Município de Anadia

Menu Serviços

Internet Marketing Bruidsfotograaf

Notas de imprensa

Tamanho Letra:

 

 

PLANO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS DE ANADIA EM CONSULTA PÚBLICA

 

 

Nws 2019 014 0218 Amb PMDFloresta foto

O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) de Anadia encontra-se em consulta pública, pelo prazo de 15 dias úteis, até ao próximo dia 8 de fevereiro.
O plano foi aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta, no passado dia 6 de dezembro, tendo, entretanto, recebido o parecer vinculativo favorável do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O PMDFCI tem como objetivos aumentar a resiliência do território aos incêndios rurais, reduzir a incidência dos incêndios rurais, melhorar a eficácia do ataque e da gestão dos incêndios rurais, recuperar e reabilitar os ecossistemas, e adotar uma estrutura orgânica funcional e eficaz. De referir que o procedimento tendente à revisão do plano teve o seu início em janeiro de 2018 e foi elaborado de acordo com a estrutura tipo enunciada no guia técnico disponibilizado pelo ICNF.
O documento encontra-se disponível para consulta no sítio da internet da Câmara Municipal de Anadia (https://bit.ly/2Ta2dJO) e no Gabinete Técnico Florestal (sito nos Paços do Município de Anadia), todos os dias úteis no horário de atendimento ao público (das 08h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00).
A formulação de sugestões ou de observações sobre quaisquer questões a considerar deverão ser entregues, por escrito, no serviço de Expediente Geral do Município de Anadia (nos Paços do Município de Anadia, sitos na Praça do Município, 3780-215 Anadia), ou através o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

 

 

 

ANADIA NÃO ASSUME TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS PARA 2019

 

 

Na sua reunião do passado dia 16 de janeiro, a Câmara Municipal de Anadia aprovou, por maioria, com a abstenção dos vereadores do PSD, não assumir a transferência de competências previstas para o ano deNws 2019 013 0116 CMA Compet foto 2019. Em causa estão os diplomas referentes a instalação e gestão de Lojas de Cidadão e Espaços de Cidadão, justiça, exploração de jogos de fortuna ou azar, vias de comunicação, estacionamento público, apoio às Equipas de Intervenção Permanente dos Bombeiros, habitação e gestão do património imobiliário público.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, considerou que “depois de uma análise ponderada dos diplomas setoriais, subsistem as dúvidas suscitadas relativamente às competências a transferir, uma vez que os mesmos refletem ainda uma ausência de clareza quanto à sua operacionalização, necessária para que os municípios possam avaliar as implicações financeiras, humanas e organizacionais”, sublinhando que “não se encontram, atualmente, reunidas as condições para que o Município de Anadia possa assumir as competências que se pretendem transferir com os mencionados diplomas legais”.
A autarca sublinhou ainda que se verifica “uma ausência de conhecimento cabal sobre as matérias a transferir, as implicações financeiras, humanas e organizacionais”, o que, no seu entender, não cria “as condições para que, responsavelmente e na defesa dos interesses da autarquia e das populações, o município assuma, no ano de 2019, as novas competências”.
Dos diplomas aprovados pelo Governo, pelo menos um deles não terá aplicabilidade no Município de Anadia, na medida em que o concelho não se encontra dotado de praias marítimas, fluviais e lacustres.
    TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS PARA A CIRA
O executivo camarário aprovou ainda, por maioria, com a abstenção dos vereadores do PSD, um parecer favorável à decisão do Conselho Intermunicipal da CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, tomada no passado dia 4 de janeiro, relativamente à assunção da transferência das competências em 2019, nos domínios do turismo e dos fundos comunitários e captação de investimento, e à não aceitação das competências na área da justiça e das associações de bombeiros.
As duas propostas aprovadas vão agora ser enviadas à Assembleia Municipal de Anadia, cuja reunião extraordinária está agendada para o dia 30 de janeiro, onde serão analisadas e votadas. As decisões serão, posteriormente comunicadas à Direção Geral das Autarquias Locais e à CIRA.

 

 

 

ANADIA VAI ACOLHER EXPOSIÇÃO NACIONAL DO POMBO-CORREIO

 

 

O Centro de Alto Rendimento de Anadia, localizado em Sangalhos, vai ser palco, nos dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2020, da 47.ª Exposição Nacional do Pombo-Correio, organizada pela Associação ColumbófilaNws 2019 012 00112 Desp Columb foto do Distrito de Aveiro, com o apoio do Município de Anadia. Neste âmbito, o vereador com o Pelouro do Desporto, Jorge Sampaio, deslocou-se, no passado dia 12 de janeiro, a Viana do Castelo, para uma cerimónia durante a qual o presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia passou, a Anadia, o testemunho da próxima edição do certame.
Na mostra estarão presentes cerca de 500 pombos-correio das associações distritais de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro, estando ainda prevista a participação de empresas nacionais e estrangeiras da área da columbofilia. Para além da exposição das centenas de “atletas”, o evento servirá, também, para o apuramento dos melhores pombos portugueses das classes Sport e Standard.
A mostra nacional irá certamente atrair a Anadia vários milhares de visitantes, amantes da modalidade, oriundos de todo o país, sendo ainda esperada a presença de columbófilos e entidades de outros países europeus.
O apoio a prestar pelo Município de Anadia, mediante a celebração de protocolo de colaboração, constitui um incentivo à continuidade das iniciativas e à envolvência das associações e a participação dos cidadãos.

 

 

 

CENTRO DE ANADIA RECEBE OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO

 


Condicionamento de trânsito na Rua Júlio Maia e na Travessa dos Bombeiros

 

Devido à realização de obras de requalificação, o trânsito na Rua Júlio Maia e na Travessa dos Bombeiros Voluntários, no centro da cidade de Anadia, está sujeito a constrangimentos que, em determinadosNws 2019 011 0117 OP Obras foto momentos, podem mesmo determinar o seu corte.
A empreitada, destinada a requalificar uma das ruas mais emblemáticas da cidade de Anadia e a privilegiar a circulação pedonal, está orçada em 328.763,84 euros e tem um prazo de execução de seis meses.
A intervenção contempla três zonas distintas: a ligação do Vale Santo à Praça do Município, de carácter pedonal, a ligação do Vale Santo à Avenida das Laranjeiras, com trânsito automóvel nos dois sentidos, e, ainda, a zona do lavadouro e fontanário, com reconhecido interesse histórico e cultural.
No espaço que liga o Vale Santo à Praça do Município, o objetivo é devolver o caráter pedonal da via, uma característica que se tem vindo a perder ao longo dos tempos. Está prevista a limpeza e recuperação do pavimento existente, com reparações pontuais e arranjos na calçada, bem como alterações ao nível da iluminação pública, com a introdução de tecnologia LED nas luminárias existentes. Está ainda prevista a criação de áreas de recreio passivo, com recurso a mobiliário urbano, nomeadamente bancos, papeleiras e floreiras, ao longo de todo o arruamento.
A ligação do Vale Santo à Avenida das Laranjeiras vai ser alvo de uma intervenção mais profunda, com alargamento de passeios, no lado descendente, criação de estacionamento longitudinal, iluminação nova em LED, e criação de uma ciclovia, que passará junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários e que terá ligação ao futuro Parque Urbano da cidade.
No que respeita ao lavadouro e fontanário, o objetivo é dignificar a história daquele local. Nesse sentido, serão realizados trabalhos de manutenção e de conservação das infraestruturas existentes, devendo o espaço ser dotado de funcionalidade e de acessibilidade para todos.
Aproveitando a intervenção, o Município vai proceder também à substituição dos ramais de abastecimento de água, bem como à reformulação da rede de drenagem pluvial.
Face aos condicionamentos impostos por estas obras, a Câmara Municipal apela à melhor compreensão dos munícipes perante os transtornos que possam vir a ocorrer.

 

 

 

 “TIVEMOS UMA REGIÃO UNIDA EM VOLTA DA CANDIDATURA”

 


Anadia não será Cidade Europeia do Desporto em 2020

 

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deu a conhecer, na reunião de executivo, do passado dia 16 de janeiro, que Anadia não será a Cidade Europeia do Desporto em 2020, tendoNws 2019 010 0118 Desp And2020 foto confessado “uma certa tristeza” pelo resultado.
O anúncio da decisão foi dado a conhecer pela ACES Europe, através de um ofício enviado à Câmara Municipal de Anadia, onde felicita a autarquia “pela excelente candidatura apresentada”, mas indicando que a escolha recaiu em Odivelas. A edil transmitiu ainda ao executivo que, na resposta ao ofício, a autarquia solicitou à ACES esclarecimentos relativos à pontuação obtida nos diversos critérios previstos no regulamento da candidatura.
Apesar de o resultado não ser o desejado, Maria Teresa Cardoso considerou que “Anadia realizou um grande projeto, tendo dado o seu melhor”. Realçou “a grande mobilização que se conseguiu à volta da candidatura”, deixando um agradecimento público a todos os agentes que nela participaram, desde o executivo, juntas de freguesia, comunidade em geral, municípios da Bairrada e da Região de Aveiro, passando pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Turismo Centro Portugal, estabelecimentos de ensino, e embaixadores, até às associações desportivas e culturais do concelho de Anadia. “Tivemos uma região unida em torno da candidatura”, afirmou.
Sublinhou que este apoio deu “alento para prosseguirmos o trabalho que temos vindo a desenvolver em prol do desporto”, frisando que, apesar de não ter sido escolhida, “Anadia continuará a ser a Cidade do Desporto”. A edil deixou a promessa de que alguns dos projetos que faziam parte da candidatura vão tornar-se realidade, “porque temos meios para isso. Queremos ter uma Anadia mais ativa”.
O vereador com o pelouro do Desporto, Jorge Sampaio, sublinhou que “foi um trabalho de dois anos muito frutuoso”, adiantando que foi “fantástico termos conseguido o envolvimento de toda a região centro”. Jorge Sampaio realçou ainda que “o município vai continuar o seu grande trabalho em prol do desporto, como aposta estratégica”.

 

 

 

SANGALHOS RECEBE “TROFÉU ALVES BARBOSA” NO VELÓDROMO

 

 

O Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos, recebe no próximo sábado, dia 19 de janeiro, entre as 10h00 e as 19hNws 2019 009 0119 Desp Ciclismo foto00, o Troféu Alves Barbosa, 2.ª etapa da Taça de Portugal de Ciclismo de Pista.
Nesta prova que homenageia o grande símbolo do ciclismo em Sangalhos, desaparecido recentemente, vão participar ciclistas das categorias de juvenis, cadetes, juniores e elites (masculinos e femininos), e masters (femininos), sendo disputadas corridas nas disciplinas de 500m, perseguição individual, corrida por pontos, omnium, scratch, e eliminação.
O ciclismo de pista estará de volta a Sangalhos no fim de semana de 2 e 3 de fevereiro, para mais provas dos Campeonatos Nacionais. Depois de os ciclistas de elites, masculinos e femininos, terem decidido, no passado dia 5 de janeiro, os campeões nacionais de omnium, a pista volta a encher-se de atividade para as corridas de eliminação, scratch, corrida por pontos, perseguição individual e perseguição por equipas, nas diversas categorias. Estarão também em disputa os títulos de campeão nacional de paraciclismo em perseguição individual e em 500 metros.
A entrada é gratuita.

 

 

 

 

 

 

SORTEIO DE NATAL DO COMÉRCIO LOCAL DE ANADIA JÁ TEM VENCEDORES

 

Mais de 300 estabelecimentos aderiram à iniciativa


A edição 2018 do Sorteio de Natal do Comércio Local Anadia já tem vencedores, cujos nomes foram desvendados na noite da passada sexta-feira, 11 de janeiro, no Cineteatro Anadia, antecedendo o concerto de Ano Novo e Reis, um espetáculo da Orquestra Filarmonia das Beiras, com a participação da cantora Cristina Branco e do pianista LuísNws 2019 008 0111 Natal Sorteio foto Figueiredo.
Os 30 contemplados, que vão receber um prémio no valor de 150 euros cada, fizeram compras, durante a quadra natalícia, em espaços comerciais das 10 freguesias e uniões de freguesia do concelho de Anadia. Foram mais de 300 os estabelecimentos que se associaram à edição 2018 do Sorteio de Natal do Comércio Local promovido pelo Município de Anadia, em parceria com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB). O número de aderentes tem vindo paulatinamente a aumentar de ano para ano, abrangendo, nesta terceira edição, praticamente todo o concelho.
De recordar que esta iniciativa tem como objetivo dinamizar a economia local, por forma a que, cada vez mais, as pessoas efetuem as suas compras no comércio tradicional. Uma das novidades desta edição foi a oferta de um pinheiro de Natal a cada um dos estabelecimentos que se associaram ao sorteio, tendo os seus responsáveis sido desafiados a decorá-los de acordo com a sua criatividade. Os três vencedores foram a DN Eletric (Anadia), a Pastelaria Vogabante (Malaposta), e a Anadiagro (Ancas), que receberam um diploma, e a quem a ACIB irá ainda oferecer uma anuidade, na qualidade de associados. A todos os participantes nesta ação será atribuído um certificado no qual constará a georreferenciação do local onde as respetivas árvores irão ser plantadas, o que acontecerá, dentro em breve, em vários espaços públicos do concelho de Anadia.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou a importância desta iniciativa para “a promoção do comércio local”, com o intuito de “que as pessoas façam as suas compras localmente, gerando, assim uma dinâmica diferente na economia”.
A autarca realçou o facto de ter havido um maior número de comerciantes aderentes e de clientes que apostam no comércio local, e que teve como resultado final um sorteio que reflete a diversidade de comércio e de lojas, de todo o concelho, que se distinguem na escolha.
Maria Teresa Cardoso deixou ainda um agradecimento à ACIB, parceira nesta ação, pelo apoio que tem dado ao comércio do concelho de Anadia. Quanto aos pinheiros de Natal, a autarca sublinhou que foi pretensão do município “tornar este Natal mais verde e ecológico”, contribuindo assim para “um ambiente mais sustentável no concelho”.

Animação de Natal com balanço “positivo”
O Sorteio de Natal do Comércio Local esteve inserido numa ação mais vasta de animação que decorreu entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, e cujo objetivo foi o de atrair o maior número de pessoas ao concelho. Desta forma, o programa delineado contou com um variado leque de ações, direcionadas para diferentes públicos, proporcionando momentos de confraternização e concorrendo para a dinamização do concelho.
A árvore de Natal “Anadia Capital do Espumante”, única no país, com oito metros de altura e três mil garrafas de espumante, este ano instalada na Praça do Município, foi o grande cartão de visita do Município. Mesmo ao lado da árvore, na Praça Visconde de Seabra, o Espaço Anatália acolheu um vasto conjunto de espetáculos musicais e teatrais para todas as idades, tendo atraído muitas centenas de pessoas, ao longo de mais de um mês. Também o Pavilhão de Desportos e o Cineteatro Anadia foram palco de diversos espetáculos, designadamente os musicais “Grease” e “Madagáscar”, pela Yellow Star Company, que contaram com casa cheia.
A Praça da Juventude foi outro dos espaços onde decorreu a animação de Natal, com a casa do Pai Natal e o Carrossel Parisiense, espaços que atraíram muitas centenas crianças do concelho, e não só. Ao lado, o Parque Urbano da cidade recebeu a pista de gelo que, como já é habitual, foi um autêntico sucesso.
Maria Teresa Cardoso faz um balanço “muito positivo” da programação de Natal, considerando que “o objetivo do município é o de proporcionar aos anadienses, nesta época natalícia, uma oferta cultural diversificada, a qual tem sido reconhecida pela população que aderiu em grande número às várias iniciativas realizadas”. “Tivemos espetáculos de reputada cotação a nível nacional, primeiro o “Grease” e depois o “Madagáscar” terminando a quadra com o concerto de Ano Novo e Reis, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, que contou com a participação da cantora Cristina Branco e do pianista Luís Figueiredo”, sublinhou ainda a edil anadiense. Simultaneamente, pretende-se, com este leque de ações, “atrair ao concelho gente de vários pontos da região para que efetuem aqui as suas compras” o que tem vindo a acontecer.

 

Premiados do Sorteio de Natal:
Isabel Cortéz (Lojas M. Silva - Anadia)
Dorinda M. L. Santos (Mercado da Aldeia - Tamengos)
Maria Ferreira (Moto 27 - Anadia)
Alberto Manuel da Silva Alves (Armazém Lino - Famalicão)
Maria da Conceição Calado (Fernando Almeida Rosa – Avelãs de Caminho)
Micael Pereira (Pisca e Pica “O Quintal” - Poutena)
Cláudia Paranhos (Hélder Lopes da Cunha e Silva - Anadia)
Daniel Ferraz (Papelaria Lita - Anadia)
Mário Oliveira (Santiago e Claro - Anadia)
Paula Sofia de Jesus (Papelaria Luitá – Paredes do Bairro)
Emília Costa (Moita 25 - Moita)
Ilsa Silva (Utildecor - Anadia)
Maria Dionide Martins (Anferlux - Grada)
César António Castelão da Silva (Churrasqueira Pimpão – Avelãs de Caminho)
Ana Neves (Pó d’Arroz - Anadia)
Maria Glória Julião (Mini Mercado Central – Vale de Boi)
Centro Social VN Monsarros (Talho Agostinho – Vila Nova de Monsarros)
Juliana Almeida Duarte Henriques (Sala Sete - Anadia)
Maria Belém das Neves Martins (Hora Livre Minimercado - Anadia)
América Figueiredo (Domus - Anadia)
Ana Carolina Fernandes Ferreira (Doce Curia Pastelaria - Curia)
Clara Oliveira (Yeap Store - Anadia)
Dino Alves (Pó d’Arroz - Anadia)
Ilsa Silva (Kiko e Nô Fashion - Anadia)
Almerinda Monteiro (Ana Quintas – Avelãs de Caminho)
José Marques (Capitan Pedro – Avelãs de Caminho)
Raquel Amaral (Cantinho Agrícola - Fogueira)
João Maia (A Flor da Bairrada - Anadia)
Lúcia Pereira (Laranja e Tangerinas - Pereiro)
Ana Maria Fernandes (Churrasqueira Pimpão – Avelãs de Caminho)

 

 

 

 

ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2019 ANALISADO NO CURIA TECNOPARQUE

 

 

Cerca de uma centena de pessoas esteve presente na sessão de esclarecimento sobre o Orçamento do Estado (OE) de 2019, organizada pelo Município de Anadia e pela PricewaterhouseCoopers (PWC), que decorreu no passado dia 10 de janeiro, em Tamengos, no auditório do Curia Tecnoparque.
Tal como aconteceu no primeiro evento desta natureza, realizado em janeiro de 2018, a sessão serviu para apresentar e explicar as novidades do OE para o ano em curso, eNws 2019 007 0110 Empreend OE2019 foto decorreu no âmbito “Estratégia Municipal de Promoção do Empreendedorismo, do Investimento e Criação de Empresas - Invest em Anadia”, contando com colaboração da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e da Associação Industrial do Distrito de Aveiro.
O vereador da Câmara Municipal de Anadia, Ricardo Manão, referiu a importância da realização de uma ação deste género no concelho, mais propriamente no Curia Tecnoparque, “onde o Município de Anadia pretende dinamizar um verdadeiro centro empresarial”, mas também para que, no centro do país e num dos distritos com maior dinâmica empresarial, “se possa ter uma ação de divulgação que normalmente se realiza em Lisboa e Porto”.
Teceu ainda algumas considerações sobre o documento em análise, salientando que “apesar de ser expectável uma redução de impostos, tal não se verifica no OE 2019, sendo este um orçamento de consolidação da pressão tributária sobre as empresas e as famílias”. No final da sua intervenção, o autarca deixou a garantia de que “poderão sempre contar com a nossa disponibilidade e preocupação em procurar manter informado o tecido empresarial do concelho”.
Ana Reis, tax director da PWC, referiu que a experiência do evento realizado em 2018 “foi bastante gratificante”, com uma grande adesão de pessoas, “daí voltarmos este ano para mais uma sessão fora dos grandes centros urbanos”.
A vertente mais técnica da Lei n.º 71/2018, de 31 de dezembro, ou OE 2019, foi explicada pelos especialistas da PWC, que fizeram uma apresentação das principais medidas constantes do documento, dando a conhecer algumas das alterações introduzidas pelo governo para este ano, nomeadamente nos impostos sobre o rendimento das pessoas coletivas e das pessoas singulares, sobre o património, e em matéria de justiça tributária. Foram ainda afloradas as alterações introduzidas no novo regime contributivo dos recibos verdes, designadamente no que respeita às taxas, prazos e a forma de apuramento e de entrega da declaração de rendimentos dos trabalhadores independentes.
No final, houve ainda tempo para o esclarecimento de dúvidas suscitadas por pessoas presentes na sessão.

 

 

 

 

CINETEATRO ANADIA APRESENTA ESPETÁCULO DE FILIPE LA FÉRIA

 


Marina Mota e João Baião protagonizam comédia musical

 

“Eu saio na próxima e você?”, uma comédia musical de Filipe La Féria, protagonizada por Marina Mota e João Baião, chNws 2019 006 0209 Cult Teatro fotoega a Anadia no próximo dia 9 de fevereiro, pelas 21h30, para assinalar o 10.º aniversário do seu cineteatro.
A trama gira em torno de um homem e de uma mulher que se conhecem no metro de Lisboa, nos anos 70 do século passado. Começam a conversar, decidem voltar a encontrar-se e, após um mês de contactos, casam-se, mas o matrimónio está condenado ao fracasso. Ambos se dirigem ao público apresentando as suas razões para o falhanço da relação, recordando personagens do passado e experiências que os marcaram e que influenciaram comportamentos posteriores. A comédia e o musical cruzam-se nas suas vidas, partilhando com o público os seus problemas e desavenças nas suas diferentes fases.
“Eu Saio na Próxima e Você?” é um retrato geracional, um choque ideológico resultante da mudança da ditadura para a democracia, através da libertação sexual e da liberdade que a mulher conquistou na transformação de Portugal desde os anos sessenta até aos nossos dias.
Prova de fogo para dois maravilhosos comediantes, Marina Mota e João Baião, que têm as interpretações mais exigentes e extraordinárias das suas vidas nesta versão portuguesa de Filipe La Féria para o texto de Adolfo Marsilhach.
Os bilhetes já se encontram à venda e podem ser adquiridos no Cineteatro Anadia às sextas-feiras e sábados, das 20h00 às 23h00, e no dia do espetáculo, a partir das 14h00. Os bilhetes têm o custo de 18, 15 e 12,50 euros para a 1ª plateia, 2ª plateia e balcão, respetivamente. Os ingressos estão também disponíveis na bilheteira online - BOL (www.bol.pt), nos CTT, Fnac, Worten e noutros postos BOL.

 

 

 

 

BOLSAS DE ESTUDO DO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES DE ANADIA

 

 

Novo período de candidaturas entre 7 e 18 de janeiro

 

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua reunião do passado dia 2 de janeiro, a atribuição de oito bolsas de estudo a estudantes do ensino superior, no valor de mil euros cada, no âmbito do Regulamento Geral de Ação Social (RGAS). Nws 2019 005 0102 Educ BEstud fFreepik
Candidataram-se às bolsas 58 estudantes do concelho de Anadia, mas, na análise dos processos, a equipa técnica apurou que apenas oito reuniam as condições especiais de atribuição previstas no artigo 55.º do RGAS.
Atendendo ao facto de não poderem ser atribuídas as 50 bolsas de estudo aprovadas na sua reunião do passado dia 1 de agosto último, o executivo municipal deliberou a abertura de novo procedimento com vista à atribuição das 42 bolsas sobrantes.
Os interessados dispõem agora de um período de 10 dias úteis, com início a 7 de janeiro e terminus a 18 do mesmo mês, para apresentarem as suas candidaturas. Para tal, deverão preencher o respetivo requerimento, disponível no sítio do município na internet, em www.cm-anadia.pt, e entregá-lo, presencialmente, no Serviço de Ação Social do Município de Anadia, acompanhado dos documentos necessários à apreciação do pedido. Para quaisquer esclarecimentos, poderão contactar o referido serviço, através dos números de telefone 231 510 484/6 ou dirigindo-se ao Centro Cultural de Anadia, onde o mesmo se encontra instalado.
A “Bolsa de Estudo a Estudantes do Ensino Superior” consiste num benefício monetário elegível para estudantes que estejam matriculados ou inscritos no ensino superior para frequência de cursos, devidamente homologados, que confiram os graus académicos de técnico superior profissional, licenciatura ou mestrado, ministrados em estabelecimentos de ensino públicos ou privados, em Portugal. O benefício consiste numa prestação pecuniária anual, destinada a comparticipar os encargos com a frequência de um curso, atribuída pelo Município de Anadia a fundo perdido, e paga em quatro prestações ao longo do ano letivo.

 

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA CEDE EDIFÍCIO AO NÚCLEO DE CICLOTURISMO DA BAIRRADA

 


Antigo jardim de infância de Samel torna-se sede da associação

 

O Município de Anadia celebrou, no passado dia 3 de janeiro, um protocolo tripartido visando a cedência do edifício do Jardim de Infância de Samel ao NúcleNws 2019 004 0103 Desp NCicB fotoo de Cicloturismo da Bairrada. O documento foi firmado pelos representantes máximos da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, Dinis Torres, e do Núcleo de Cicloturismo da Bairrada, Fernando Alves.
O espaço, que se encontrava devoluto desde o final do ano letivo 2017/2018, passa agora a ser a sede do Núcleo de Cicloturismo da Bairrada, proporcionando condições adequadas para a planificação e desenvolvimento das suas atividades.
De acordo com o protocolo assinado, o Núcleo é responsável pela manutenção dos espaços, sendo que quaisquer obras de conservação ou beneficiação serão executadas por sua conta, mediante autorização prévia da Câmara Municipal. A coletividade terá ainda de suportar as despesas com o consumo de água e de energia elétrica.
De referir que a cedência das instalações a esta associação foi aprovada na reunião do executivo municipal realizada no passado dia 5 de dezembro.
O Núcleo de Cicloturismo da Bairrada, fundado em novembro de 2008, ocupava, a título provisório, uma sala cedida por um habitante da localidade, espaço que não reunia as condições suficientes para o desenvolvimento da sua atividade.

 

 

 

 

 

CASTILLA Y LEÓN E VAGOS VENCEM TORNEIO INTERNACIONAL DE BASQUETEBOL EM ANADIA

 

 

 

Nws 2019 003 1228 Desp Basquet fotoAs equipas masculina de sub-16 de Castilla y Leon e feminina de sub-19 do Vagos foram as grandes vencedoras do III Torneio Internacional de Basquetebol, que decorreu em Anadia, nos passados dias 28 e 29 de dezembro, no Pavilhão Municipal e no Pavilhão de Desportos.
O evento foi organizado pelas associações de basquetebol de Aveiro e do Porto, com o apoio Município de Anadia, candidato a Cidade Europeia do Desporto em 2020.
Esta competição teve como propósito proporcionar aos jovens atletas, que integram as suas seleções distritais, momentos competitivos únicos e que representem um estímulo acrescido no seu percurso de formação enquanto jovens praticantes.


Resultados:

Masculinos:
AB Aveiro 57 - FB Castilla y León 78
AB Porto 97 - FB Galícia 77
AB Aveiro 97 - FB Galícia 53
AB Porto 75 - FB Castilla y León 89
AB Aveiro 62 - AB Porto 64
FB Galícia 58 - FB Castilla y León 93

Classificação:
1.º FB Castilla y León
2.º AB Porto
3.º AB Aveiro
4.º FB Galícia

Femininos:
AB Porto 41 - Vagos 71
AB Aveiro 52 - Vagos 64
AB Porto 77 - FB Galícia 76
AB Aveiro 40 - FB Galícia 65
FB Galícia 42 - Vagos 67
AB Aveiro 64 - AB Porto 49


Classificação:
1.º Vagos
2.º FB Galícia
3.º AB Aveiro
4.º AB Porto

 

 

VELÓDROMO DE SANGALHOS ACOLHE TROFÉU BENTO PESSOA

 

 

 

 Nws 2019 002 0105 Desp Ciclismo foto

O Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos vai ser palco, amanhã, sábado, 5 de janeiro, a partir das 10h00, do Troféu Bento Pessoa, prova de ciclismo de pista disputada nas categorias de juvenis e cadetes. O evento marca o arranque da Taça de Portugal de Pista e, simultaneamente, o Campeonato Nacional de Omnium, em elite.
Em paralelo com as provas pontuáveis para a Taça, disputa-se o Campeonato Nacional de Omnium para elite masculina e feminina, prova importante para a soma de pontos para o ranking, tendo em vista o objetivo de qualificação para os Jogos Olímpicos.
Para o dia 19 de janeiro, também no Velódromo Nacional, está agendado o Troféu Alves Barbosa, em juniores e elites masculinos e femininos, a contar também para a Taça de Portugal de Pista.

 

 

 

 

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA APOIA ASSOCIAÇÃO QUATRO PATAS E FOCINHOS

 


A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua reunião de 19 de dezembro último, a atribuição de uma verba de 1500 euros à Associação Quatro Patas e Focinhos, pela colaboração que esta associação vem prestando àNws 2019 001 1219 Amb Anim fotoFreepik autarquia.
A Associação Quatro Patas e Focinhos é uma coletividade sem fins lucrativos, formada por um grupo de voluntários que atua nas áreas dos concelhos de Anadia e de Mealhada, sinalizando animais abandonados, fazendo o respetivo acompanhamento, e promovendo a sua adoção.
Graças à ação de uma voluntária, a associação tem desenvolvido um importante trabalho de apoio diário ao canil instalado no estaleiro municipal, nomeadamente em matéria de alimentação, limpeza das instalações, e promoção da socialização entre os animais, bem como com a preparação e divulgação para adoção. O apoio à gestão do espaço disponível tem sido fulcral, na medida em que a capacidade das instalações se encontra lotada.
Com a atribuição deste apoio, o Município de Anadia reconhece a dedicação e o importante trabalho que os elementos Associação Quatro Patas e Focinhos vêm desenvolvendo no acompanhamento e cuidado dos animais.

 

 

 

“NASCER EM ANADIA” JÁ CONTEMPLOU 15 FAMÍLIAS

 

 

Seis benefícios de incentivo à natalidade, no valor de mil euros cada, foram aprovados pela Câmara Municipal de Anadia no passado dia 19 de dezembro, elevando para 15 o número de famílias apoiadas, desde outubroNws 2018 295 1219 AS ApNat press Freepik último, no âmbito da medida “Nascer Anadiense”.
Esta medida, prevista no Regulamento Geral de Ação Social do Município de Anadia (RGAS), visa incentivar a natalidade, e destina-se a crianças nascidas ou adotadas em famílias com residência há mais de um ano e recenseamento no concelho de Anadia. Trata-se de um apoio pecuniário destinado a compensar os gastos, em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança, sendo elegíveis, para o efeito, despesas respeitantes, nomeadamente, a vacinas não contempladas no Plano Nacional de Vacinação, assistência médica e medicamentosa, artigos de puericultura e mobiliário, equipamentos de segurança, higiene e conforto, vestuário e calçado, em adequação com a idade da criança. Ainda segundo o regulamento, metade do montante do incentivo atribuído terá de ser despendido em estabelecimentos comerciais sitos na área do concelho de Anadia.
Aprovado pela Assembleia Municipal, na sessão ordinária de 29 de junho último, o RGAS entrou em vigor no dia 7 de agosto, contemplando a atribuição de benefícios e a ação social de iniciativa municipal a ser promovida na área de circunscrição territorial do Município de Anadia, sempre que tais matérias não sejam objeto de regras específicas diversas, contidas em diploma legal ou regulamentar especial. Nesse enquadramento, o regulamento prevê, para além do incentivo à natalidade, a atribuição de outros benefícios, por parte da autarquia, nomeadamente o Fundo Social, a comparticipação de despesas com medicamentos, apoio na melhoria habitacional, apoio ao arrendamento urbano para fim habitacional, e bolsas de estudo a estudantes do ensino superior.

 

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA VAI PROMOVER CONCURSO ESCOLAR “LER & APRENDER”

 


A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na reunião do passado dia 19 de dezembro, a realização de mais uma ediçNws 2018 294 0405 BMA LerFreepickão de “Ler & Aprender”, um concurso escolar direcionado para os alunos das instituições de ensino do concelho, tendo como propósito promover hábitos de leitura e incentivar a escrita criativa.
A iniciativa prevê a criação, individual, de textos inéditos nos diversos géneros literários, enfatizando a correção linguística e a expressão literária. Podem participar os alunos do 1º. Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, incluindo os do Ensino Profissional e do Programa Qualifica, que frequentam as escolas do concelho de Anadia. A novidade desta edição é o alargamento do concurso aos alunos da Universidade Sénior da Curia.
De acordo com as normas agora aprovadas, os prémios monetários, no valor de cem euros, serão atribuídos aos estabelecimentos de ensino, destinando-se à melhoria dos serviços prestados pelas bibliotecas escolares, ou seja, serão investidos na aquisição de fundo documental e de equipamentos diversos. Aos alunos vencedores serão atribuídos certificados de participação e cheques-livro no valor de 25 euros.

 

 

 

DESTACAMENTO DA GNR DE ANADIA COM NOVA VIATURA

 


Veículo elétrico foi adquirido pelos Municípios de Anadia e Mealhada

 

As Câmaras Municipais de Anadia e da Mealhada entregaram, no dia 28 de dezembro, ao Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Anadia, umaNws 2018 293 1228 Seg GNR foto viatura elétrica que ficará adstrita à sua Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, responsável por programas como “Escola Segura”, “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, e “Comércio em Segurança”.
A viatura, que irá servir os concelhos de Anadia e Mealhada, é a primeira movida a energia elétrica no Comando Territorial de Aveiro. Com autonomia para cerca de 400 km, vai substituir a “velhinha” e “gasta” viatura da “Escola Segura”, ainda em funcionamento.  O seu custo foi de cerca de 30 mil euros, repartido pelos dois municípios, mediante protocolo.
No momento da entrega foi também firmado um protocolo tripartido de cedência do veículo para apoio às ações promovidas no âmbito do programa “Escola Segura”. O automóvel será emprestado à GNR a título gratuito, para utilização, pelos seus efetivos, nas missões que desenvolvem nos territórios dos dois concelhos, nomeadamente no apoio aos estabelecimentos escolares.
Na ocasião, o comandante territorial, Nelson Couto, agradeceu o apoio dado à GNR pelas entidades municipais, bem como a sensibilidade que tiveram em dotar de melhores condições os militares afetos a estes serviços de policiamento comunitário. Sublinhou, ainda, a importância destes serviços, muito necessários e úteis, e que ganham cada vez mais relevância na sociedade.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, deixou um agradecimento à Câmara da Mealhada, pela colaboração e entendimento nesta iniciativa, considerando que “esta é uma boa forma de rentabilizarmos os recursos”. A autarca sublinhou ainda que a viatura elétrica é uma “mais-valia”,em termos ambientais, e que, por outro lado, “torna-se mais económica para a GNR”.

Requalificação do quartel da GNR
A requalificação do quartel da GNR de Anadia, sede do Destacamento Territorial, é outro dos anseios dos militares para que haja maio funcionalidade e melhores condições de trabalho, uma vez que as atuais instalações se encontram bastante degradadas.
Com o intuito de resolver esta situação, o Município de Anadia firmou, no passado mês de setembro, um protocolo de colaboração com a Secretaria-Geral da Administração Interna e com a GNR, com vista à celebração de contrato interadministrativo para reabilitação e adaptação do imóvel, a fim de dotar aquele organismo de instalações adequadas ao desempenho da missão policial, tendo em vista garantir a segurança e tranquilidade dos munícipes.
Neste momento, encontram-se em elaboração os projetos de especialidade, suportados pelo Município de Anadia, tendo por base o programa funcional estabelecido pela GNR. Maria Teresa Cardoso adiantou que os projetos se encontram em bom andamento, prevendo-se que o concurso da empreitada possa ser lançado no decorrer do primeiro trimestre de 2019. As obras terão um prazo de execução de cerca de um ano e serão suportadas pelo Ministério da Administração Interna.
Para além de dotar o edifício de melhores condições de funcionalidade e comodidade, a intervenção irá permitir aos profissionais daquela força de segurança uma maior eficiência no desempenho das suas funções.

 

 

 

BAIRRADA CYCLING TEAM RECEBE APOIO DO MUNICÍPIO DE ANADIA

 

 

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua reunião do passado dia 19 de dezembro, a atribuição de uma verba de 20 mil euros à Bairrada Cycling Team /  Clube de Ciclismo da Bairrada, destinada a Nws 2018 292 1219 Desp BCT fotoapoiar a atividade da coletividade durante a época 2018/2019.
Este apoio foi concedido no âmbito do Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Desportivo (PAMDD), e será formalizado através da celebração de um contrato-programa de desenvolvimento desportivo. O pagamento da verba será feito em 2019, em duas prestações de igual valor, a primeira até ao final do mês de março, e a segunda até ao final do mês de junho.
O PAMDD visa orientar a concessão de apoios pela Câmara Municipal de Anadia, nos termos da legislação em vigor, assim como estabelecer um modelo criterioso de benefícios públicos que apoie, de forma adequada, as associações desportivas, garantindo princípios como a equidade, a proporcionalidade, a legalidade, a transparência, a universalidade, a igualdade e a prossecução do interesse público, entre outros.

 

 

 

CINETEATRO ANADIA RECEBE CONCERTO DE ANO NOVO

 

 

 

Orquestra Filarmonia das Beiras convida Cristina Branco e Luís FigueiredoNws 2018 291 0111 Cult ConcANv foto


O Cineteatro Anadia volta a ser palco para o Concerto de Ano Novo e Reis, que se realiza, no dia 11 de janeiro, pelas 21h30, interpretado, como já vem sendo hábito, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, mas este ano acompanhada por Cristina Branco e por Luís Figueiredo.
Mantendo a tradição vienense, a orquestra irá executar valsas, polcas e marchas de Strauss, peças musicais cujo ritmo festivo marcará o início de 2019. Dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço, a Filarmonia das Beiras convida para este espetáculo a cantora Cristina Branco e o pianista Luís Figueiredo.
Os bilhetes podem ser adquiridos no Cineteatro Anadia às sextas-feiras e sábados, das 20h00 às 23h00, e no dia do espetáculo, a partir das 14h00. Os ingressos estão também disponíveis na bilheteira online BOL (www.bol.pt), nos CTT, Fnac, Worten e noutros postos BOL. O bilhete tem o custo de oito euros, estando reservado um desconto de cinquenta por cento aos portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior, bem como às crianças dos seis aos 11 anos de idade.

 

 

 

 

 

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA ATRIBUI APOIO EXTRA AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

 

 


Nws 2018 290 1219 Amb BVA foto
A Câmara Municipal de Anadia deliberou, na sua reunião do passado dia 19 de dezembro, atribuir uma verba adicional de 15.000 euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA), para reforço dos meios de atuação.
A soma agora concedida destina-se a apoiar a atividade regular e operacional da coletividade, designadamente a reparação de veículo de desencarceramento e outros. Recorde-se que, no passado mês de agosto, o Município de Anadia firmou três protocolos de apoio com a AHBVA, no valor de cerca de 100 mil euros, um dos quais destinado à compra de uma ambulância, devidamente equipada.

 

 

 

 

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA E ERSUC ENTREGAM CHEQUE AOS BOMBEIROS

 

 

Nws 2018 289 1220 Amb BVA
A Câmara Municipal de Anadia e a ERSUC entregaram, no passado dia 20 de dezembro, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, um cheque no valor de 161,60 euros, resultante do projeto “Ecoevento” que decorreu durante a edição 2018 de “Anadia Capital do espumante - Feira da Vinha e do Vinho”.
De recordar que o certame assumiu este ano uma vertente mais ambiental, graças à a dinamização do projeto “EcoEvento”, promovido pelo Município de Anadia e pela ERSUC, nos termos de um protocolo de parceria celebrado entre as duas entidades. Durante os 10 dias da feira, tiveram lugar várias ações de sensibilização junto dos expositores e visitantes, alertando-os para a importância da adoção de boas práticas ambientais.
Pelo recinto da feira foram espalhados diversos ecopontos, tendo sido recolhidos 120 kg de papel, 500 kg de embalagens e 3500 kg de vidro, num total de 4120 kg. O lixo foi recolhido e comprado pela ERSUC, revertendo a receita para os Bombeiros Voluntários de Anadia, a qual foi agora entregue.
É intenção do Município de Anadia dar continuidade a este projeto, como forma de alertar a população para a necessidade de uma gestão adequada dos resíduos.

 

 

 

ANADIA RECEBE III TORNEIO INTERNACIONAL DE BASQUETEBOL

 

 

Nws 2018 288 1228 Desp Basquet foto

A cidade de Anadia volta a ser palco de uma grande competição desportiva, recebendo, nos próximos dias 28 e 29 de dezembro, nos dois pavilhões - Municipal e de Desportos -, o III Torneio Internacional de Basquetebol, no escalão de sub 16, feminino e masculino. O evento, com entrada gratuita, é organizado pelas Associações de Basquetebol de Aveiro e do Porto, com o apoio do Município de Anadia, candidato a Cidade Europeia do Desporto em 2020.
A prova conta com a participação das seleções masculinas e femininas de Aveiro, Porto e Galiza, da seleção masculina de Castilla Y Leon e ainda da equipa feminina de sub 19 da AD Vagos.
A competição tem como propósito proporcionar aos atletas, que integram as suas seleções distritais, momentos competitivos únicos e que representem um estímulo acrescido no seu percurso de formação enquanto jovens praticantes.


Calendário dos jogos:

MASCULINOS (Pavilhão Municipal de Anadia)

6.ª feira
15h00: AB Aveiro – Castilla y León
17h00: AB Porto – Galícia
19h00: AB Aveiro – Galícia

Sábado
10h00: AB Porto – Castilla y León
12h00: AB Aveiro – AB Porto
15h30: Galícia – Castilla y León

FEMININOS (Pavilhão de Desportos de Anadia)

6.ª feira
15h00: AB Porto – AD Vagos
17h00: AB Aveiro – AD Vagos
19h00: AB Porto – Galícia

Sábado
9h30: AB Aveiro – Galícia
11h30: Galícia – AD Vagos
14h30: AB Aveiro – AB Porto

 

 

 

MUNICÍPIO VAI REVER CARTA EDUCATIVA DE ANADIA

 

 

O Município de Anadia vai proceder à revisão da Carta Educativa do Município, dez anos depois de o documento ter sidNws 2018 287 1219 Educ Carta fotoo homologado pelo Ministério da Educação. A autorização para o procedimento foi deliberada na reunião de executivo do passado dia 19 de dezembro.
A Carta Educativa do Município de Anadia foi homologada em fevereiro de 2008, com base no parecer favorável conjunto emitido pela Diretora Regional de Educação do Centro e pelo Diretor Geral do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação. Decorrido este tempo, impõe-se a revisão do documento para efeitos do cumprimento de disposições legais e para corrigir a desconformidade verificada entre a atual oferta e a proposta de rede plasmada no documento.
A natural evolução socioeconómica ocorrida nos últimos anos, e o conjunto de alterações verificado no sistema educativo, nomeadamente em matéria de oferta da componente socioeducativa e das várias respostas no âmbito da ação social escolar, são outros fatores que concorrem para a necessidade de atualização e de adequação do documento em vigor.
A carta educativa tem por objeto a identificação, a nível municipal, dos edifícios e equipamentos educativos, e respetiva localização geográfica, bem como das ofertas educativas do pré-escolar, dos ensinos básico e secundário, incluindo as suas modalidades especiais, e da educação extraescolar.

 

 

 

 

Notas de Imprensa

 

 

 

Notas de Imprensa - 2019

 

2019

 

pdf   Nws_2019_014_0218_Amb_PMDFloresta_press

 

pdf   Nws_2019_013_0116_CMA_Compet_press

 

pdf   Nws_2019_012_00112_Desp_Columb_press

 

pdf   Nws_2019_011_0117_OP_Obras_press

 

pdf   Nws_2019_010_0118_Desp_And2020_press

 

pdf   Nws_2019_009_0119_Desp_Ciclismo_press

 

pdf   Nws_2019_008_0111_Natal_Sorteio_press

 

pdf   Nws_2019_007_0110_Empreend_OE2019_press

 

pdf   Nws_2019_006_0209_Cult_Teatro_press

 

pdf   Nws_2019_005_0102_Educ_BEstud_press

 

pdf   Nws_2019_004_0103_Desp_NCicB_press

 

pdf   Nws_2019_003_1228_Desp_Basquet_press

 

pdf   Nws_2019_002_0105_Desp_Ciclismo_press

 

pdf   Nws_2019_001_1219_Amb_Anim_press

 

 

Notas de Imprensa - 2018

 

2018

 

pdf   Nws_2018_295_1219_AS_ApNat_press

 

pdf   Nws_2018_294_0405_BMA_Ler_press

 

pdf   Nws_2018_293_1228_Seg_GNR_press

 

pdf   Nws_2018_292_1219_Desp_BCT_press

 

pdf   Nws_2018_291_0111_Cult_ConcANv_press

 

pdf   Nws_2018_290_1219_Amb_BVA_press

 

pdf   Nws_2018_289_1220_Amb_BVA_press

 

pdf   Nws_2018_288_1228_Desp_Basquet_press

 

pdf   Nws_2018_287_1219_Educ_Carta_press

 

pdf   Nws_2018_286_1219_Assocs_Apoios_press

 

pdf   Nws_2018_285_1219_Empreend_Vinho_press

 

pdf   Nws_2018_284_0000_AS_UMAA_press

 

pdf   Nws_2018_283_1219_Educ_PRL_press

 

pdf   Nws_2018_282_1219_Assocs_Instalac_press

 

pdf   Nws_2018_281_1219_ObMun_RuaJMaia_press

 

pdf   Nws_2018_280_1215_Desp_Pool_press

 

pdf  Nws_2018_279_1216_Desp_CicloTur_press

 

pdf  Nws_2018_278_1214_Desp_Form_press

 

pdf  Nws_2018_277_1215_RH_SBV_press

 

pdf  Nws_2018_276_1213_Educ_InstDesp_press

 

pdf  Nws_2018_275_0110_Empreend_OE2019_press

 

pdf  Nws_2018_274_1213_Educ_Analfab_press

 

pdf  Nws_2018_273_1211_Amb_EcoP_press

 

pdfNws_2018_272_1208_MVB_Expo_press

 

pdf  Nws_2018_271_1208_AS_Volunt_press

 

pdf  Nws_2018_270_0106_Natal_Anim_press

 

pdf  Nws_2018_269_1205_AS_ApNat_press

 

pdf  Nws_2018_268_1229_Cult_Madag_press

 

pdf  Nws_2018_267_1205_Empreend_Invest_press

 

pdf  Nws_2018_266_1205_AS_Cabazes_press

 

pdf  Nws_2018_265_1203_Desp_Ferias_press

 

pdf  Nws_2018_264_1130_Educ_CidadesEduc_press

 

pdf  Nws_2018_263_1201_Natal_PaiNatal_press

 

pdf  Nws_2018_262_1208_Desp_Ciclotur_press

 

pdf  Nws_2018_261_1208_MVB_Expo_press

 

pdf  Nws_2018_260_0927_Desp_SSemedo_press

 

pdf  Nws_2018_259_1129_Amb_EcoXXI_press

 

pdf  Nws_2018_258_1201_Cult_Natal_press

 

pdf  Nws_2018_257_1123_AM_OE2019_press

 

pdf  Nws_2018_256_1121_Amb_Floresta_press

 

pdf  Nws_2018_255_1207_Desp_CicPista_press

 

pdf  Nws_2018_254_1121_Urb_PDM_press

 

pdf  Nws_2018_253_1121_Educ_Apoios_press

 

pdf  Nws_2018_252_1201_Cult_PaiNatal_press

 

pdf  Nws_2018_251_1122_AS_ArteComVida_press

 

pdf  Nws_2018_250_1121_Desp_AssocPedralva_press

 

pdf   Nws_2018_249_1121_Amb_Floresta_press

 

pdf   Nws_2018_248_1121_Empreend_Invest_press

 

pdf  Nws_2018_246_1113_MVB_MasterC_press

 

pdf  Nws_2018_244_1116_AS_ApEstudo_press

 

pdf  Nws_2018_243_1115_AS_ArtComVida_press

 

pdf  Nws_2018_242_1107_Urb_ParqUrb_press

 

pdf  Nws_2018_241_1116_Desp_Eventos_press

 

pdf  Nws_2018_240_1201_Cult_Grease_press

 

pdfNws_2018_239_1219_Educ_PRLapa_press

 

pdfNws_2018_238_1217_Desp_Férias_press

 

pdfNws_2018_237_1031_Desp_And2020_press

 

pdf  Nws_2018_236_1115_MVB_JRPateiro_press

 

pdf  Nws_2018_235_1201_Natal_Sorteio_press

 

pdf  Nws_2018_234_1107_AS_ApNat_press

 

pdf  Nws_2018_233_1106_Juv_FeiraArtes_press

 

pdf  Nws_2018_232_1118_AS_ArtComVida_press

 

pdf  Nws_2018_231_1024_Empreend_Pizzaiola_press

 

pdf  Nws_2018_230_1030_CMA_IMI_press

 

pdf  Nws_2018_229_1030_CMA_Derrama_press

 

pdf  Nws_2018_228_1030_CMA_Orçam_press

 

pdf  Nws_2018_227_1031_BMA_NBruxas_press

 

pdf  Nws_2018_226_1031_Amb_EcoP_press

 

pdf  Nws_2018_225_1029_Desp_ContratosDesp_press

 

pdf  Nws_2018_224_1030_Desp_And2020_press

 

pdf  Nws_2018_223_1024_Empreend_Talento_press

 

pdf  Nws_2018_222_1024_Empreend_Protoc_press

 

pdf  Nws_2018_221_1031_CMA_MercFlores_press

 

pdf  Nws_2018_220_1031_Desp_And2020_press

 

pdf  Nws_2018_219_1111_Cult_Artesan_press

 

 pdf  Nws_2018_218_1103_Cult_Teatro_press

 

pdf  Nws_2018_217_1018_Educ_AEA_press

 

pdf  Nws_2018_216_1018_Juv_OPJA_press

 

pdf  Nws_2018_215_1018_Empreend_Apoio_press

 

pdf  Nws_2018_214_1127_Desp_MediaCup_press

 

 pdf  Nws_2018_213_1023_Empreend_CTP_press

 

pdf  _Nws_2018_212_1017_AS_UnidMóvel_press

 

pdf  Nws_2018_211_1016_AS_CPCJ_press

 

pdf  Nws_2018_210_1019_AM_SessaoExtr_press

 

pdf  Nws_2018_209_1031_BMA_Bruxas_press

 

pdf  Nws_2018_208_1015_BMA_Aliment_press

 

pdf  Nws_2018_207_1015_AS_AndSocial_press

 

pdf  Nws_2018_206_1002_Seg_GNR_press

 

pdf  Nws_2018_205_1003_AS_ApNat_press

 

pdf  Nws_2018_204_1012_Amb_b-AND_press

 

pdf  Nws_2018_203_1009_MVB_Masterclass2_press

 

pdf  Nws_2018_202_1004_Amb_BVerde_press

 

pdf  Nws_2018_201_1003_Empreend_press

 

pdf  Nws_2018_200_1003_AS_ApIPSS_press

 

pdf  Nws_2018_199_1003_Desp_Kickb_press

 

pdf  Nws_2018_198_1003_Desp_AlvesB_press

 

pdfNws_2018_197_1003_Desp_ApoioDesp_press

 

pdfNws_2018_196_0925_BMA_Certif_press

 

pdfNws_2018_195_0925_Empreend_Apoios_press

 

pdfNws_2018_194_0927_Desp_SSemedo_press.pdf

 

pdfNws_2018_193_0923_Desp_SemEurDesp_press

 

pdfNws_2018_192_0916_Desp_Malha_press

 

pdfNws_2018_191_0925_Empreend_Pt2020_press

 

pdfNws_2018_190_0914_Juv_FestAndJov_press

 

pdfNws_2018_189_1015_AS_DiaIdoso_press

 

pdf  Nws_2018_188_0905_Empreend_Incub_press

 

 pdf Nws_2018_187_0905_Educ_UnivSnr_press

 

pdfNws_2018_186_0914_Juv_FestAndJov_press

 

pdfNws_2018_185_0807_AS_Regulamento_press

 

pdfNws_2018_184_0910_Educ_Bolsas_press

 

pdfNws_2018_183_0902_Cult_Folk_press.

 

pdfNws_2018_182_0818_Cult_LDuckies_press

 

pdfNws_2018_181_0823_BMA_Astronomia_press

 

pdfNws_2018_180_0818_Cult_MArnauth_press

 

pdfNws_2018_179_0809_Desp_CAR_press

 

pdfNws_2018_178_0812_Juv_DiaJuv_press

 

pdfNws_2018_177_0930_Juv_OPJ_press

 

 pdf Nws_2018_176_0802_CMA_Bomb_press

 

pdf  Nws_2018_175_0731_Desp_And2020_press

 

pdf  Nws_2018_174_0731_Desp_And2020_press

 

pdf  Nws_2018_173_0719_AS_FestColor_press

 

pdfNws_2018_172_0718_Desp_MovSnr_press

 

pdfNws_2018_171_0716_AS_Cinema_press

 

pdf  Nws_2018_170_0619_MVB_LPortugal_press

 

pdf  Nws_2018_169_0716_BMA_LivEsc_press

 

pdf  Nws_2018_168_0712_RH_ACEP_press

 

pdfNws_2018_167_0714_Cult_RLeao_press

 

pdfNws_2018_166_0705_CMA_UMAtend_press

 

pdf Nws_2018_165_0703_BMA_Aniv_press

 

pdf  Nws_2018_164_0626_Amb_Prot_press

 

pdf  Nws_2018_163_0707_MVB_Expos_press

 

pdf  Nws_2018_162_0331_BMA_Letras_press

 

pdfNws_2018_161_0707_BMA_Acamp_press

 

pdfNws_2018_160_0705_BMA_Aniv_press

 

pdfNws_2018_159_0618_Educ_Teat_press

 

pdf  Nws_2018_158_0715_Cult_ClubA_press

 

pdf  Nws_2018_157_0622_Tur_FVV

 

pdf  Nws_2018_156_0702_FDesp_press

 

pdfNws_2018_155_0622_Amb_FVV_press

 

pdfNws_2018_154_0621_Cult_JulioP_press

 

pdf  Nws_2018_153_0615_Desp_Futeb_press

 

pdf  Nws_2018_152_0606_CMA_RFC_press

 

pdf  Nws_2018_151_0615_Desp_Pisc_press

 

pdf Nws_2018_150_0615_Cult_DCombo_press

 

pdf Nws_2018_149_0613_Desp_ABIMOTA_press

 

pdf Nws_2018_148_0531_Amb_Vet_press

 

pdf Nws_2018_147_0608_Cult_SSobral_press

 

pdf Nws_2018_146_0529_AS_Fatima_press

 

pdf Nws_2018_145_0609_Cult_Sard_press

 

pdf Nws_2018_144_0601_Amb_FeiraAmb_press

 

pdf Nws_2018_143_0601_Amb_FeiraAmb_press

 

pdf Nws_2018_142_0601_Cult_6F_press

 

pdf Nws_2018_141_0705_Empreend_ZI-VB_press

 

pdf Nws_2018_140_0601_Tur_Termas_press

 

pdf Nws_2018_139_0615_Juv_OPAJ_press

 

pdf Nws_2018_138_0519_BMA_CIL_press

 

pdf Nws_2018_137_0526_Desp_Cic-TPt_press

 

pdf Nws_2018_136_0516_Desp_CCAT_press

 

pdfNws_2018_135_0516_CMA_Subsid_press

 

pdfNws_2018_134_0526_MVB_AFashionN_press

 

pdf Nws_2018_133_0526_BMA_Hor_press

 

pdf Nws_2018_132_0518_Educ_ScKid'sTalent_press

 

pdf Nws_2018_131_Desp_AndWineRun_press

 

pdf Nws_2018_129_0514_CMA_JIBlv_press

 

pdf Nws_2018_128_0514_Empreend_Id&Neg_press

 

pdf Nws_2018_127_0514_Empreend_Apoios_press

 

pdf Nws_2018_126_Amb_FeiraAmb_press

 

pdf Nws_2018_125_0504_JUV_OPJ_press

 

pdf Nws_2018_124_0518_Educ_Kids_press

 

pdf Nws_2018_123_0510_CMA_Trab_press

 

pdf Nws_2018_122_0519_Desp_NeonRun_press

 

pdf Nws_2018_121_0510_CMA_Feriado_press

 

pdf Nws_2018_120_0506_Desp_ManifAnd2020_press

 

pdf Nws_2018_119_0513_Desp_8aos80_press

 

pdf Nws_2018_118_0404_Desp_XCO_press

 

pdf Nws_2018_117_0525_Cult_GLírica_press

 

pdf Nws_2018_116_0510_Cult_FMediev_press

 

pdf Nws_2018_114_0506_Desp_ManifAnd2020_press

 

pdf Nws_2018_113_0428_MVB_Tex_press

 

pdf Nws_2018_112_0427_Amb_Eco-Esc_press

 

pdf Nws_2018_111_0418_CMA_ATM_press

 

pdf Nws_2018_110_0511_Empreend_AIDA_press

 

pdf Nws_2018_109_0418_CMA_Assoc_press

 

pdf Nws_2018_108_0425_AMA&CMA_25Ab_press

 

pdf Nws_2018_107_0428_MVB_Tex_press

 

pdf Nws_2018_106_0501_Juv_OPJ_press

 

pdf Nws_2018_105_0424_Empreend_Invest_press

 

pdf Nws_2018_104_0423_Cult_25Ab_press

 

pdf Nws_2018_103_0418_CMA_JFMoita_press

 

pdf Nws_2018_102_0418_CMA_VPesar_press

 

pdf Nws_2018_101_0419_BMA_Leituras_press

 

pdf Nws_2018_100_0505_Cult_RaqTavares_press

 

pdfNws_2018_099_0419_AS_ArtCVida_press

 

pdf Nws_2018_098_0404_Desp_XCO_press

 

pdf Nws_2018_097_0425_CMA_25Ab_press

 

pdf Nws_2018_096_0414_Art_BustoVSeabra_press

 

pdf Nws_2018_095_0421_Desp_Nat_press

 

pdf Nws_2018_094_0414_Desp_And2020_press

 

pdf Nws_2018_093_0430_Cult_Zeca

 

pdf Nws_2018_092_0404_CMA_Contas_press

 

pdf Nws_2018_091_0414_Edic_ViscSeabra

 

pdf Nws_2018_090_0419_MVB_JCarranca_press

 

pdf Nws_2018_089_0414_Cult_Ala

 

pdf Nws_2018_088_0410_Empreend_IFRRU_press

 

pdf Nws_2018_087_0501_F-Artesan_press

 

pdf Nws_2018_086_0408_Desp_BTT-XCR_press

 

pdf Nws_2018_084_0401_CMA_AgEvent_press

 

pdf Nws_2018_083_0403_Desp_And2020_press

 

pdf Nws_2018_082_0424_Cult_Visto_press

 

pdf Nws_2018_081_0328_Desp_Estag_press

 

pdf Nws_2018_080_0321_Assoc_Subs_press

 

pdf Nws_2018_079_0321_CMA_Sang_press

 

pdf Nws_2018_078_0321_CMA_Sang-t_press

 

pdf Nws_2018_077_0414_Cult_Ala

 

pdf Nws_2018_076_0418_MVB_JCarranca

 

pdf Nws_2018_075_0321_CMA_OPAnd_press

 

pdf Nws_2018_074_0501_CMA_OPJ_press

 

pdf Nws_2018_073_0410_Empreend_IFRRU_press

 

pdf Nws_2018_072_0321_AMA_ANAM_press

 

pdf Nws_2018_071_0321_Amb_DArv_press

 

pdf Nws_2018_070_0321_BMA_DPoesia_press

 

pdf Nws_2018_068_0324_Cult_Teat_Ultimo_press

 

pdf Nws_2018_067_0316_Educ_PC_press

 

pdf Nws_2018_066_0316_Amb_Vespa_press

 

pdf Nws_2018_065_0321_BMA_Poesia_press

 

pdf Nws_2018_064_0316_Empreend_SugarFest_press

 

pdf Nws_2018_063_0307_CMA_AgrupEscut_press

 

pdf Nws_2018_062_0310_Tur_PET_press (1)

 

pdf Nws_2018_061_0309_BMA_CIL-FM_press

 

pdf Nws_2018_060_0308_AS_RedeSoc_press

 

pdf Nws_2018_059_0316_Empreend_SugarC_press

 

pdf Nws_2018_058_0305_Transp_SIM_press

 

pdf Nws_2018_057_0315_MVB_LGuerreiro_press

 

pdf Nws_2018_056_0310_Tur_PET_press

 

pdf Nws_2018_055_0304_Tur_BTL_press

 

pdf Nws_2018_054_0309_BMA_CIL-FM_press

 

pdf Nws_2018_053_0228_Empreend_Invest_press

 

pdf Nws_2018_052_0301_Desp_CAR_press

 

pdf Nws_2018_050_0226_Seg_CMSeg_press

 

pdf Nws_2018_049_0221_Plan_PDM_press

 

pdf Nws_2018_048_0221_ObM_Ag-Grada_press

 

pdf Nws_2018_047_0221_Empreend_ZIPar_press

 

pdf Nws_2018_046_0225_Desp_Sint-VNM_press

 

pdf Nws_2018_045_0221_AS_Reg_press

 

pdf Nws_2018_043_0215_Vin_WT_press

 

pdf Nws_2018_042_0221_Desp_Pisc_press

 

pdf Nws_2018_040_0326_Desp_Ferias_press

 

pdf Nws_2018_039_0223_AS_EstagFr_press

 

pdf Nws_2018_038_0221_Desp_Aguim_press

 

pdf Nws_2018_037_0221_CMA_Bomb_press

 

pdf Nws_2018_036_0316_Amb_VespaAs_press

 

pdf Nws_2018_033_0228_Empreend_Invest_press

 

pdf Nws_2018_032_207_Edic_ViscSeabra_press

 

pdf Nws_2018_031_0207_Educ_CartaEduc_press

 

pdf Nws_2018_029_0207_Educ_BolsasV_press

 

pdf Nws_2018_028_0310_Cult_PGonzo_press

 

pdf Nws_2018_027_0207_ObMun_RedeAg_press

 

pdf Nws_2018_026_0223_Cult_Teat_Porta_press

 

pdf Nws_2018_024_0207_Educ_EscSegura_press

 

pdf Nws_2018_023_0208_AS_BaileCarnaval_press

 

pdf Nws_2018_022_0206_Empreend_Normas_press (1)

 

pdf Nws_2018_021_0205_Desp_PDDesp-And_press

 

pdf Nws_2018_020_0531_MVB_JResende_press

 

pdf Nws_2018_019_0324_Cult_Teat_Ultimo_press

 

pdf Nws_2018_018_0310_Cult_ConcPrimav_press

 

pdf Nws_2018_017_0223_Cult_Teat_Porta_press

 

pdf Nws_2018_015_0128_Desp_Basquet_press

 

pdf Nws_2018_014_0126_Desp_Basquete_press

 

pdf Nws_2018_013_0430_Amb_Florest_press

 

pdf Nws_2018_012_0228_BMA_Letras_press

 

pdf Nws_2018_011_0117_CMAnd_Apoios_press

 

pdf Nws_2018_010_0110_Desp_AndCED_press

 

pdf Nws_2018_009_106_Cult_Natal_press

 

pdf Nws_2018_008_0108_Educ_AventCasaLiv_press

 

pdf Nws_2018_007_0103_BMA_Concurso_press

 

pdf Nws_2018_006_0103_AS_CPCJA_press

 

pdf Nws_2018_005_0103_CMA_Aguim-rua_press

 

pdf Nws_2018_004_0103_ObM_Escolas_press

 

pdf Nws_2018_003_0106_Desp_Esgrima_press

 

pdf Nws_2018_002_1227_Desp_Basqt_press

 

pdf Nws_2018_001_0106_Cult_Conc-Reis_press

 

 

 

end faq

 

 

 

Copyright © 2014 MUNICÍPIO DE ANADIA | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn