Município de Anadia

Menu Serviços

Internet Marketing Bruidsfotograaf

Atividades / notícias

Tamanho Letra:

 

Programa Municipal de Educação Ambiental

 

 

 

Programa Municipal de Educação Ambiental

médico planeta

2016 / 2017
“Médicos do Planeta - Missão: Ajudar o Ambiente”

 

PEQUENOS “MÉDICOS DO PLANETA” FORMAM-SE EM ANADIA

 

A Câmara Municipal de Anadia vai dar início a mais uma edição do seu Programa Municipal de Educação Ambiental, uma ação que visa contribuir para o desenvolvimento, nas crianças do concelho, de uma consciência ecológica, dando particular ênfase a matérias relacionadas com a sustentabilidade ambiental.
Destinado às turmas dos jardins de infância e das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) da rede pública, o programa irá decorrer até ao início de abril de 2017. Assumindo, nesta terceira edição, o subtítulo “Médicos do Planeta - Missão: Ajudar o Ambiente”, a iniciativa pretende fomentar nas crianças o interesse pelas questões ambientais, tendo em consideração o seu papel promotor, junto da comunidade, de comportamentos de defesa do meio ambiente. O contexto escolar foi o escolhido para a realização desta ação por se tratar de um espaço privilegiado para inspirar nas crianças atitudes e hábitos de respeito pelo ambiente, preparando-as para se assumirem como agentes de mudança.
O desafio foi lançado aos estabelecimentos de ensino da rede pública, que podem acolher uma atividade, bastando, para isso, inscrever-se até 18 do corrente. Nas sessões destinadas às crianças do ensino pré-escolar e do 1.º e 2.º anos do 1.º CEB serão abordados os temas “Compostagem e Alimentação Saudável” e “Resíduos e reciclagem - "Separar é que está a dar”, assuntos que estão também no leque de escolhas dos alunos 3.º e 4.º anos do 1º CEB, os quais poderão ver ainda tratadas as temáticas “Florestas e prevenção de incêndios” e “Alterações climáticas”.
As sessões terão uma duração aproximada de 60 minutos, durante os quais são expostos e debatidos os principais aspetos associados a estas matérias. Assim, a metodologia adotada passa pela identificação dos problemas ambientais e das medidas que possam contribuir para os minorar ou resolver, sendo as crianças convidadas a participar em atividades de caráter lúdico, a fim de consolidarem as suas aprendizagens. No final de cada ação, e no âmbito da respetiva temática, os alunos elaboram um trabalho subordinado ao tema "Missão: Ajudar o Ambiente", destinado a integrar uma exposição a realizar no final do ano letivo, que reunirá os contributos de todas as turmas participantes no programa.

 

 

 

Ambiente - Galardão ECOXXI

 

 

2016.11.25
Ambiente - Galardão ECOXXI
Coimbra > ARH- Administração da Região Hidrográfica do Centro

 

 

MAIS UM GALARDÃO ECOXXI PARA ANADIA

 ambiente

O Município de Anadia recebeu, uma vez mais, o “Galardão ECOXXI”, distinção que foi entregue em cerimónia realizada no passado dia 25 de novembro, no auditório da ARH- Administração da Região Hidrográfica do Centro, em Coimbra.

Nesta cerimónia, que marcou os 10 anos do ECOXXI, o município esteve representado por Lino Pintado, vereador com o pelouro do ambiente, que, das mãos de José Archer, presidente da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, recebeu o diploma que comprova que Anadia continua a integrar o pelotão dos municípios mais sustentáveis do país, tendo, inclusivamente, ascendido ao escalão do índice 60% a 70%. Na ocasião, Lino Pintado recebeu ainda a bandeira ECOXXI e uma medalha, e, no sorteio dos prémios atribuídos pelos parceiros ECOXXI, viu o Município de Anadia ser premiado, pela Sogilub, com um reservatório para receção de óleos lubrificantes usados.

A presidir ao evento esteve Margarida Gomes, coordenadora nacional do ECOXXI, que salientou que "todos os 46 municípios que participam no ECOXXI merecem, independentemente dos resultados obtidos, ser reconhecidos pela “coragem” de se proporem a uma avaliação das suas práticas e políticas em termos de sustentabilidade. Ao longo dos 10 anos de implementação do Programa foram já atribuídas 238 bandeiras. 60% foram atribuídas na Região Centro (74 bandeiras) e Norte (68 bandeiras)”. Diria ainda que estes municípios inspiram a ECOXI “não só a prosseguir e melhorar este Programa que tem sido reconhecido como uma importante ferramenta de gestão e planeamento interno nos municípios, como a inovar integrando novas dinâmicas e novas escalas”.

Nesta edição de 2016, candidataram-se ao Programa ECOXXI 46 municípios, mais três do que no ano anterior, e 93,5% dos candidatos conseguiram conquistar a bandeira verde ECOXXI 2016, ou seja obtiveram um índice igual ou superior a 50.

 

 

Dia Bandeiras Verdes > Galardão Eco-Escolas

 

 

2016.09.30

bandeira verde

Dia Bandeiras Verdes > Galardão Eco-Escolas
Aveiro > Parque de Exposições

 

Quatro estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia foram distinguidos no “Dia Bandeiras Verdes”, assinalado com uma grande festa que juntou dezenas de escolas, municípios e entidades  parceiras, no Parque de Exposições, em Aveiro, no passado dia 30 de setembro. O “Dia Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas”, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do programa internacional Eco-Escolas da “Foundation for Environmental Education”, é a ocasião em publicamente se reconhece o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere. O concelho de Anadia conquistou quatro Bandeiras Verdes Eco-Escolas graças aos notáveis desempenhos do Centro Escolar de Arcos, do Centro Escolar de Sangalhos, do Colégio Nossa Senhora da Assunção - São José de Cluny, e da Escola EB1 da Moita, referentes ao ano 2015. O vasto programa de atividades teve início pelas 9h00, com uma conferência de imprensa e entrega de prémios. Ao longo do dia, os visitantes tiveram oportunidade de visitar a “Eco-Mostra”, um certame com ateliers, stands, exposições, jogos e animações especialmente dirigidos aos alunos das escolas. A cerimónia “Galardão Eco-Escolas 2016” decorreu durante a tarde, e contou com a atuação de diversas escolas e da banda Xutos e Pontapés. A entrega das Bandeiras Verdes às Eco-Escolas presentes encerrou a cerimónia, distinguindo estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões autónomas do país.

Recordamos que a ABAE participou na 1ª Feira do Ambiente "Anadia + Verde" 2016.


Fotos em:
http://ecoescolas.abae.pt/our_news/1a-feira-do-ambiente-anadia-verde-2016/

 

Veja mais fotos do evento: AQUI

 

 

BOLETIM ECOXXI - ABRIL 2016

 

Capa 

pdf Boletim Mensal Nº 33

 

 

EDITAL Nº 01/2016 AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE

 

pdf Edital          pdfFolheto          pdf Folheto

 

 

ANADIA: MAIS E MELHOR MOBILIDADE

 

No âmbito das suas competências em matéria de ambiente, a Câmara Municipal de Anadia, está a implementar uma série de medidas promotoras da mobilidade sustentável:

 

F 20140916 Amb b Zonas30 1

 

 “Zonas30”

- zonas urbanas da sede do concelho onde o limite de velocidade aconselhado é de 30Km/h;

- medida com objetivos no domínio da mobilidade suave, nomeadamente a circulação pedonal e de velocípedes, em segurança.

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

 

 

 

 

 

 logo mobilidade 
“Projeto AND – Mobilidade em Bicicleta no Município de Anadia”

“Bicicleta “b-AND”

 

- designações assentes na abreviatura oficial de Anadia, que figurava, aliás, nas antigas chapas de matrícula dos velocípedes;

- este projeto prevê a criação de um conjunto de infraestruturas destinadas a facilitar a circulação de bicicletas;

- contempla uma ciclovia que ligará, numa primeira fase, o CAR de Anadia (Velódromo de Sangalhos) à sede do concelho, e, numa segunda fase, Anadia à Curia; esta ciclovia é servida por dez estações de parqueamento de bicicletas públicas “b-AND”, que têm uma gestão integrada.

Mais informações:  AQUI

 

 

 F 20140918 Amb b-AND Estaçoes

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                          

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                 CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

 

 

 

 

 

F 20140919 Amb TransPesados 2

Restrições à circulação de veículos pesados no centro da cidade de Anadia:

 

- a nova distribuição de trânsito contribui para a promoção da circulação de meios de transportes menos poluentes;

- a par de uma mudança de hábitos dos cidadãos, procura-se também melhorar a qualidade do ar no centro da cidade.

 

 

 

                                              

                                                                                                                                                                                                                                                            

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

 

                  

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

 

Copyright © 2014 MUNICÍPIO DE ANADIA | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn