Município de Anadia

Menu Serviços

Internet Marketing Bruidsfotograaf

Notas de imprensa

Tamanho Letra:

 

 

FEIRA DO AMBIENTE “ANADIA + VERDE” ABRE A 7 DE JUNHO

 

 

A Feira do Ambiente “Anadia + Verde” volta à Praça Visconde de Seabra, em Anadia, nos próximos dias 7 e 8 de junho, numa organização da Câmara Municipal. Após o grande sucesso das edições anteriores, o certame regressa com a sua missão de dar espaço e protagonismo aos produtos biológicos, às soluções ecológicas e à proteção do meio ambiente. Nws 2019 159 0607 Amb FAmb
Ao longo dos dois dias, o centro da cidade de Anadia vai ser palco para oficinas, ateliers, demonstrações, palestras, exposições, vinhos biológicos e outras ações de divulgação da atividade das entidades participantes, designadamente associações ligadas ao setor ambiental, estabelecimentos de ensino, viveiros, empresas e produtores biológicos. Haverá também um espaço de restauração, onde serão servidos almoços e jantares biológicos, e onde não faltará o leitão assado biológico. Uma das novidades vai ser a utilização de pratos e talheres biodegradáveis, mais ecológicos e amigos do ambiente. A área da restauração estará a cargo da APPACDM de Anadia, revertendo a receita a favor desta Instituição de Solidariedade Social.
Tal como nas edições anteriores, o certame acolherá um encontro de automóveis elétricos, que vai decorrer durante os dois dias, e no qual serão explicadas e demonstradas as vantagens e mais-valias deste tipo de veículos.
Sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma alteração de comportamentos em prol do ambiente é um dos objetivos do Município de Anadia, que pretende, também, incentivar a adoção de modos de produção mais amigos do ambiente, e que afastem o recurso a tratamentos com produtos químicos. Promover a produção e o consumo de produtos biológicos, dando-os a conhecer e exortando a população a consumir alimentos e vinhos produzidos segundo métodos e técnicas que respeitam o meio ambiente, continua igualmente a ser um dos objetivos deste evento.
Serão dois dias dedicados à promoção da cidadania e da qualidade de vida da comunidade, que irão ainda proporcionar bons momentos de confraternização. Na sexta-feira, 7 de junho, o certame poderá ser visitado das 09h00 às 22h00, e, no sábado, dia 8, entre as 10h00 e as 23h00, sendo a entrada livre.

 

 

 

MAIS DE 500 SENIORES DE ANADIA VISITARAM O SANTUÁRIO DE FÁTIMA

 

O Município de Anadia promoveu, no passado dia 21 de maio, a já habitual visita ao Santuário de Fátima, que levou ao santuário utentes de instituições de solidariedade social do concelho, inseridos nas respostas sociais dirigidas à terceira idade e a pessoas com dificuldades intelectuais e desenvNws 2019 158 0521 AS Fatimaolvimentais.
A iniciativa contou ainda com a participação de um grupo de munícipes utilizadores habituais da Unidade Móvel de Atendimento de Anadia e leitores da Biblioteca Municipal de Anadia.
A concentração dos mais de 500 participantes teve lugar junto ao Estádio Municipal Eng.º Sílvio Cerveira, em Anadia, de onde rumaram a Ourém, para um almoço-convívio, que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, e dos vereadores Jorge Sampaio e Jennifer Pereira. O programa prosseguiu com a visita ao Santuário de Fátima, onde foi possível assistir a uma missa, na Capelinha das Aparições.
A atividade foi dinamizada no âmbito da política social da autarquia, para ter impacto ao nível da inclusão e desenvolvimento sociais, e fundada no reconhecimento do importante trabalho realizado, em conjunto, pelas instituições sociais. Destinou-se a promover o convívio entre os seniores, suscitando momentos de partilha, de alegria e de interação, ao mesmo tempo que proporcionou, às pessoas católicas, uma vivência de fé e uma ocasião especial para a reflexão de cariz espiritual.

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA DISTINGUE TRABALHADORES

 

 

À semelhança do que tem vindo a acontecer desde 2017, o Município de Anadia vai distinguir, no feriado municipal, que se celebra no próximo dia 30 de maio, pelas 9h30,Nws 2019 157 0530 CMA Trab os trabalhadores municipais que completaram 25 ou 35 anos ao serviço da autarquia.
A cerimónia vai decorrer no salão nobre dos Paços do Município e pretende reconhecer publicamente os trabalhadores que, há mais de 25 ou de 35 anos, se encontram ao serviço da autarquia, premiando assim a sua dedicação à causa pública.

Trabalhadores com 25 anos de serviço:
- Carlos Ferreira
- Filipe Neves
- Delfim Santos
- Mário Rui Seabra
- Pedro Dias
- Maria Rosária Coelho
- Ilda Claro

Trabalhadores com 35 anos de serviço:
- Joaquim Ribeiro
- Joaquim Almeida
- António Santos
- Joaquim Bastos
- Fernando Santos
- Graça Pintado

 

 

ANADIA NA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DOS CAMINHOS DE SANTIAGO

 


Município é membro fundador

O Município de Anadia esteve representado na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação para a criação da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago (FPCS), que decorreu no passado dia 17 de maio, em Vila Pouca de Aguiar, constituindo-se como um dos seus membros fundadoreNws 2019 156 05170 Tur CamSantiagos.
O concelho de Anadia é atravessado, de sul para norte, pelo Caminho Central Português. O trajeto, que se encontra sinalizado, conduz os peregrinos pelas localidades de Alpalhão, Aguim, Anadia, Arcos, Alféloas e Avelãs de Caminho, numa extensão aproximada de 15 quilómetros.
De acordo com o protocolo celebrado, as diferentes entidades comprometem-se a proceder ao levantamento e reconhecimento do percurso, nos respetivos concelhos, com base em fontes históricas e científicas, devendo também elencar pontos de interesse para o turismo e infraestruturas de alojamento e restauração existentes nas imediações do caminho, e escolas e edifícios que, ao longo do caminho, sejam passíveis de reconversão em albergues, para alojamento de peregrinos. Devem, ainda, realizar à limpeza e marcação do caminho de acordo com as normas estabelecidas, e colaborar no envio de dados e documentação necessária para o desenvolvimento do projeto de criação da FPCS.
O objetivo deste organismo é revitalizar, promover, estudar e dinamizar as variantes do Caminho Português de Santiago, como importantes vias de peregrinação a Santiago de Compostela, recuperando, preservando e promovendo também o património histórico-cultural e religioso associado ao caminho, a interculturalidade dos povos e impulsionando o desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas.
Os caminhos de Santiago são trilhos percorridos pelos peregrinos que, desde o séc. IX, afluem a Santiago de Compostela para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, tendo recuperado, recentemente, grande protagonismo, e constituindo um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem.

 

 

“CORRIDA COLORIR ANADIA” PROMOVE DESPORTO NA COMUNIDADE ESCOLAR

 

A edição 2019 da “Corrida Colorir Anadia” vai ter lugar na próxima sexta-feira, dia 24 maio, entre as 14h00 e as 16h00, com partida e chegada no Complexo Desportivo de Anadia.
A iniciativa destina-se exclusivamente a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas do concelho, e conta com a participação do Agrupamento Nws 2019 155 0524 Desp ColorirAndde Escolas de Anadia, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, e da Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada. A “prova”, organizada pelo Município de Anadia, terá uma extensão de cinco quilómetros, aos longos dos quais os participantes passarão por diversos pontos onde recebem um “banho de cor”.
A partida será dada em frente ao Pavilhão de Desportos, de onde os atletas se dirigirão às Piscinas Municipais e Cineteatro Anadia, e percorrerão a variante que liga o Complexo à Curia, descendo até ao Vale da Bica, de onde regressam, pela mesma via, rumo à rotunda da Alma das Domingas. Daí voltam às Piscinas Municipais, para terminarem a corrida na zona do Pavilhão de Desportos, onde está previsto um grande “banho” final de cores e muita alegria.
Esta ação visa fomentar o convívio entre os elementos da comunidade educativa e promover hábitos de vida saudáveis, através de uma corrida cheia de alegria, boa disposição e muita cor. Para além da t-shirt oficial da prova, os alunos terão também direito a um certificado de participação.
Neste evento, a autarquia conta com a colaboração dos Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, da Guarda Nacional Republicana, Curso de Desporto do Agrupamento de escolas de Anadia, e Afonso Oliveira e Costa.
Devido à realização do evento, haverá, entre as 14h00 e as 16h00, acessos condicionados e desvios de trânsito, pelo que a organização agradece a compreensão de todos.

 

 

PISCINAS MUNICIPAIS DE ANADIA REABREM DIA 1 DE JUNHO

 

 

As Piscinas Municipais de Anadia, localizadas no Complexo Desportivo da cidade, vão reabrir no próximo dia 1 de junho, após um período de obras de requalificação profundas, que orçaram em cerca de um milhão de euros.
A cerimónia de reabertura está agendada para as 11h00, seguindo-se uma visita às instalações. Da parte da tarde, entre as 14h00 e as 18h30, estão previstas várias atividades no âmbitoNws 2019 154 0601 Desp PiscMun das comemorações do Dia da Criança, nomeadamente insufláveis aquáticos, animação com DJ, “Piratas & Pinguins” e “Aqua Kids” (coreografias em meio aquático).
A obra de requalificação teve como objetivo dotar o edifício de novas soluções sustentáveis, que possibilitem uma redução substancial dos custos fixos de operacionalidade e a maximização de conforto e de funcionalidades no dia-a-dia das instalações.
As Piscinas Municipais, inauguradas em 2002 e ampliadas em 2008, apresentavam alguns sinais visíveis de deterioração, resultado direto do peso dos anos decorridos e da sua utilização intensiva. Assim, para além da resolução de aspetos relacionados com a eficiência energética, a intervenção contemplou a construção de um novo balneário e a remodelação total dos restantes, ditadas pela grande afluência de utentes a esta infraestrutura desportiva.
Até ao encerramento para obras de requalificação, as Piscinas Municipais de Anadia tinham mais de mil utentes inscritos nas suas diversas valências, nomeadamente natação, hidroginástica, fitness e spa (hidromassagem e sauna), acolhendo, ainda, as atividades de turmas do 9.º ao 12.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Anadia, e de alunos da Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada / Escola Profissional de Anadia.
As piscinas estão dotadas de três tanques, um desportivo, vocacionado para a prática da natação, e os restantes para aprendizagem e recreio, adequados para atividades formativas e propedêuticas.

 

 

 

ALUNOS DE ANADIA MOSTRARAM QUE “A BRINCAR TAMBÉM SE APRENDE”

 


Várias centenas de crianças das escolas EB1 do concelho de Anadia participaram, no passado dia 17 de maio, na sessão de encerramento do projeto “A brincar também se aprende”, que decorreu no Campo de Futebol 11, do Complexo Desportivo de Anadia.
Ao longo de todo o dia, as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) tiveram a oportunidade de participar num conjunto de jogos de agora e do antigamente, como a “apanhada”, o “jogoNws 2019 153 0517 Educ Brincar do lenço”, a “muralha da China”, o gavião”, ou o “piolho”, num ambiente de grande festa e alegria.
De referir que o projeto “A brincar também se aprende” foi dinamizado, ao longo de todo o ano letivo, por técnicos do Município de Anadia que se deslocaram às escolas do 1.º CEB do concelho para, nos tempos de recreio, ensinarem aos alunos vários jogos tradicionais. Com esta iniciativa, a autarquia procura fomentar um clima de convívio saudável e harmonioso entre as crianças, prevenindo, assim, situações potencialmente problemáticas, nomeadamente episódios de conflito e violência nos recreios.
No encerramento estiveram presentes o diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia e a vereadora da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro da Educação, Jennifer Pereira, que deu as boas-vindas aos alunos e sublinhou a importância deste projeto e das suas mais-valias no contexto educativo. “Que de facto estes jogos sirvam para os alunos reaprender a ‘brincar’ em grupo promovendo a socialização”, afirmou.

 

 

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ANADIA COM HORÁRIO ALARGADO AO SÁBADO

 

 

Nws 2019 152 0525 BMA Horario
A Biblioteca Municipal de Anadia terá horário de funcionamento alargado, aos sábados, até às 19h00, entre os dias 25 de maio e 29 de junho.
Esta medida decorre da grande afluência de estudantes àquele espaço municipal durante o período de exames, e insere-se na política de qualidade traçada pelo Município de Anadia, no âmbito da qual a autarquia procura dar resposta às necessidades manifestadas pelos utilizadores da Biblioteca Municipal.

 

 

 

 

NOITES DE VERÃO COM ESPETÁCULOS AO AR LIVRE EM ANADIA

 

“Às Sextas na Praça” regressa à Praça da Juventude a 7 de junho


A edição 2019 de "Às Sextas na Praça” arranca em Anadia, na Praça da Juventude, no próximo dia 7 de junho, pelas 22h00, cabendo ao grupo The Youngsters & an Old Guy abrir este ciclo de espetáculos que se prolonga até ao dia 20 de setembro.Nws 2019 151 0607 Cult 6F
     "Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural promovido pelo Município de Anadia, que pretende preencher com música, e não só, as noites de sexta-feira, na Praça da Juventude, em Anadia. O objetivo é contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre que dará palco a artistas e estilos variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.
Para o mês de junho estão ainda previstos um concerto do grupo InCantus – Tocares e Cantares – Freguesia de Avelãs de Cima, no dia 14, e um espetáculo dos “Jovens Talentos de Anadia”, no dia 21. Segue-se um pequeno interregno, motivado pela realização do “Anadia Capital do Espumante - Feira da Vinha e do Vinho”, mas o evento é retomado no dia 5 de julho, com Kimi Djabate, da Giné-Bissau, no âmbito do “Especial Folk Ancas – Anadia”.


PROGRAMAÇÃO

07 de junho – The Youngsters & an Old Guy
14 de junho – InCantus – Tocares e Cantares – Freguesia de Avelãs de Cima
21 de junho – “Jovens Talentos de Anadia”

05 de julho – “Especial FOLK Ancas – Anadia” com Kimi Djabate (Giné-Bissau)
12 de julho – Magicar
19 de julho – Orquestra Desigual da Bairrada
26 de julho – Fanfarra Káustika (1.ª parte) e Quinteto WFive (2.ª parte)

02 de agosto – Manuel Flores (1.ª parte) e Four2One (2.ª parte)
09 de agosto – The Nu-Bossa Band
16 de agosto – Dina Pinto
23 de agosto – Síndrome B
30 de agosto – The Founders

06 de setembro – Meninos da Sacristia
13 de setembro – Ana Teresa Almeida
20 de setembro – Rob Salinger Band

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA APOIA TORNEIOS DE ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS



No âmbito do Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Desportivo, a Câmara Municipal de Anadia deliberou, na sua reunião do passado dia 8 de maio, colaborar com duas associações do concelho na realização de torneios desportivos.Nws 2019 142 0508 Desp Assoc
Assim, o Moita Rugby Clube da Bairrada, irá receber 1.500 euros para comparticipar a realização do “Torneio Internacional da Ascensão”, que vai decorrer de 30 de maio a 2 de junho, no Complexo Desportivo da Moita. Além dos “anfitriões”, irão participar no evento cinco clubes nacionais – Associação Académica de Coimbra, Rugby Clube da Lousã, Escola Superior Agrária, Clube de Rugby de Tondela, e Centro Desportivo e Universitário do Porto – e um clube francês Union Atlethique Gujan Mestras de Arcachon.
Já o Sangalhos Desporto Clube será contemplado com 2.500 euros e apoio logístico, destinados ao “4.º Torneio Internacional de Mini Basket”. A prova está agendada para os dias 15 e 16 de junho, no Complexo Desportivo de Sangalhos, prevendo-se a participação de 34 equipas, nacionais e estrangeiras, envolvendo cerca de 450 atletas, e, aproximadamente, cem voluntários de apoio à organização.

 

 

PLANO DE AÇÃO PARA O ENOTURISMO PORTUGUÊS REVELADO EM ANADIA



O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, foi o local escolhido para a assinatura, no passado dia 10 de maio, de um protocolo de cooperação entre as cinco Comissões Vitivinícolas - Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa, e Tejo - e do contrato de financiamento para o “Enoturismo na Região Centro”, celebrado com o Turismo de Portugal, bem como para a apresentação do “Programa de Ação para o Enoturismo em Portugal”.
 Coube à presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, dar as boas-vindas aos presentes, no espaço museológico municipal localizado no “coração da Bairrada”, e que “foi Nws 2019 141 0510 Tur EnoTurconcebido para a promoção do enoturismo”. A autarca sublinhou que, ao longo destes anos, o Município de Anadia “tem vindo a trabalhar” o enoturismo, numa relação muito próxima com a Rota da Bairrada e com promotores privados, através de várias parcerias, com vista à promoção do concelho e da região, com o intuito de aí “aumentar a massa crítica”. Maria Teresa Cardoso destacou ainda o apoio que o Turismo Centro de Portugal tem dado às várias iniciativas promovidas, neste âmbito, pelo Município de Anadia.
Aproveitando a presença do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, a edil apelou para que “haja um melhor acompanhamento e olhar da vossa parte sobre os projetos existentes no concelho”, nomeadamente “um olhar mais atento às nossas termas”, designadamente as da Curia.
O presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), Pedro Soares, fez a apresentação do “Programa de qualificação da oferta enoturística da Região Centro”, sendo aquela comissão a entidade líder deste programa de ação. A escolha da Bairrada deve-se ao trabalho que vem sendo feito na região e para o qual em muito tem contribuído o papel da CVB e da Associação Rota da Bairrada (ARB).  
O presidente da ARB, Jorge Sampaio, falou acerca da rota e do caminho que tem trilhado, desde a sua criação até aos dias de hoje. Atualmente, a Rota da Bairrada conta com 91 associados, entre municípios, produtores, restaurantes, hotelaria e entidades. Segundo dados de 2017, os dois espaços Bairrada, localizados na Curia e em Oliveira do Bairro, receberam a visita de cerca de 11 mil pessoas, das quais cerca de 20% eram oriundas do estrangeiro.
O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, abordou a importância do enoturismo no território do Centro de Portugal, bem como do contrato de financiamento para o “Enoturismo na Região Centro”, projeto, no valor de 630 mil euros, apoiado no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Programa Valorizar.
A sessão terminaria com a apresentação do “Programa de Ação para o Enoturismo em Portugal”, a cargo do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

 

 

MUNÍCIPIO DE ANADIA FINANCIA VIATURA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS


 
Veículo adaptado para combate a incêndios urbanos


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA) tem já à sua disposição uma viatura ligeira de combate a incêndio (VLCI) urbano, resultado do apoio dado pelo Município de Anadia à transformação de um veículo da corporação.
A viatura vem colmatar uma lacuna sentida pelos bombeiros no que respeita a meios de combate a sinistros urbanos, dado que apenas existe uma viatura pesada para este fim. Com esteNws 2019 139 0510 ProtC Bomb renovado veículo, os soldados da paz de Anadia passam a deter maior capacidade para operar em determinadas zonas urbanas, designadamente ruas estreitas ou condicionadas.
A “nova” viatura resultou da transformação de um veículo com equipamento técnico de apoio (VETA), cujas despesas, integralmente suportadas pelo Município de Anadia, orçaram cerca de 30 mil euros, foram. Como resultado, o equipamento passou a dispor de um tanque com capacidade para 400 litros de água, e de um outro para 25 litros de espumífero.
Para além dos sinistros urbanos, o veículo pode atuar em acidentes rodoviários ou noutras ocorrências similares, uma vez que tem instalado um grupo energético de desencarceramento, e, bem assim, outras ferramentas que permitem o socorro em sinistros de diversa natureza, o que reforça a polivalência deste equipamento.
O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Anadia considera que a entrada em funcionamento desta viatura “é uma grande mais-valia” para a corporação, uma vez que “está dotado de um vasto equipamento que nos permite resolver vários tipos de ocorrências”.
De realçar ainda que o apoio da autarquia foi mais além, já que a Câmara Municipal de Anadia deliberou, na sua reunião do passado dia 5 de abril, conceder, à AHBVA, uma verba no valor de 37 mil euros para apoiar a aquisição de uma ambulância de transporte múltiplo (ABTM), totalmente equipada, que deverá, em breve, ser entregue à corporação.
Foi também aprovada a atribuição de 10 mil euros para aquisição de equipamento de suporte destinado à prestação de serviços de saúde, nomeadamente um monitor de sinais vitais portátil para equipar uma ambulância de socorro (ABSC), desfibrilhadores e respetivos componentes, bem como material de consumo em operações de socorro e emergência médica, e, ainda, a instalação de três rádios de banda alta de serviço SIRESP.
O apoio do Município de Anadia visa contribuir para que a AHVBA cumprir de forma integral os compromissos assumidos e, por outro lado, poder continuar a dar uma resposta eficaz e rápida às solicitações diárias da comunidade.

 

Ação de sensibilização promovida pelo Município de Anadia e ERSUC

 

 

Nws 2019 138 0505 Amb ERSUC
Por iniciativa do Município de Anadia, uma equipa de técnicos da ERSUC levou a efeito, no passado dia 5 de maio, no Mercado de Vilarinho do Bairro, uma ação de sensibilização sobre a correta separação e o encaminhamento de resíduos recicláveis, dirigida a feirantes e a visitantes.
A reabertura do mercado, após grandes obras de modernização e de requalificação, veio permitir a introdução de novas práticas visando atingir uma maior sustentabilidade ambiental no concelho de Anadia. Uma ação que foi bem recebida e que permitiu esclarecer acerca das vantagens ambientais, económicas e sociais de se proceder a uma correta separação dos diferentes resíduos.
O renovado Mercado de Vilarinho do Bairro conta com vários ecopontos espalhados pelo recinto, bem como painéis informativos sobre boas práticas ambientas. Desta forma, o Município pretende sensibilizar as pessoas para que colaborem na separação do lixo, contribuindo, assim, para minimizar os encargos na limpeza do mercado, mas, sobretudo, para criar um ambiente mais sustentável e um espaço mais digno e asseado, para que Anadia seja um “município mais verde”.

 

 

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA VAI REQUALIFICAR REDE VIÁRIA DO CONCELHO

 

 

O Município de Anadia vai avançar com a requalificação da rede viária Nws 2019 135 0502 ObMun Viasdo concelho, tendo sido assinado, no passado dia 2 de maio, o auto de consignação da empreitada com a empresa Socitop.
As obras, no valor de mais de 210 mil euros, têm um prazo de execução de seis meses e vão abranger vias rodoviárias das 10 freguesias e uniões de freguesia do concelho. Esta requalificação, com recurso a pavimentação, irá garantir a melhoria das acessibilidades e da mobilidade.
Esta intervenção vai reabilitar arruamentos com pavimento em mau estado dispersos pelo concelho. É preocupação da autarquia garantir que os arruamentos a intervir tenham as devidas infraestruturas e que estas estejam em plenas condições de garantir a utilização para a qual foram projetadas.

 

 

 

 

 

CONSTRUÇÃO DO PARQUE URBANO DE ANADIA ARRANCA EM BREVE


Empreitada recebeu visto favorável do Tribunal de Contas


As obras de construção do futuro Parque Urbano de Anadia vão arrancar nos próximos dias, tendo o auto de consignação sido assinado hoje, dia 2 de maio, com o Consórcio ASF & Nível 20, após o município ter recebido “luz verde” do Tribunal de Contas.
O parque, que ficará localizado na entrada norte da cidade de Anadia, tem um custo de mais de três milhões de euros e um prazo de execução de 18 meses.
Na assinatura do auto de consignação, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, considerou que este “é um dia importante, tanto para a freguesia como para todo oNws 2019 130 0502 ObMun ParqUrb concelho” e apelou aos responsáveis do consórcio para que “os prazos de execução sejam respeitados”.
Este parque verde, de dimensões consideráveis, tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida urbana e o equilíbrio psicossomático dos seus habitantes, capaz de gerar mais um fator de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano existente.
O projeto, que pretende valorizar urbanisticamente esta entrada da cidade de Anadia, contempla uma vasta área arborizada e ajardinada, uma zona para a prática desportiva ao ar livre e respetivo edifício de apoio com sanitários, um parque infantil, uma praça central, um parque de merendas com cafetaria de apoio, um lago biológico, percursos para circulação pedonal e ciclovia, e parque de estacionamento para automóveis e autocarros.
A intervenção propõe ainda soluções sustentáveis e que privilegiam a economia local, incluindo um especial enfoque no uso eficiente da energia, gestão otimizada de equipamentos, consolidação de espaços públicos e espaços verdes inovadores, adoção de mecanismos de mobilidade sustentável, assim como a promoção da criatividade e da produção cultural inovadora.
Uma das características deste parque é a sua polivalência, estando implantado num terreno com topografia praticamente plana e com capacidade de ampliação futura, capaz de criar condições complementares de qualidade de vida urbana através da construção de infraestruturas de lazer e convívio, aliadas à prática desportiva num contexto não profissional.
O Parque Urbano de Anadia está considerado como uma das ações previstas no PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana - de Anadia, tendo sido objeto de candidatura submetida ao Portugal 2020, dentro da prioridade de investimento 6.5 do Eixo 7 do Programa Operacional Regional do Centro.

 

 

“DOS 8 AOS 80, TUDO SE MOVIMENTA” EM ANADIA


 
“Dos 8 aos 80, tudo se movimenta”, projeto de promoção da atividade física organizado pela Câmara Municipal de Anadia, regressa no próximo dia 28 de abril, para mais uma edição que se prolonga até dia 16 de junho, animando as manhãs de domingo, entre as 10h00 e as 12h00.
Como é habitual, os jovens de todas as idades, mais ou menos atletas, estão convidados a participar nas diversas atividades deste projeto municipal que visaNws 2019 111 0428 Desp 8aos80 promover a criação de hábitos de atividade física e contribuir para o desenvolvimento de um estilo de vida mais ativo e saudável.
A primeira sessão, agendada para o dia 28 de abril, tem lugar na Praça da Juventude, em Anadia, e propõe uma aula de zumba e uma caminhada.
O Pavilhão de Desportos de Anadia vai acolher as duas sessões seguintes, nos dias 5 e 12 maio, com os participantes a serem convocados para um treino funcional, seguido de caminhada, e para um “Soft Trail”, respetivamente. A sessão do dia 5, que comemora o Dia da Mãe, tem início às 9h30, excecionalmente.
No dia 19 de maio, “Dos 8 aos 80” vai até às Termas de Vale da Mó, para um percurso pedestre com uma extensão de cerca de 5 km. No domingo seguinte, dia 26, o evento regressa ao Pavilhão de Desportos de Anadia para uma aula de Pilates.
As sessões do mês de junho, nos dias 2, 9 e 16, realizam-se na Praça da Juventude, em Anadia. No primeiro domingo do mês haverá “BootCamp”, e o segundo terá “Fitness”, seguido de caminhada. Esta esta edição do evento encerrará no dia 16, com um passeio de cicloturismo, que terá partida e chegada na Praça da Juventude, e um percurso de aproximadamente 10 km.
“Dos 8 aos 80, tudo se movimenta” tem todos os ingredientes para ajudar a combater o sedentarismo e a obesidade, e ocupar os tempos livres de uma forma mais saudável e alegre. Como habitualmente, os participantes deverão munir-se de equipamento desportivo adequado.

 

 

 

ANADIA CAPITAL DO ESPUMANTE” COM CARTAZ DE LUXO

 

Xutos & Pontapés, José Cid, Amor Electro, Áurea, David Carreira e Mayra Andrade


Xutos & Pontapés, José Cid, Amor Electro, Áurea, David Carreira, e a cabo-verdiana Mayra Andrade são os cabeças-de-cartaz de “Anadia CapitalNws 2019 098 0622 Cult FVV do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho” 2019, que irá decorrer, entre os dias 22 e 30 de junho, no Vale Santo, na cidade de Anadia.
Pelo palco principal vão ainda passar Os Quatro e Meia, Meninos da Sacristia, e Xana Toc Toc. O certame termina com o desfile e atuação das tradicionais Marchas Populares. No recinto do Vale Santo, haverá também um palco secundário dedicado aos grupos do concelho.
Um dos objetivos de “Anadia Capital do Espumante” é dar a conhecer o que de melhor se faz no sector vitivinícola, e, para tal, os néctares da Bairrada vão ter um espaço próprio para que os produtores/engarrafadores aí possam promover e divulgar os seus produtos.
Uma das novidades desta edição é a candidatura do certame a “Sê-lo Verde 2019”, o que vai implicar, obrigatoriamente, a introdução de algumas regras de âmbito ambiental, como a adoção de copos reutilizáveis e a não utilização de plástico – o objetivo é que este tipo de material seja banido da feira.
Por outro lado, e à semelhança do que aconteceu em 2018, o certame volta a ter a classificação de Ecoevento, na sequência de um protocolo com a ERSUC, que tem como objetivo incentivar a redução das quantidades de resíduos produzidos durante a feira. A separação de embalagens e a recolha seletiva e encaminhamento, para reciclagem, das quantidades recolhidas serão ações contempladas nesta iniciativa.
Os bilhetes têm um custo de dois euros, sendo que, no último dia, 30 de junho, a entrada é gratuita. Os portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior têm um desconto de 50 por cento.

 

Cartaz de animação (palco principal):

- José Cid e Sara Santini – dia 22 de junho

- Amor Electro - dia 23 de junho

- Os Quatro e Meia - dia 24 de junho

- Meninos da Sacristia convidam Luís Portugal - dia 25 de junho

- Mayra Andrade - dia 26 de junho

- Áurea - dia 27 de junho

- David Carreira e DJ Ride - dia 28 de junho

- Xutos & Pontapés - dia 29 de junho

- Xana Toc Toc – dia 30 de junho (tarde)

- Marchas Populares – dia 30 de junho (noite)

 

 

ANADIA WINE RUN” CORRE-SE EM JUNHO

 


Inscrições a decorrer

A “Anadia Wine Run” está de volta para mais uma edição, que acontecerá no próximo dia 23 de junho, com a partida a ser dada pelas 9h00, no Centro de Alto Rendimento de Anadia (CAR) / Velódromo Nacional, em Sangalhos. O evento é organizado pelo Município de Anadia, em parceriaNws 2019 097 0623 Desp WineRun com a Associação Desportiva Recreativa (ADR) 4 Estações.
Esta prova de atletismo na natureza vai proporcionar aos participantes a oportunidade de percorrerem caminhos, em terreno misto, através de quintas e de vinhas do concelho de Anadia. A corrida será disputada nas distâncias de 23, 15 e 10 km, com a possibilidade de esta última ser feita a caminhar, não sendo, por isso, objeto de cronometragem ou classificação.
Anunciado como sendo “muito mais do que uma corrida”, o evento brindará os atletas com abastecimentos temáticos, paisagens deslumbrantes e quilómetros de diversão. Quem cruzar a meta, também no CAR, será recompensado “à moda da Bairrada”, ou seja, com garrafa de espumante, pão com leitão e medalha.
A realização de mais esta edição do evento foi ditada pelo enorme sucesso da primeira corrida, disputada, em maio de 2018, por cerca de um milhar de atletas, oriundos de vários pontos do país. Desta vez, a “Anadia Wine Run” integra o programa do certame “Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho”, que decorre na cidade de Anadia, de 22 a 30 de junho.
Como novidade para a edição de 2019, e na sequência de um protocolo firmado com a ERSUC, a “Anadia Wine Run” terá a classificação de “EcoEvento”, constituindo-se como exemplo de adoção de medidas ambientais adequadas que promovem os conceitos da sustentabilidade.
As inscrições encontram-se a decorrer e devem ser efetuadas através do website anadiawinerun.wordpress.com, dando direito a dorsal, t-shirt e seguro. O limite de participantes é de 200 e de 500 nas corridas de 23 e de 15km, respetivamente, e de 300 na caminhada.

 

 

Notas de Imprensa

 

 

 

Notas de Imprensa - 2019

 

2019

 

pdf   Nws_2019_159_0607_Amb_FAmb_press

 

pdf   Nws_2019_158_0521_AS_Fatima_press

 

pdf   Nws_2019_157_0530_CMA_Trab_press

 

pdf   Nws_2019_156_05170_Tur_CamSantiago_press

 

pdf   Nws_2019_155_0524_Desp_ColorirAnd_press

 

pdf   Nws_2019_154_0601_Desp_PiscMun_press

 

pdf   Nws_2019_153_0517_Educ_Brincar_press

 

pdf   Nws_2019_152_0525_BMA_Horario_press

 

pdf   Nws_2019_151_0607_Cult_6F_press

 

pdf   Nws_2019_150_0516_Empreend_Agric_press

 

pdf   Nws_2019_149_0508_Obras_Freguesias_press

 

pdf   Nws_2019_148_0518_Desp_Ciclismo_press

 

pdf   Nws_2019_147_0515_ObMun_Vias_press

 

pdf   Nws_2019_146_0508_AS_APPACDM_press

 

pdf   Nws_2019_145_0526_CMA_Eleic_press

 

pdf   Nws_2019_144_0530_Cult_FMediev_press

 

pdf   Nws_2019_143_0511_BMA_Lions_press

 

pdf   Nws_2019_142_0508_Desp_Assoc_press

 

pdf   Nws_2019_141_0510_Tur_EnoTur_press

 

pdf   Nws_2019_140_0504_BMA_CIL_press

 

pdf   Nws_2019_139_0510_ProtC_Bomb_press

 

pdf   Nws_2019_138_0505_Amb_ERSUC_press

 

pdf   Nws_2019_137_0508_Educ_Literacia_press

 

pdf   Nws_2019_136_0517_Educ_Brincar_press

 

pdf   Nws_2019_135_0502_ObMun_Vias_press

 

pdf   Nws_2019_134_0502_CMA_Escut_press

 

pdf   Nws_2019_133_0516_Empreend_Agric_press

 

pdf   Nws_2019_132_0510_Cult_GiselaJ_press

 

pdf   Nws_2019_131_0429_Educ_Teat_press

 

pdf   Nws_2019_130_0427_Tur_ConfLeit_press

 

pdf   Nws_2019_129_0502_ObMun_ParqUrb_press

 

pdf   Nws_2019_128_0426_Empreend_Invest_press

 

pdf   Nws_2019_127_0429_AMA_Contas_press

 

pdf   Nws_2019_126_0427_MVB_Tex_press

 

pdf   Nws_2019_125_0426_AMA_25Abril_press

 

pdf   Nws_2019_124_0424_AS_Plen_press

 

pdf   Nws_2019_123_0427_Cult_JAM-ZAf_press

 

pdf   Nws_2019_122_0425_ObMun_MercVb_press

 

pdf   Nws_2019_121_0425_AMA_25Abril_press

 

pdf   Nws_2019_120_0423_Cult_25Abril_press

 

pdf   Nws_2019_119_0501_Cult_Art&Velh_press

 

pdf   Nws_2019_118_0427_Empreend_AndFashion_press

 

pdf   Nws_2019_117_0425_Empreend_PWT_press

 

pdf   Nws_2019_116_0427_Cult_Confrarias_press

 

pdf   Nws_2019_115_0630_Cult_Marchas_press

 

pdf   Nws_2019_114_0417_Empreend_Invest_press

 

pdf   Nws_2019_113_0417_AS_ApNat_press

 

pdf   Nws_2019_112_0417_Desp_Abimota_press

 

pdf   Nws_2019_111_0428_Desp_8aos80_press

 

pdf   Nws_2019_110_0425_ObMun_MercVB_press

 

pdf  Nws_2019_109_0430_AS_CPCJ_press

 

pdf   Nws_2019_108_0410_CMA_OPMA_press

 

pdf   Nws_2019_107_0411_CMA_R&Contas_press

 

pdf   Nws_2019_106_0411_AS_Jogos_press

 

pdf   Nws_2019_105_0411_Educ_CartaEd_press

 

pdf   Nws_2019_104_0405_AS_ADSang_press

 

pdf   Nws_2019_103_0405_ProtCiv_Bomb_press

 

pdf   Nws_2019_102_0413_Desp_Esgrima_press

 

pdf   Nws_2019_101_0425_Cult_25Abril_press

 

pdf   Nws_2019_100_0401_Educ_Teat_press

 

pdf   Nws_2019_099_0404_Empreend_Fisc_press

 

pdf   Nws_2019_098_0622_Cult_FVV_press

 

pdf   Nws_2019_097_0623_Desp_WineRun_press

 

pdf   Nws_2019_096_0403_ObMun_ZIAvCam_press

 

pdf   Nws_2019_095_0326_Educ_MuseuEsc_press

 

pdf   Nws_2019_094_0430_Cult_Vit&Cord_press

 

pdf   Nws_2019_093_0328_AS_RedeSoc_press

 

pdf   Nws_2019_092_0328_Desp_UCI_press

 

pdf   Nws_2019_091_0405_Cult_MGameiro_press

 

pdf   Nws_2019_090_0307_Tur_7MDoces_press

 

pdf   Nws_2019_089_0329_ObM_AbastAg_press

 

pdf   Nws_2019_088_0320_Urb_Reab_press

 

pdf    Nws_2019_087_0326_Educ_CETam_press

 

pdf    Nws_2019_086_0405_Empreend_SSugarFest_press

 

pdf    Nws_2019_085_0323_Desp_MediaC_press

 

pdf    Nws_2019_084_0330_Cult_Teatro_press

 

pdf    Nws_2019_083_0325_Empreend_Invest_press

 

pdf    Nws_2019_082_0321_Amb_DArv_press

 

pdf    Nws_2019_081_0320_CMA_OPMA_press

 

pdf    Nws_2019_080_0321_BMA_Poesia_press

 

pdf    Nws_2019_079_0320_CMA_Subsid_press

 

pdf    Nws_2019_078_0321_AS_ArtcVida_press

 

pdf    Nws_2019_077_0313_Empreend_PWein_press

 

pdf    Nws_2019_076_0306_Educ_Coz_press

 

pdf    Nws_2019_075_0408_Educ_Férias_press

 

pdf    Nws_2019_074_0404_Empreend_Fisc_press

 

pdf    Nws_2019_073_0323_Desp_MediaCup-final_press

 

pdf    Nws_2019_072_0313_Tur_BTL_press

 

pdf    Nws_2019_071_0321_MVB_Amalia_press

 

pdf    Nws_2019_070_0306_Desp_Ciclismo_press

 

pdf    Nws_2019_069_0318_BMA_Poesia_press

 

pdf    Nws_2019_068_0314_AS_BenefSoc_press

 

pdf    Nws_2019_067_0306_Empreend_Invest_press

 

pdf    Nws_2019_066_0311_AS_CSenior_press

 

pdf    Nws_2019_065_0311_BMA_Letras_press

 

pdf    Nws_2019_064_0306_AS_BolsasEst_press

 

pdf    Nws_2019_063_0311_Desp_PercPed_press

 

pdf    Nws_2019_062_0225_Empreend_Vin_press

 

pdf    Nws_2019_061_0319_MVB_MasterC_press

 

pdf    Nws_2019_060_0306_Amb_ProjEd_press

 

pdf    Nws_2019_059_0317_Desp_Ginast_press

 

pdf    Nws_2019_058_0313_Tur_BTL_press

 

pdf    Nws_2019_057_0304_MVB_ACunha_press

 

pdf    Nws_2019_056_0228_Amb_PMDFloresta_press

 

pdf    Nws_2019_055_0228_AMA_Compet_press

 

pdf    Nws_2019_054_0227_AS_UMA_press

 

pdf    Nws_2019_053_0308_Cult_CRoseta_press

 

pdf    Nws_2019_052_0430_Amb_Educ_press

 

pdf    Nws_2019_051_0301_Amb_Queim_press

 

pdf    Nws_2019_050_0222_BMA_CIL-FM_press

 

pdf    Nws_2019_049_0219_Empreend_Invest_press

 

pdf    Nws_2019_048_0221_Urb_ParqUrb_press

 

pdf    Nws_2019_047_0408_Desp_Ferias_press

 

pdf    Nws_2019_046_0430_MVB_Expo_press

 

pdf    Nws_2019_045_0220_Educ_EBMogof_press

 

pdf    Nws_2019_044_0211_Empreend_ICT_press

 

pdf    Nws_2019_043_0215_Vin_GrEscolhas_press

 

pdf    Nws_2019_042_0222_Amb_GNR-Floresta_press

 

pdf    Nws_2019_041_0214_Amb_PMDFloresta_press

 

pdf    Nws_2019_040_0214_CMA_Compet_press

 

pdf    Nws_2019_039_0214_Empreend_Nat_press

 

pdf    Nws_2019_038_0311_Patrim_Hasta_press

 

pdf    Nws_2019_037_0209_Amb_EcoParque_press

 

pdf    Nws_2019_036_0223_Desp_Minifut_press

 

pdf    Nws_2019_035_0208_AS_UMAAnd_press

 

pdf   Nws_2019_034_0302_BMA_LetrasPrimav_press

 

pdf    Nws_2019_033_0219_MVB_MasterClass4_press

 

pdf    Nws_2019_032_0228_MVB_AuroraC_press

 

pdf    Nws_2019_031_0222_BMA_CIL_press

 

pdf    Nws_2019_030_0206_Empreend_Invest_press

 

pdf    Nws_2019_029_0309_Cult_ConcPrimav_press

 

pdf    Nws_2019_028_0206_AS_ApNat_press

 

pdf   Nws_2019_027_0209_Desp_TPPista_press

 

pdf   Nws_2019_026_0129_Assoc_EscutAvCim_press

 

pdf   Nws_2019_025_0209_Amb_EcoParque_press

 

pdf   Nws_2019_024_0130_AM_Compet_press

 

pdf   Nws_2019_023_0130_Just_TribAnd_press

 

pdf   Nws_2019_022_0330_Cult_Teat_press

 

pdf   Nws_2019_021_0130_AS_Volunt_press

 

pdf   Nws_2019_020_0202_Desp_Ciclismo_press

 

pdf   Nws_2019_019_0215_Patrim_Hastas_press

 

pdf   Nws_2019_018_0124_Empreend_Invest_press

 

pdf   Nws_2019_019_0215_Patrim_Hastas_press

 

pdf   Nws_2019_016_0122_Empreend_ICT_press

 

pdf   Nws_2019_015_0218_Urb_ReabUrb_press

 

pdf   Nws_2019_014_0218_Amb_PMDFloresta_press

 

pdf   Nws_2019_013_0116_CMA_Compet_press

 

pdf   Nws_2019_012_00112_Desp_Columb_press

 

pdf   Nws_2019_011_0117_OP_Obras_press

 

pdf   Nws_2019_010_0118_Desp_And2020_press

 

pdf   Nws_2019_009_0119_Desp_Ciclismo_press

 

pdf   Nws_2019_008_0111_Natal_Sorteio_press

 

pdf   Nws_2019_007_0110_Empreend_OE2019_press

 

pdf   Nws_2019_006_0209_Cult_Teatro_press

 

pdf   Nws_2019_005_0102_Educ_BEstud_press

 

pdf   Nws_2019_004_0103_Desp_NCicB_press

 

pdf   Nws_2019_003_1228_Desp_Basquet_press

 

pdf   Nws_2019_002_0105_Desp_Ciclismo_press

 

pdf   Nws_2019_001_1219_Amb_Anim_press

 

 

 

 

end faq

 

 

Copyright © 2014 MUNICÍPIO DE ANADIA | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn