de Ação Social de Anadia, a equipa técnica da autarquia elucidou acerca dos critérios e condições mais relevantes para a atribuição de benefícios como o fundo social, a comparticipação de despesas com medicamentos, a melhoria habitacional, o apoio ao arrendamento urbano para fim habitacional, a atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior, o benefício à natalidade, e a comparticipação do serviço de teleassistência.
Na ocasião, foram ainda mencionados outros apoios atribuídos pelo município, mas cuja atribuição se exclui do âmbito de aplicação do referido regulamento, designadamente o benefício em tarifas de águas e saneamento - tarifário social e tarifário familiar, o Cartão Anadia Jovem, o Cartão Anadia Sénior, e a ação social escolar.
O gabinete do Serviço de Ação Social do município está localizado no Centro Cultural de Anadia, sendo o horário de atendimento ao público à segunda-feira, das 14h00 às 17h00. O atendimento poderá ser efetuado noutro horário e dia, desde que devidamente agendado com a equipa técnica.

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA APOIA MAIS PROJETOS EMPREENDEDORES

 

 

Desde a entrada em vigor do Regulamento de Incentivos à Promoção do Empreendedorismo, do Investimento e Criação de Empresas “Invest em Anadia”, em fevereiro de 2018, são já 31 os projetos empreendedores apoiados pelo Município de Anadia, tendo os mais recentes cinco incentivos sido atribuídos na reunião do executivo municipal do passado dia 6 de março.
Um desses novos projetos é o de Daniyil Ushakov, na área do comércio a retalho de computadores, programas informáticos, e equipamentos de telecomunicações. O empresário em nomeNws 2019 067 0306 Empreend Invest fotoFreepik individual, com atividade na cidade de Anadia, irá beneficiar de uma bolsa mensal de 250 euros, não reembolsável, pelo período de um ano, sendo-lhe ainda concedido apoio para a contratação de serviços de design e/ou artes gráficas, pelo período máximo de três anos.
Idênticos apoios foram atribuídos à Flut Travels, Lda., que desenvolve atividade de agência de viagens “incoming”, operadora turística e de reservas, na cidade de Anadia.
A Global Cabbage, Lda., a 2BWEBCONNECT, Lda., e a Dilematrevido, Lda., encontram-se sediadas em Tamengos, no Curia Tecnoparque. A primeira desenvolve atividade de comércio por grosso de fruta e de produtos hortícolas e de cultura de produtos hortícolas; a segunda dedica-se à engenharia e técnicas afins; e a terceira promove a comercialização, importação, exportação e assistência técnica de equipamentos e infraestruturas de comunicação, bem como a organização de espetáculos culturais e eventos sociais em Anadia.
As três empresas irão receber uma bolsa mensal de 250 euros não reembolsável pelo período de um ano, sendo que as duas primeiras terão também um apoio não reembolsável para contratação de serviços da Incubadora de Empresas no Curia Tecnoparque até um período máximo de três anos. A terceira, para além da bolsa, irá receber ainda apoio para a contratação de serviços de design e/ou artes gráficas, pelo período máximo de três anos.
Os apoios serão atribuídos após a celebração dos respetivos contratos de concessão de apoios municipais, o que deverá acontecer muito em breve.

 

 

REDE SOCIAL DE ANADIA PROMOVE PROJETO-PILOTO PARA IDOSOS

 

 

Nws 2019 066 0311 AS CSenior img

O Município de Anadia, através da Rede Social, está a promover, na freguesia de Avelãs de Cima, um projeto-piloto denominado “Clube Sénior”, dirigido às pessoas com mais de 60 anos de idade, e cujo início teve lugar, no passado dia 11 de março, com a presença da Tuna da Universidade Sénior da Curia.
O projeto tem como principais objetivos combater o isolamento social e incentivar a socialização e a partilha de experiências entre as pessoas idosas, promovendo atividades de educação, formação, lazer, cultura, e, ainda, desportivas e recreativas. No fundo, pretende-se promover a qualidade de vida das pessoas idosas e contribuir para um envelhecimento participativo, ativo e saudável na comunidade.
O “Clube Sénior” vai ser desenvolvido em 12 sessões, entre março e maio, com as atividades a decorrerem na Escola Básica do 1.º Ciclo de Avelãs de Cima, uma vez por semana, à segunda-feira, entre as 14h30 e as 16h00. O projeto é desenvolvido em parceria com a Freguesia de Avelãs de Cima, que cedeu as instalações para o efeito.

 

PROGRAMA DAS ATIVIDADES
11 março – Sessão de abertura, com a Tuna da Universidade Sénior da Curia
18 março – Caracterização + ateliers
25 março – Chá Dançante
01 abril – Cinema português
08 abril – Centro de Saúde de Anadia – sessão sobre “Prevenção de quedas”
15 abril – Visita à Biblioteca Municipal de Anadia e ao Velódromo Nacional
24 abril – Bombeiros Voluntários de Anadia – sessão sobre “Suporte básico de vida”
29 abril – Centro de Saúde de Anadia – sessão sobre “Demência”
06 maio – GNR – sessão sobre “Noções de segurança”
13 maio – Tertúlia
20 maio – Jogos tradicionais
27 maio – Festa de encerramento

 

 

 

 

 

 

POESIA “A VOTOS” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ANADIA

 

Concurso “Letras da Primavera” em fase de votaçãoNws 2019 065 0311 BMA Letras

Decorre até 13 de abril próximo a fase de votação dos poemas submetidos ao concurso “Letras da Primavera”, os quais podem ser apreciados no átrio da Biblioteca Municipal de Anadia, local onde se encontram expostos.
Durante aquele período, os 19 poemas podem votados pelos frequentadores da biblioteca, que, para o efeito, deverão solicitar e preencher um impresso próprio. Finda a fase de votação pública, os dez trabalhos mais pontuados serão avaliados por um júri de três elementos, nomeado pela Câmara Municipal de Anadia, o qual selecionará os três vencedores desta edição. O resultado será tornado público nos websites do Município de Anadia (www.cm-anadia.pt) e da Biblioteca Municipal de Anadia (www.bm-anadia.pt), bem como através da comunicação social.
Os vencedores receberão prémios pecuniários no valor de 100 euros (1.º lugar), 75 euros (2.º lugar), e 50 euros (3.º lugar), devendo a cerimónia de entrega dos prémios realizar-se em julho, por ocasião do décimo primeiro aniversário da Biblioteca Municipal de Anadia.
O certame, promovido pelo Município de Anadia, tem como intuito comemorar o Dia Mundial da Poesia, que se celebra a 21 de março.

 

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA ATRIBUI MAIS 42 BOLSAS DE ESTUDO

 


São 42 a bolsas de estudo, no valor de mil euros cada, que a Câmara Municipal de Anadia atribuiu na sua reunião do passado dia 6 de março, contemplando, assim, nos termos do Regulamento Geral de Ação Social do Município de Anadia (RGAS), outros tantos alunos do ensino superior.
De recordar que o executivo atribuiu, na reunião de 2 de janeiro último, as primeiras oito bolsas de estudo relativas ao presente ano letivo, tendo, nessa ocasião,Nws 2019 064 0306 AS BolsasEst fotoFreepik deliberado a abertura de novo procedimento com vista à atribuição das 42 bolsas sobrantes.
Nesta segunda fase do procedimento, três das candidaturas apresentadas cumpriam todos os requisitos previstos no regulamento. Mas, como medida complementar, prevista no regulamento, o executivo deliberou atribuir as restantes 39 bolsas de estudo a candidatos que, embora com um rendimento médio mensal líquido por pessoa superior ao previsto, cumpriam, ainda assim, todos os demais requisitos. A ordenação destas candidaturas foi feita, de forma ascendente, em função do rendimento per capita dos agregados familiares dos respetivos candidatos.
O benefício “Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior” consiste na atribuição, pelo Município de Anadia, de uma prestação pecuniária anual destinada a comparticipar, a fundo perdido, os encargos com a frequência de cursos devidamente homologados, que confiram os graus académicos de técnico superior profissional, licenciatura ou mestrado, ministrados em estabelecimentos de ensino públicos ou privados, em Portugal.

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA CRIA REDE DE PERCURSOS PEDESTRES

 

 

O Município de Anadia tem na forja a criação de uma Rede de Percursos Pedestres, e, neste âmbito, vai apresentar uma candidatura destinada a promover cinco Pequenas Rotas e o respetivo registo e homologação junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), bem como a correção da sinalética da Nws 2019 063 0311 Desp PercPed fotoGrande Rota “Flor-de-Lis”, que se encontra  já registada.
Desta forma, a autarquia vai candidatar-se, junto do Grupo de Ação Local Rural da Região Aveiro Sul,  à medida “Renovação de Aldeias”, do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, a qual prevê a comparticipação em 50 por cento do custo dos projetos aprovados.
Para além de pretender servir como um importante instrumento para a reabilitação, preservação e divulgação do espólio cultural, histórico, paisagístico e ambiental do concelho de Anadia, o projeto pretende ser também um complemento para as diversas infraestruturas e equipamentos desportivos existentes, no sentido de, cada vez mais, Anadia se afirmar como Município do Desporto.
Assim, na Freguesia de São Lourenço do Bairro será criada a “Rota dos Vinhedos”, para Vila Nova de Monsarros está previsto um percurso que inclui as aldeias de Parada e Algeriz, e, em Vilarinho do Bairro, um outro que contempla a Lagoa de Torres, enquanto na Freguesia da Moita haverá dois percursos, sendo um deles a “Rota do Poeta”. Estes cinco percursos, já com trajeto delineado, têm extensões que variam entre os 9 e os 14 km.
A candidatura prevê também a correção da Grande Rota “Flor-de-Lis”, em Avelãs de Cima, com uma extensão de 33 km. À rede juntar-se-á, ainda, a “Rota das Avelãs”, em Avelãs de Caminho e Avelãs de Cima, bem como outras já em fase de implementação, para além daquelas que possam vir a ser criadas.
Para concretizar tal desígnio, o Município de Anadia conta com a colaboração das freguesias e das associações desportivas que demonstraram interesse nesta matéria e que apresentaram projetos para o efeito.

 

 

ASSOCIAÇÃO FLORESTAL DO BAIXO VOUGA TRAZ “FLORESTA VIVA” A ANADIA

 

 

“Floresta Viva – Educação Florestal pela Arte” é o nome do projeto-piloto que a Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) está a desenvolver com os alunos de uma turma do 3.º ano do Ensino Básico do Centro Escolar de Arcos, no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado com o Município de Anadia.
Esta atividade tem como objetivos desenvolver um programa educativo que proporcione maior conhecimento e sensibilização florestal através da arte, e transmitir mensagens positivas, porNws 2019 060 0306 Amb ProjEd foto um lado em relação à importância da floresta, sob os pontos de vista humano, ambiental e económico, e por outro através das emoções e do sentir, garantindo a sua permanência no íntimo de todos os participantes.
O projeto é desenvolvido em seis sessões formativas, com uma periodicidade mensal, que culminará com a realização de dois espetáculos, o primeiro por ocasião do certame “ExpoFlorestal”, em Albergaria-a-Velha, a 17 de maio, e o segundo no decorrer da “Feira do Ambiente – Anadia + Verde”, que terá lugar nos dias 7 e 8 de junho.
Desenvolvido em simultâneo nos concelhos de Águeda e Albergaria-a-Velha, o projeto leva os alunos a trabalhar temáticas tão diversas como “O clima e a floresta”, “Natureza e biodiversidade da floresta portuguesa”, “O homem e a floresta”, “A importância da água e o seu ciclo na floresta”, “Cuidar da floresta”, ou “Conceção de produtos e uso eficiente de recursos florestais”.
O vereador da Câmara Municipal de Anadia, Lino Pintado, regista com agrado que a AFBV “está a cumprir os pressupostos do protocolo” que celebrou com a autarquia. “Este projeto piloto que estão a desenvolver com uma turma do 3.º ano do Centro Escolar de Arcos, e que, esperamos, possa vir a ser estendido a outras escolas, corporiza e complementa o nosso projeto educativo de educação ambiental”, adiantou.
O autarca sublinha ainda que “esta aposta na educação ambiental das nossas crianças é uma das traves mestras ou eixos estruturantes da política do município para a prossecução de um concelho ambientalmente sustentável”.
A AFBV é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivos a promoção do associativismo de produtores florestais, a melhoria do nível de informação e formação dos produtores florestais, e o apoio técnico às áreas florestais dos associados, bem como a representação dos produtores florestais junto das entidades de tutela e fileira.
De referir ainda que a AFBV abrange, para além de Anadia, onde conta com mais de 100 associados, os concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Aveiro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos, com uma área total de 169.270 hectares, dos quais 44% dizem respeito a superfícies florestais.

 

 

UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO DE ANADIA TEM NOVO SERVIÇO

 

 

Acesso à “Aplicação Queimas e Queimadas” possível a partir de março

A Unidade Móvel de Atendimento (UMA) de Anadia vai passar a disponibilizar, a partir do mês de março, o acesso à “Aplicação Queimas e Queimadas”, facilitando o registoNws 2019 051 0301 Amb Queim foto nesta plataforma e a submissão dos pedidos de avaliação de queima de amontoados e de autorização de queimadas extensivas.
 Esta nova valência da UMA tem como intuito auxiliar as pessoas que têm mais dificuldades em aceder à plataforma digital desenvolvida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no âmbito programa SIMPLEX+. Assente em medidas de modernização e de simplificação administrativas, a aplicação tem como objetivos simplificar e facilitar o acesso aos pedidos de autorização e avaliação, e respetivas respostas, bem como efetuar uma gestão centralizada desses pedidos, e aumentar o conhecimento das condições de risco para quem pratica e para quem autoriza as ações de queimas e queimadas.
De acordo com a nova legislação, nomeadamente o decreto-lei n.º 14/2019, de 22 de janeiro, qualquer pessoa ou entidade que pretenda fazer uma queima de sobrantes resultantes da exploração agrícola e florestal deverá efetuar um pedido de avaliação, enquanto a realização de uma queimada extensiva implica um pedido de autorização. Estes pedidos são submetidos através da plataforma digital do ICNF (https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas), cuja utilização pressupõe o registo do utilizador, com indicação do nome, morada, endereço de correio eletrónico, contacto telefónico e número de identificação fiscal, e criação de senha de acesso.
De recordar que a UMA, serviço itinerante do Município de Anadia, entrou em funcionamento no passado mês de julho, e percorre as 10 freguesias e uniões de freguesias do concelho, prestando diversos serviços públicos às populações mais isoladas e com menor mobilidade, nomeadamente nas valências da Biblioteca, Espaço Cidadão, e Saúde.

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA OCUPA OS MAIS JOVENS NAS FÉRIAS DA PÁSCOA

 

O Município de Anadia vai promover mais uma edição do programa de “Férias Desportivas e Culturais - Páscoa”, com o objetivo de ocupar, de forma salutar e enriquecedora, as férias das crianças com idades entre os seis e osNws 2019 047 0408 Desp Ferias foto 14 anos. A atividade irá decorrer durante duas semanas, entre os dias 8 e 18 de abril, das 8h30 às 18h00.
Como habitualmente, as ações vão ser desenvolvidas nos vários espaços municipais, nomeadamente no Complexo Desportivo de Anadia, Biblioteca Municipal, Museu do Vinho Bairrada, Ecoparque, e Parque Urbano, em Anadia, e no Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos. Ambiente, cultura, desporto, expressão artística, e multimédia serão alguns dos domínios de relevante interesse para as crianças e jovens contemplados nesta edição.
Com este projeto, a autarquia procura criar oportunidades para que as crianças e os jovens residentes no concelho de Anadia experimentem um conjunto de modalidades desportivas e de atividades de âmbito sociocultural, sensibilizando-os para a continuidade da sua prática e para a transmissão de valores coincidentes com uma forma de vida saudável. Visa igualmente promover a formação integral das crianças e jovens, bem como reforçar os laços de amizade e de intercâmbio, o conhecimento do meio e da realidade e fomentar a cooperação e o trabalho de equipa, bem como colmatar a crescente necessidade dos pais e encarregados de educação de proporcionar, aos seus educandos, adequados contextos de ocupação durante a interrupção das atividades escolares.
O período de inscrições decorrerá a partir do dia 18 de março, com um limite máximo de 50 inscrições em cada semana. Para o efeito, cada interessado deverá entregar a ficha de inscrição, na secretaria do Pavilhão de Desportos de Anadia, devidamente preenchida.
O valor da inscrição é de 25 euros para a primeira semana (8 a 12 abril) e de 20 euros para a segunda (15 a 18 de abril). A organização fornece a todos os participantes o almoço, devendo as crianças trazer o lanche para os períodos da manhã e da tarde.

 

 

MUSEU DO VINHO BAIRRADA MOSTRA “15 ANOS COM ARTE”

 

 

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, tem, até 30 de abril, “15 Anos com Arte”, uma exposição temporária que assinala década e meia de atividade Nws 2019 046 0430 MVB Expo fotodaquele serviço museológico do Município de Anadia.
Desde a sua inauguração, no passado mês de dezembro, têm sido muitos os visitantes, de vários pontos do país, que por ali têm passado para ver ou rever as obras expostas de alguns artistas e instituições que colaboraram com a autarquia, ao longo destes 15 anos. Em destaque estão trabalhos de grandes mestres, como Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Árpád Szenes, Vieira da Silva, João Cutileiro, Nadir Afonso, Cândido Teles, Mário Silva, Pedro Olayo (filho), e Zé Penicheiro, entre outros.
Nesta exposição estão representados 52 artistas cuja obra passou pelo museu, e que junta pintura, escultura, fotografia, vídeo, e instalações artísticas, para relembrar as mostras temporárias que, desde 2003, preencheram o programa expositivo deste espaço.
Patentes estão ainda peças raras, tais como vasos gregos para vinho, datados dos séculos VI e V a.C., sendo também apresentados diversos objetos que se conservam nas reservas do museu e que nunca foram expostos.
A exposição estará patente ao público até 30 de abril de 2019, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado, domingo e feriados, das 11h00 às 19h00.

 

 

GNR FISCALIZA FAIXAS DE GESTÃO DE COMBUSTÍVEL EM ANADIA

 


Ações nas freguesias de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros

A Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com o Município de Anadia, vai levar a efeito, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, nas freguesias de Avelãs de Cima, de Moita, e de Vila Nova de Monsarros, ações de sensibilização sobre a limpeza e gestão das faixas de combustível.
Num posto móvel da GNR, entre as 9h00 e as 17h00, militares afetos a estas áreas e um técnico da autarquia irão sensibilizar e informar sobre a necessidade de se proceder à limpeza de terrenos eNws 2019 042 0222 Amb GNR Floresta foto respetiva gestão das faixas de combustível.
O veículo da GNR estará na freguesia de Avelãs de Cima, no dia 22 de fevereiro, das 9h00 às 13h00, junto à sede da Junta de Freguesia, e, das 13h00 às 17h00, junto à Associação de Canelas. No dia seguinte, a ação decorrerá na Moita, das 9h00 às 13h00, junto ao edifício da Junta de Freguesia, e, das 13h00 às 17h00, no Largo de Ferreiros. Por fim, no dia 24, estará em Vila Nova de Monsarros, das 9h00 às 13h00, no Largo Central, e, das 13h00 às 17h00, junto à sede da Associação Florestal de Algeriz.
Para além desta sensibilização junto da população, várias patrulhas da GNR circularão nas três freguesias para procederem à fiscalização das faixas e marcação georreferenciada dos prédios que se encontram em incumprimento. Esta marcação servirá, numa primeira fase, para conhecimento administrativo dos prédios em incumprimento, pelo que, após 15 de março, haverá lugar ao levantamento dos autos de notícia por contraordenação aos detentores dos mesmos. As coimas variam entre os 280 e os 10 mil euros, no caso de pessoas singulares, e 1.600 e os 120 mil euros, no caso de pessoas coletivas.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, na sua redação atual, a limpeza deve ser efetuada, até 15 de março próximo, numa faixa de largura não inferior a 50 metros, no caso de edifícios, e de largura não inferior a 100 metros, em torno dos aglomerados populacionais, definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
A gestão de combustíveis a executar nestas áreas deve ter em conta os seguintes critérios: a distância entre as copas das árvores deve ser, no mínimo de 10 metros, nos povoamentos de pinheiro bravo e eucalipto, e de 4 metros para as outras espécies, devendo as árvores, em ambos os casos, estar desramadas em 50 por cento da sua altura, até que atinjam os oito metros. A partir desta altura, a desramação deve ser feita, no mínimo, até quatro metros acima do solo. Estas medidas não se aplicam a árvores produtoras de fruto e árvores inseridas em parques urbanos.

COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE QUEIMAS
Neste posto móvel pretende-se também informar as pessoas sobre a obrigatoriedade de procederem à comunicação prévia da queima de sobrantes resultantes da exploração agrícola e florestal, com exemplificação de como se deve proceder ao registo na plataforma digital (https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/), conforme determina o Decreto-Lei n.º 14/2019, de 22 de janeiro.

 

 

 ANADIA CONTINUA A INSPIRAR CONCURSO DE POESIA

 


  Nws 2019 034 0302 BMA LetrasPrimav fotoNo âmbito da celebração do Dia Mundial da Poesia (21 de março), o Município de Anadia está a promover a 11.ª edição do concurso de poesia “Letras da Primavera”, decorrendo o prazo para entrega dos trabalhos até ao próximo dia 2 de março.
O tema é livre e apenas serão admitidos a concurso trabalhos inéditos e não publicados, escritos em português, com o limite de um poema por autor. Os trabalhos poderão ser enviados por correio normal ou eletrónico, ou entregues pessoalmente na Biblioteca Municipal de Anadia, até 2 de março, ficando depois expostos no átrio da biblioteca, de 11 de março a 13 de abril. Durante este período, os poemas serão avaliados e sujeitos a votação pelos visitantes, mediante preenchimento de impresso próprio facultado pela biblioteca. Os dez poemas mais votados serão, posteriormente, avaliados por um júri de três elementos, designado pela Câmara Municipal de Anadia, o qual selecionará os três trabalhos vencedores.
O resultado será tornado público nos websites do Município de Anadia (www.cm-anadia.pt) e da Biblioteca Municipal de Anadia (www.bm-anadia.pt), bem como através da comunicação social.
Os vencedores receberão prémios pecuniários no valor de 100 euros (1.º lugar), 75 euros (2.º lugar) e 50 euros (3.º lugar), devendo a cerimónia de entrega dos prémios realizar-se em julho, no âmbito do décimo primeiro aniversário da Biblioteca Municipal de Anadia.

 

 

 

NOVOS “CONCERTOS DE PRIMAVERA” EM ANADIA

 

 

Cuca Roseta, Miguel Gameiro e Gisela João atuam no Cineteatro

Nws 2019 029 0309 Cult ConcPrimav FOTO
Anadia volta a receber, no palco do Cineteatro, mais uma edição dos "Concertos de Primavera", interpretados por grandes nomes da música portuguesa, com início no próximo dia 8 de março.
O ciclo de concertos abre com a atuação de Cuca Roseta, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Segue-se, a 5 de abril, Miguel Gameiro, e, a encerrar, a 10 de maio, Gisela João.
Os concertos serão acústicos e terão um formato intimista, possibilitando a interação com o público, num ambiente descontraído. Os artistas têm, assim, a oportunidade de partilhar, com a audiência, histórias e curiosidades associadas à composição de um tema ou a algum episódio memorável, sendo esta a matriz comum aos três "Concertos de Primavera". Os espetáculos, com início às 21h30, contam com a presença de músicos convidados, o que sublinhará o caráter intimista de cada concerto, contribuindo também para lhes conferir maior exclusividade.
Os bilhetes estão à venda no Cineteatro Anadia às sextas-feiras e sábados, das 20h00 às 23h00, e no dia dos espetáculos, a partir das 14h00, com os seguintes preços: 1.ª plateia - 14 euros, 2.ª plateia e lugares para pessoas com mobilidade reduzida - 12 euros, e balcão - 10 euros. Está ainda previsto o "Passe Concertos de Primavera", que dá acesso aos três espetáculos, na 1.ª plateia, e que tem o custo de 35 euros. Os ingressos encontram-se também disponíveis na bilheteira online - BOL (www.bol.pt), nos CTT, Fnac, Worten e noutros postos BOL.

 

 

 

 

COMÉDIA “FAZ-TE HOMEM” APRESENTA-SE NO CINETEATRO ANADIA

 

 

Nws 2019 022 0330 Cult Teat foto
O espetáculo “Faz-te Homem” vai subir ao palco do Cineteatro Anadia, no dia 30 de março, a partir das 21h30, com os atores João Didelet e António Machado nos principais papéis. A apresentação da comédia, da autoria de Luís Coelho e com encenação de Paulo Sousa Costa, assinala o Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de março.
Os atores dão vida a dois amigos de longa data que decidem debater a sempre polémica temática do papel do homem na nossa sociedade e as suas ramificações com tudo o que o rodeia, com tudo o que se mexe… mulheres incluídas. Regabofe, carros, futebol, copos, porrada, mariquices versus machices e, claro, mulheres, serão alguns dos vários temas aflorados ao longo do espetáculo.  
Os bilhetes já se encontram à venda e podem ser adquiridos no Cineteatro Anadia às sextas-feiras e sábados, das 20h00 às 23h00, e no dia do espetáculo, a partir das 14h00. O bilhete tem o custo de 7,5 euros, estando reservado um desconto de 50% aos portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior. Os ingressos estão também disponíveis na bilheteira online - BOL (www.bol.pt), nos CTT, Fnac, Worten e noutros postos BOL.

 

 

 

Notas de Imprensa

 

 

 

Notas de Imprensa - 2019

 

2019

 

pdf    Nws_2019_077_0313_Empreend_PWein_press

 

pdf    Nws_2019_076_0306_Educ_Coz_pressNws_2019_076_0306_Educ_Coz_press

 

pdf    Nws_2019_075_0408_Educ_Férias_press

 

pdf    Nws_2019_074_0404_Empreend_Fisc_press

 

pdf    Nws_2019_073_0323_Desp_MediaCup-final_press

 

pdf    Nws_2019_072_0313_Tur_BTL_press

 

pdf    Nws_2019_071_0321_MVB_Amalia_press

 

pdf    Nws_2019_070_0306_Desp_Ciclismo_press

 

pdf    Nws_2019_069_0318_BMA_Poesia_press

 

pdf    Nws_2019_068_0314_AS_BenefSoc_press

 

pdf    Nws_2019_067_0306_Empreend_Invest_press

 

pdf    Nws_2019_066_0311_AS_CSenior_press

 

pdf    Nws_2019_065_0311_BMA_Letras_press

 

pdf    Nws_2019_064_0306_AS_BolsasEst_press

 

pdf    Nws_2019_063_0311_Desp_PercPed_press

 

pdf    Nws_2019_062_0225_Empreend_Vin_press

 

pdf    Nws_2019_061_0319_MVB_MasterC_press

 

pdf    Nws_2019_060_0306_Amb_ProjEd_press

 

pdf    Nws_2019_059_0317_Desp_Ginast_press

 

pdf    Nws_2019_058_0313_Tur_BTL_press

 

pdf    Nws_2019_057_0304_MVB_ACunha_press

 

pdf    Nws_2019_056_0228_Amb_PMDFloresta_press

 

pdf    Nws_2019_055_0228_AMA_Compet_press

 

pdf    Nws_2019_054_0227_AS_UMA_press

 

pdf    Nws_2019_053_0308_Cult_CRoseta_press

 

pdf    Nws_2019_052_0430_Amb_Educ_press

 

pdf    Nws_2019_051_0301_Amb_Queim_press

 

pdf    Nws_2019_050_0222_BMA_CIL-FM_press

 

pdf    Nws_2019_049_0219_Empreend_Invest_press

 

pdf    Nws_2019_048_0221_Urb_ParqUrb_press

 

pdf    Nws_2019_047_0408_Desp_Ferias_press

 

pdf    Nws_2019_046_0430_MVB_Expo_press

 

pdf    Nws_2019_045_0220_Educ_EBMogof_press

 

pdf    Nws_2019_044_0211_Empreend_ICT_press

 

pdf    Nws_2019_043_0215_Vin_GrEscolhas_press

 

pdf    Nws_2019_042_0222_Amb_GNR-Floresta_press

 

pdf    Nws_2019_041_0214_Amb_PMDFloresta_press

 

pdf    Nws_2019_040_0214_CMA_Compet_press

 

pdf    Nws_2019_039_0214_Empreend_Nat_press

 

pdf    Nws_2019_038_0311_Patrim_Hasta_press

 

pdf    Nws_2019_037_0209_Amb_EcoParque_press

 

pdf    Nws_2019_036_0223_Desp_Minifut_press

 

pdf    Nws_2019_035_0208_AS_UMAAnd_press

 

pdf   Nws_2019_034_0302_BMA_LetrasPrimav_press

 

pdf    Nws_2019_033_0219_MVB_MasterClass4_press

 

pdf    Nws_2019_032_0228_MVB_AuroraC_press

 

pdf    Nws_2019_031_0222_BMA_CIL_press

 

pdf    Nws_2019_030_0206_Empreend_Invest_press

 

pdf    Nws_2019_029_0309_Cult_ConcPrimav_press

 

pdf    Nws_2019_028_0206_AS_ApNat_press

 

pdf   Nws_2019_027_0209_Desp_TPPista_press

 

pdf   Nws_2019_026_0129_Assoc_EscutAvCim_press

 

pdf   Nws_2019_025_0209_Amb_EcoParque_press

 

pdf   Nws_2019_024_0130_AM_Compet_press

 

pdf   Nws_2019_023_0130_Just_TribAnd_press

 

pdf   Nws_2019_022_0330_Cult_Teat_press

 

pdf   Nws_2019_021_0130_AS_Volunt_press

 

pdf   Nws_2019_020_0202_Desp_Ciclismo_press

 

pdf   Nws_2019_019_0215_Patrim_Hastas_press

 

pdf   Nws_2019_018_0124_Empreend_Invest_press

 

pdf   Nws_2019_019_0215_Patrim_Hastas_press

 

pdf   Nws_2019_016_0122_Empreend_ICT_press

 

pdf   Nws_2019_015_0218_Urb_ReabUrb_press

 

pdf   Nws_2019_014_0218_Amb_PMDFloresta_press

 

pdf   Nws_2019_013_0116_CMA_Compet_press

 

pdf   Nws_2019_012_00112_Desp_Columb_press

 

pdf   Nws_2019_011_0117_OP_Obras_press

 

pdf   Nws_2019_010_0118_Desp_And2020_press

 

pdf   Nws_2019_009_0119_Desp_Ciclismo_press

 

pdf   Nws_2019_008_0111_Natal_Sorteio_press

 

pdf   Nws_2019_007_0110_Empreend_OE2019_press

 

pdf   Nws_2019_006_0209_Cult_Teatro_press

 

pdf   Nws_2019_005_0102_Educ_BEstud_press

 

pdf   Nws_2019_004_0103_Desp_NCicB_press

 

pdf   Nws_2019_003_1228_Desp_Basquet_press

 

pdf   Nws_2019_002_0105_Desp_Ciclismo_press

 

pdf   Nws_2019_001_1219_Amb_Anim_press

 

 

 

 

end faq

 

 

 

Copyright © 2014 MUNICÍPIO DE ANADIA | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn