OP do Município de Anadia

lOGO opma DESTAQUE web

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO MUNICÍPIO DE ANADIA 2019 ATÉ 15 DE SETEMBRO

Plataforma disponível em:

Os munícipes de Anadia podem, a partir de 1 de agosto, e até 15 de setembro próximo, a apresentar as suas propostas ao Orçamento Participativo do Município de Anadia (OPMA) para o ano 2019.

Permitir à população a eleição de projetos de acordo com os seus interesses, e granjear uma governação mais próxima, centrada nas pessoas e nos seus problemas, são os grandes objetivos do OPMA. Esta “nova” ferramenta pretende, assim, contribuir para promover a participação da população nas decisões estratégicas do município e na gestão de pLogo Orçamento Participativo Município Anadia VF VETORarte dos recursos públicos disponíveis, adequando as políticas públicas municipais às necessidades e expetativas das pessoas.

O OPMA 2019 está dotado de uma verba global de 250 mil euros para financiar os projetos mais votados pelos munícipes, não podendo o limite máximo de cada projeto apresentado a votação ultrapassar os 50 mil euros. Para esta primeira edição, não foi definida uma área em concreto, pelo que as propostas a apresentar, sejam de natureza material ou imaterial, poderão enquadrar-se em todas as áreas de atribuição do município.

Os interessados em participar devem registar-se na plataforma eletrónica “anadiaparticipa.pt” e preencher um formulário próprio aí disponibilizado. Os proponentes que tenham mais dificuldades em submeter as respetivas propostas poderão recorrer aos serviços da Biblioteca Municipal e do Curia Tecnoparque, onde será prestado apoio para a submissão das propostas.

Concluída a fase de apresentação de propostas, seguir-se-á a análise técnica e os esclarecimentos relativos às propostas apresentadas, e, posteriormente, a votação dos projetos que forem admitidos. Esta decorrerá, e obrigatoriamente, através da plataforma eletrónica, podendo ser também realizada com o apoio dos serviços municipais. Podem votar todos os munícipes, residentes no concelho, com idade igual ou superior a 16 anos. Cada eleitor terá direito a dois votos, em projetos diferentes.

pdf Regulamento do Orçamento Participativo do Município de Anadia

pdf Normas de Execução OPMA