Município de Anadia

Menu Serviços

Internet Marketing Bruidsfotograaf

Notas de imprensa

Tamanho Letra:

 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA FÉRIAS DESPORTIVAS DO MUNICÍPIO DE ANADIA

 

 

Está já a decorrer o período de inscrições para as “Férias Desportivas e Culturais do Município de Anadia – Natal 2018”, um programa que a autarquia organiza com vista a ocupar, de forma salutar e enriquecedora, as férias das crianças com idades compreendidas os seis e os 14 anos.Nws 2018 265 1203 Desp Ferias foto
Assim, de 17 a 21 de dezembro, as crianças vão poder participar, entre as 8h30 e as 18h00,  em atividades desportivas, culturais e lúdicas, designadamente ténis, voleibol, badminton, karaté, futebol, ginástica, atletismo, basquetebol, jogos pré-desportivos, andebol, patinagem no gelo, jogos tradicionais, visitas pedagógicas, cinediversão, ateliers de leitura e expressão, e oficinas criativas, entre outras. As ações vão ser desenvolvidas no Complexo Desportivo, na Biblioteca Municipal, no Museu do Vinho Bairrada, no Ecoparque, e no Parque Urbano, em Anadia, e ainda no Centro de Alto Rendimento, em Sangalhos.
O programa procura criar oportunidades para que os mais novos possam experimentar um conjunto de modalidades desportivas e de atividades de âmbito sociocultural, sensibilizando-os para a continuidade da sua prática e para a transmissão de valores coincidentes com uma forma de vida saudável. Procura também promover a formação integral das crianças e jovens, bem como reforçar os laços de amizade e de intercâmbio, o conhecimento do meio e da realidade, e fomentar a cooperação e o trabalho de equipa, e, ainda, colmatar a crescente necessidade, sentida pelos pais e encarregados de educação, de arranjar contextos de ocupação adequados aos seus educandos, durante a interrupção das atividades escolares.
As inscrições podem ser efetuadas na Secretaria do Pavilhão de Desportos de Anadia, no Complexo Desportivo. O valor é de 25 euros para a semana de 17 a 21 de dezembro. A organização fornece a todos os participantes o almoço, devendo as crianças trazer o lanche para os períodos da manhã e da tarde.

 

 

 

ANADIA COMEMOROU DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA

 

 

O Município de Anadia associou-se, no passado dia 30 de novembro, às comemorações do Dia internacional da Cidade Educadora, tendo promovido diversas ações, com destaque para a construção de um puzzle gigante, cujas peças ilustram, com fotografias deNws 2018 264 1130 Educ CidadesEduc foto diversos eventos e projetos municipais, os 20 princípios das Cidades Educadoras.
A celebração assumiu, este ano, um novo formato, procurando aproximar-se da comunidade, mediante a partilha e acesso a uma rede de boas práticas, numa visão alargada e enriquecedora, por forma a transmitir aos munícipes mais informação e modalidades de ação e de intervenção.
O Município de Anadia integra, desde 2016, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), entidade que adota o conceito de uma educação ao longo da vida e que promove uma política educativa e social. Em prol dos outros, e com os outros, trabalha com a premissa da conquista e da partilha, e promove a importância da educação na cidade, bem como as vertentes educativas dos projetos políticos e o zelo pela “Carta das Cidades Educadoras”, tais como o espírito de cooperação, o diálogo entre gerações e uma política educativa abrangente, transversal e inovadora que englobe a educação formal, não formal e informal, de que são exemplo as particularidades culturais.
Através de uma comunicação próxima e direta, a autarquia tem procurado estabelecer e manter fortes elos de ligação com os munícipes, a quem serve, e que são fortes aliados no trabalho e na decisão. Nesta tarefa, conta com a colaboração inestimável das juntas de freguesia, dos parceiros sociais, da comunidade educativa, das associações culturais e desportivas, entre outras, e de toda a população.
No âmbito da sua ação no seio da AICES, o Município de Anadia tem dado a conhecer, através do Boletim da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras, as atividades e projetos que, no âmbito das boas práticas, tem vindo a desenvolver em consonância com os 20 princípios estabelecidos pela associação.

 

 

 

 

MAGIA DO NATAL CHEGOU A ANADIA

 

 

O “Natal em Anadia” começou com grande magia, no passado dia 1 de dezembro, com a chegada do Pai Natal e da sua comitiva à sede do concelho. A receção foi bastante calorosa, com muitas crianças e adultos a deliciarem-se com o desfile do Pai Natal pelasNws 2018 263 1201 Natal PaiNatal foto principais ruas da cidade, desde o Pavilhão Municipal de Desportos até à sua “casa”, na Praça da Juventude.
Neste mesmo dia, a Pista de Gelo abriu também as suas portas para os “amantes” da patinagem. Foram muitos os que, logo no primeiro dia, quiseram experimentar ou recorder a sensação de patina no gelo. Ao entardecer, a iluminação e os enfeites de Natal trouxeram mais encanto aos principais edifícios e ruas de Anadia. A noite terminou com o espetáculo musical “Grease”, que foi visto por mais de 600 pessoas, no Pavilhão de Desportos.
A animação de Natal prossegue no próximo fim-de-semana, e conta com uma agenda de eventos bastante preenchida, que arranca na sexta-feira, dia 7, pelas 21h30, com o concerto do Grupo Coral Stella Maris, no espaço Anatália, na Praça Visconde de Seabra.

No sábado, pelas 16h00, o Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, inaugura a exposição “15 Anos com Arte”. As obras de alguns artistas e instituições que colaboraram com a autarquia ao longo destes anos regressam agora ao Museu do Vinho Bairrada para a continuidade da celebração do seu 15.º aniversário. Estarão em destaque obras dos grandes mestres, como Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Árpád Szenes e Vieira da Silva, João Cutileiro, Nadir Afonso, Cândido Teles, Mário Silva, Pedro Olayo (filho), e Zé Penicheiro, entre outros. Nesta exposição estarão representados 52 artistas cuja obra passou pelo museu, e que junta pintura, escultura, fotografia, vídeo, e instalações artísticas, para relembrar as mostras temporárias que, desde 2003, preencheram o programa expositivo deste espaço. Patentes estarão ainda peças raras, tais como vasos gregos para vinho, datados dos séculos VI e V a.C., sendo também apresentados diversos objetos que se conservam nas reservas do museu, e que nunca foram expostos.
Ainda no sábado, mas às 21h30, o espaço Anatália recebe o concerto “Christmas Time”, pelo grupo “BWDuet - Blue & White”. No domingo, dia 9, pelas 15h00, o grupo “AtrapalhArte” apresenta, também naquele espaço, “O senhor do seu nariz”.
Árvore de Natal “Anadia Capital do Espumante”, com três mil garrafas de espumante e oito metros de altura, única no país, carrossel parisiense, e venda de Natal são outros dos atrativos do programa “Natal em Anadia”, que decorre até 6 de janeiro de 2019.

 

 

 

PAIS NATAIS CONVOCADOS PARA PEDALAR EM ANADIA

 

 

Passeio cicloturístico sob o lema “All together now”


Anadia volta a convidar os Pais Natais adeptos do cicloturismo para um animado e colorido passeio, que irá decorrer no próximo dia 16 de dezembro, a partir das 9h30, tendo como pontoCicloturismo Flyer A6 de encontro a Praça da Juventude, na proximidade dos Paços do Município.

O evento, que, como já vem sendo habitual, encerra as atividades de mais uma edição do projeto “Dos 8 aos 80, tudo se movimenta”, volta a integrar o programa do “Natal em Anadia”. “All together now”, o lema da Candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020, será também o mote para este passeio que levará os Pais Natais a pedalar cerca de 10 km, num percurso maioritariamente plano e, por isso, acessível a participantes de todos os níveis de prática.

Após a partida, prevista para as 10h00, os ciclistas poderão contar com um ponto intermédio de paragem, que lhes permitirá recuperar energias. À chegada, também na Praça da Juventude, o tradicional Bolo-Rei estará à espera de todos os participantes, convidando a uma celebração conjunta desta época festiva.

A participação neste passeio é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, mediante preenchimento de um formulário, que pode ser obtido na secretaria do Pavilhão de Desportos de Anadia, nos Paços do Município de Anadia (portaria), e junto das coletividades parceiras desta iniciativa: ADABEM, Núcleo de Cicloturismo da Bairrada, Clube de Ciclismo da Bairrada, Sardarnetas BTT e Angarna BTT.

Para se juntarem ao pelotão, os Pais Natais devem munir-se de bicicleta e de capacete de proteção. O gorro de Natal será um presente do Município de Anadia. Todos os menores de 16 anos deverão fazer-se acompanhar por um adulto.

 

 

 

 

MUSEU DO VINHO BAIRRADA INAUGURA EXPOSIÇÃO EVOCATIVA

 

 

 

Nws 2018 261 1208 MVB ExpofotoO Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, inaugura, no próximo sábado, 8 de dezembro, pelas 16h00, a exposição temporária “15 Anos com Arte”, uma mostra evocativa de década e meia de atividade daquele serviço museológico do Município de Anadia.

As obras de alguns artistas e instituições que colaboraram com a autarquia ao longo destes anos regressam agora ao Museu do Vinho Bairrada para a continuidade da celebração do seu 15.º aniversário. Estarão em destaque obras dos grandes mestres, como Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Árpád Szenes e Vieira da Silva, João Cutileiro, Nadir Afonso, Cândido Teles, Mário Silva, Pedro Olayo (filho), e Zé Penicheiro, entre outros.

Nesta exposição estarão representados 52 artistas cuja obra passou pelo museu, e que junta pintura, escultura, fotografia, vídeo, e instalações artísticas, para relembrar as mostras temporárias que, desde 2003, preencheram o programa expositivo deste espaço.

Patentes estarão ainda peças raras, tais como vasos gregos para vinho, datados dos séculos VI e V a.C., sendo também apresentados diversos objetos que se conservam nas reservas do museu, e que nunca foram expostos.

A exposição estará patente até 30 de abril de 2019.

 

 

 

 

EMBAIXADORA “ANADIA 2020” SANDRA SEMEDO TESTA NOVA TRICICLETA

 

 


Projeto é apoiado pelo Município de Anadia

Sandra Semedo, campeã nacional de tricicleta, esteve, no passado dia 30 de novembro, nas instalação da empresa IBH - Inovação de Bicicletas e Handbikes, sediada na Zona IndustrialNws 2018 260 0927 Desp SSemedo foto do Paraimo, em Sangalhos, Anadia, para dar início à fase de testes da sua primeira tricicleta pessoal, que decorre no âmbito de um projeto que visa proporcionar à atleta do concelho de Anadia condições de treino e de competição equiparadas às dos adversários com os quais disputa títulos nacionais e internacionais.
O fabrico de uma tricicleta adaptada às necessidades de treino e de competição de Sandra Semedo surge na sequência do apoio aprovado pela Câmara Municipal de Anadia, que assim colabora com a “Embaixadora” da candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020. De recordar o Município de Anadia e a atleta Sandra Semedo firmaram, no passado dia 27 de setembro, nos Paços do Município, um contrato-programa de patrocínio desportivo para este efeito.
Esta será, assim, a primeira tricicleta pessoal da campeã nacional desta modalidade de atletismo adaptado. O equipamento está a ser construído de raiz numa empresa do concelho de Anadia, graças a um ambicioso projeto desportivo que envolve, além de Sandra Semedo e do Município de Anadia, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e a empresa IBH.
Sandra Semedo pratica atletismo e tem alcançado excelentes resultados na especialidade de tricicleta. Atualmente, a atleta é campeã nacional de todas as distâncias da sua categoria, e é detentora de vários recordes portugueses nas classes RR2 e RR3. A nível internacional, Sandra Semedo tem já várias medalhas obtidas em representação de Portugal. Este ano, em agosto, a atleta conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral, de aconteceram em Sant Cugat (Espanha).
De salientar ainda que a ideia da construção da nova tricicleta foi de Celestino Pêgo, empresário do concelho de Anadia, que desenvolve projetos e fabrica equipamentos e acessórios para desporto adaptado, constituindo-se também como um dos patrocinadores da atleta.

 

 

 

MUNICÍPIO DE ANADIA CONQUISTA NOVO GALARDÃO ECOXXI

 

 

 

A Câmara Municipal de Anadia conquistou, pelo quarto ano consecutivo, o “Galardão ECOXXI”, uma distinção instituída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer o trabalho realizado pelos municípios em prol do desenvolvimento sustentável. A cerimónia de entrega do prémio decorreu, na passada quinta-feira, dia 29 de novembro,Nws 2018 259 1129 Amb EcoXXI foto no Cineteatro de Estarreja.
O município esteve representado, na sessão, por Lino Pintado, vereador com o pelouro do Ambiente, que, das mãos de José Archer, presidente da ABAE, recebeu o diploma que comprova que Anadia continua a integrar o pelotão dos municípios mais sustentáveis do país. Acompanhado por José Carlos Cardoso, chefe de divisão dos serviços de ambiente da Câmara Municipal de Anadia, o vereador recebeu ainda a bandeira ECOXXI e uma medalha de participação.
As áreas temáticas cobertas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão da educação ambiental ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e, ainda, a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros. A atribuição da bandeira verde ECOXXI ocorre quando a avaliação global atinge ou ultrapassa os 50%.
Nesta edição, Anadia obteve a maior pontuação de sempre, 67 por cento, o que corresponde ao 22.º lugar no ranking dos municípios ambientalmente mais sustentáveis. A avaliação das ações, práticas e políticas, realizadas em diversos domínios, baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e de entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e os seus júris especializados. Na avaliação dos diferentes critérios, Anadia continua evoluir em matéria de sustentabilidade, subindo nos respetivos patamares, sendo objetivo da Câmara Municipal reforçar o seu trabalho neste âmbito, com vista a continuar a melhorar os seus resultados.

 

 

 

“NATAL EM ANADIA” COM MUITA ANIMAÇÃO

 

 

A chegada do Pai Natal à cidade de Anadia e a inauguração das iluminações e enfeites luminosos de Natal, marcam, no dia 1 de dezembro, sábado, o início do “Natal em Anadia”, um vasto e diversificado progra

Nws 2018 258 1201 Cult Natal foto

ma de animação promovido pelo Município de Anadia, que decorrerá até ao dia 6 de janeiro de 2019.
Pista de gelo, animação de rua, espetáculos musicais e teatrais no espaço Anatália, e árvore de Natal “Anadia Capital do Espumante”, com oito metros de altura e três mil garrafas de espumante, única no país, são as atrações do evento, a que se juntam um Carrossel Parisiense e uma Venda de Natal. Paralelamente, e em parceria com a ACIB, decorrem, em todo o concelho, ações de promoção e de dinamização do comércio tradicional, com destaque

para o sorteio de Natal. Assim, até 1 de janeiro, por cada dez euros em compras nas lojas aderentes, os clientes recebem uma senha de participação que os habilitará aos 30 prémios, no valor de 150 euros cada, que se traduzem num crédito a utilizar no espaço comercial onde foi realizada a compra sorteada.

No Parque Urbano de Anadia, a pista de gelo está de portas abertas até 6 de janeiro, para aí receber os “patinadores” entre as 15h30 e as 20h30, de segunda a quinta-feira, e até às 22h00, à sexta-feira. Aos sábados e domingos, a pista está em atividade das 11h00 às 22h00. Horários especiais estão previstos para os dias 24 e 31 de dezembro (14h00 às 18h00), e 25 de dezembro e 1 de janeiro (14h00 às 19h00).
O programa festivo tem início na tarde de sábado, 1 de dezembro, com o momento mais aguardado pelas crianças: a chegada do Pai Natal a Anadia. O desfile da comitiva do Polo Norte tem início pelas 15h00, no Pavilhão Municipal, e irá levar as figuras do imaginário natalício a percorrer as principais ruas do centro da cidade de Anadia. “Miúdos e graúdos” terão oportunidade de ajudar o Pai Natal a chegar à sua “casa”, situada na Praça da Juventude, onde, até ao dia 26 de dezembro, este irá receber as crianças, contribuindo para o ambiente de festa e de alegria que caracteriza esta quadra.

Neste mesmo dia, pelas 21h30, o Pavilhão de Desportos de Anadia será palco para o espetáculo “Grease, o Musical”, com a participação de Diogo Morgado e de Mariana Marques Guedes, como principais protagonistas, numa encenação de Paulo Sousa Costa. No dia seguinte, 2 de dezembro, pelas 15h00, “Tangerina e Spirulina com a sua Concertina”, do Universo dos Pequeninos (Nadia), vão proporcionar uma tarde de diversão aos mais novos, realizando o primeiro dos muitos espetáculos previstos para o espaço Anatália, instalado na Praça Visconde de Seabra.
O fim-de-semana de 7 a 9 de dezembro conta com uma agenda de eventos bastante preenchida, e que arranca na sexta-feira, dia 7, pelas 21h30, na Anatália, com um concerto do Grupo Coral Stella

Maris. No dia seguinte, sábado, pelas 16h00, é inaugurada, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, a exposição “15 Anos com Arte”, uma mostra evocativa da arte que este espaço museológico municipal exibiu ao longo da década e meia que conta já de atividade. Ainda no mesmo dia, mas às 21h30, o espaço Anatália recebe o espetáculo “Christmas Time” pelo Blue & White Duet, e, no domingo, dia 9, pelas 15h00, o grupo AtrapalhArte apresenta, no mesmo local, “O Senhor do seu Nariz”.
Do programa previsto para a Anatália, fazem ainda parte as atuações do Coral da Bairrada, no dia 14, pelas 21h30, de InCantus, no dia 15, à mesma hora, e do grupo de teatro O Baluarte, que, no domingo, dia 16, pelas 15h00, apresenta o “Alfaiate Valentão”. Também no domingo, mas pela manhã, às 10h00, tem lugar o passeio cicloturístico de Pais Natais “All Together Now”, numa extensão de cerca de 10 km planos, e com partida e chegada na Praça da Juventude, em Anadia. Para esta atividade, que integra o programa de eventos da Candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020, estão reservadas diversas surpresas natalícias.
A animação do fim de semana que antecede o Natal começa na sexta-feira, dia 21, pelas 21h30, com a Companhia de Artes de Coimbra, que apresenta “Bastien & Bastienne”, no espaço Anatália. No sábado, as atenções estão viradas para o Cineteatro Anadia, onde a renascida Banda de Música de Anadia dará um Concerto de Natal. No domingo, dia 23, a diversão regressa à tenda Anatália, que recebe, pelas 15h00, Muda’te com os “Eco-Elfos”.
Antes de terminar, o ano 2018 vai ainda proporcionar um fim de semana em grande, que começa na sexta-feira, dia 28, no espaço Anatália, pelas 21h30, com a atuação do Grupo de Cantares da ADABEM. No sábado, dia 29 de dezembro, um grande espetáculo sobe ao palco do Cineteatro Anadia:  o musical “Madagáscar”, pela Yellow Star Company, com sessões às 15h00 e às 21h30. No dia seguinte, domingo, pelas 15h00, a Companhia de Teatro Viv’Arte apresenta “Um sonho no Circo”, na Anatália. O programa de eventos reservado para este espaço encerra no fim de semana seguinte, com a Orquestra Desigual da Bairrada, que apresenta o “Cantar das Janeiras”, no dia 5, pelas 21h30, e, no dia seguinte, domingo, pelas 15h00, com o Club d’Ancas, que promove uma matiné cultural com escolas de bailado do concelho.
Finda a quadra natalícia, haverá ainda ocasião para a realização do tradicional Concerto de Ano Novo e Reis, que terá lugar no dia 11 de janeiro de 2019, pelas 21h30. Para este regresso a Anadia, a Orquestra Filarmonia das Beiras convida a cantora Cristina Branco, que se fará acompanhar pelo pianista Luís Figueiredo.

 

 

 

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ANADIA APROVA ORÇAMENTO PARA 2019

 

 


A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, por maioria, com 25 votos a favor, um contra e cinco abstenções, na passada sexta-feira, dia 23 de novembro, o Orçamento, as Grandes Opções do Plano (GOP), e o MaNws 2018 257 1123 AM OE2019 fotopa de Pessoal para 2019, no valor total de 22.389.300 euros.
Ordenamento do Território (26,31%), Ensino Não Superior e Serviços Auxiliares de Ensino (11,64%), Desporto, Recreio e Lazer (9,28%), Turismo (8,30%), Cultura (6,06%), e Transferências para Juntas de Freguesia (5,15%) são as áreas que absorvem as maiores fatias do “bolo” orçamental. O orçamento para 2019 assenta em princípios de gestão rigorosa e transparente, e na eficiência na utilização dos recursos públicos, pautando-se por prudência nas estimativas, quer da receita quer da despesa.
No que respeita às GOP para 2019, há a destacar o início da construção do Parque Urbano de Anadia, diversas requalificações, sobretudo ao nível da ARU – Área de Requalificação Urbana de Anadia, designadamente das Ruas Júlio Maia, António Feliciano Castilho, e Fausto Sampaio, assim como a requalificação da Quinta do Rangel, em Ancas.
De referir ainda a construção do Centro de Avaliação e Controle de Treino na envolvente à Pista de BMX, em Sangalhos, o início da construção da pista de XCO BTT, na Curia, e a conclusão da requalificação do edifício das piscinas municipais no âmbito da eficiência energética.
Relativamente à Educação, há a salientar a requalificação da Escola do 1.º CEB de Mogofores que é um dos maiores investimentos previstos, nesta área, para o próximo ano.
Está ainda previsto o início da requalificação do Posto de Turismo da Curia, a criação do Museu das Duas Rodas, o programa de renovação de aldeias e percursos pedestres, para além das ações de promoção do concelho de Anadia.
Na vertente industrial, prevê-se o alargamento da Zona Industrial do Paraimo, bem como da zona Industrial de Amoreira da Gândara (após aprovação do plano de pormenor), bem como de outras zonas de instalação de atividades económicas. Esta é, sem dúvida, uma área onde o executivo anadiense irá apostar nos próximos anos, procurando dotar o concelho de áreas industriais infraestruturadas e mais amplas, para a atração e captação de investimento privado, nacional e estrangeiro.
As transferências para as freguesias do concelho apresentam um acréscimo na ordem dos 3,58%. Estes apoios correspondem a cerca de 120% para além do valor das transferências do Orçamento do Estado para as freguesias, traduzindo-se claramente num apoio substancial do Município de Anadia àquelas autarquias.
     “Segurança e Ordem Pública” é uma nova rubrica nas GOP, no âmbito do protocolo de colaboração celebrado entre o Município de Anadia, a Secretaria-Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana (GNR), para a reabilitação das instalações que o esta força ocupa em Anadia, as quais se encontram em más condições de utilização.
De realçar que a boa saúde e a rigorosa gestão financeira do Município de Anadia permitem dotar verbas para investimento em despesas de capital, tão importantes para o contínuo desenvolvimento do concelho.
Há ainda a salientar o facto de não se prever o recurso à utilização de passivos financeiros para financiamento do orçamento de 2019, apesar da capacidade de endividamento do município. A redução da dívida de médio e longo prazo às entidades bancárias ascenderá a 0,929 milhões de euros, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 26,12%.
Os documentos aprovados assentam numa estratégia de continuidade do executivo eleito pelo MIAP – Movimento Independente Anadia Primeiro, tendo como objetivo a melhoria contínua e sustentada do concelho de Anadia, procurando proporcionar melhores condições de vida aos seus cidadãos.

Aprovadas taxas municipais

A sessão da Assembleia Municipal permitiu também a aprovação de taxas municipais, nomeadamente a Taxa Municipal de Direitos de Passagem, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a participação no IRS, e o lançamento da Derrama.
As taxas de IMI mantêm-se nos valores mínimos: 0,3 por cento para os prédios urbanos e 0,8 por cento para os prédios rústicos. Ainda neste âmbito, é aplicada a redução da taxa do IMI em função do número de dependentes que integram o agregado familiar do proprietário. No caso de um e de dois dependentes a cargo, a dedução é, respetivamente, de 20 e de 40 euros, passando para 70 euros nas situações em que haja três ou mais dependentes.
No que respeita à taxa do IMI, foi fixada uma redução de 10% aplicável aos prédios urbanos com eficiência energética, verificando-se uma majoração de 30% para os prédios urbanos degradados. No que respeita aos prédios classificados como de interesse público, de valor municipal ou património cultural, será fixada uma redução de 25% da taxa do IMI.
Foi também aprovado o lançamento da Derrama de 0,5% sobre o lucro tributável do imposto relativo ao Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) referente ao exercício de 2018. As receitas da cobrança vão ser destinadas para fazer face, nomeadamente, a despesas realizadas com a requalificação de espaços destinados à instalação de atividades económicas.
Está ainda prevista uma taxa reduzida, de percentagem correspondente a metade do valor fixado anualmente pelo município, para entidades que se candidatem aos benefícios fiscais e apoios municipais, no âmbito do regulamento “Invest em Anadia”.
Quanto à participação no IRS, esta vai sofrer uma redução de mais um ponto percentual, passando de 4% para 3%, situação que terá efeitos no orçamento de 2020, consubstanciada numa redução de receita na ordem dos 413.124 euros.

 

 

 

 BALANÇO POSITIVO PARA VIGILÂNCIA FLORESTAL NO CONCELHO DE ANADIA

 

 


Município avança com equipa de limpeza e vigilância da floresta

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deu a conhecer, na reunião de executivo e na sessão da Assembleia Municipal, realizadas nos passados dias 21 e 23 de novembro, respetivamente, o balanço da vigilância florestal levada a efeito por três equipas móveis, entre 1 de julho e 15 de outubro últimos, o qual foi, no seu entender, “bastante positivo”.
De recordar que a vigilância florestal foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem de 2017, que a autarquia implementou este ano, em parceria com três associações florestais de Avelãs de Cima, Boialvo Nws 2018 256 1121 Amb Florestae Algeriz, e com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Anadia e da Guarda Nacional Republicana (GNR).
A edil sublinhou que o trabalho desenvolvido pelos vigilantes, durante os três meses e meio, “foi uma surpresa e uma mais-valia”, tendo acrescentado que, neste espaço de tempo, as equipas móveis realizaram um trabalho de sensibilização das populações para os comportamentos de risco, dando-lhes ainda conta dos objetivos das equipas de vigilância. Foram reportados à Câmara Municipal caminhos que estavam obstruídos com árvores que, rapidamente foram desimpedidos pelas equipas da autarquia, ou das próprias associações em colaboração com o município. Durante o tempo de vigilância foi encontrado um carro abandonado num dos percursos, facto que foi comunicado à GNR, vindo a confirmar-se que se tratava de um veículo roubado.
No decorrer do referido período, foram registados três alertas vermelhos, com condições extremamente adversas, sem que se tenha registado qualquer tipo de ocorrência. Os pequenos focos de incêndio detetados foram reportados com rapidez, tendo havido sempre respostas prontas e musculadas por parte dos Bombeiros Voluntários de Anadia, impedindo que esses focos progredissem e permitindo que fossem circunscritos rápida e eficazmente.
As três equipas móveis, devidamente equipadas com farda, telemóvel para as comunicações, extintores e binóculos, realizaram vigilância 24 horas/dia, deslocando-se em motorizadas, tendo percorrido, no total, cerca de 110 mil km. De salientar que os custos associados, quer aos veículos como ao equipamento, foram suportados pelo Município de Anadia.
Os vigilantes realizaram percursos definidos, de forma a garantir a cobertura total do território das três freguesias (Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros), com passagens obrigatórias nas zonas sombra do posto de vigilância fixo, localizado no Moinho do Pisco. Esta vigilância foi coordenada com os Bombeiros de Anadia, a GNR, e o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
A presidente da Câmara Municipal de Anadia adiantou que, tanto os Bombeiros como a GNR, “receberam bem a ideia de que as associações poderiam complementar no terreno a vigilância, dando formação e informação”. Maria Teresa Cardoso deu também a conhecer que é pretensão da autarquia dar continuidade a este processo, tendo anunciado que, dentro de pouco tempo, o município irá criar uma equipa de quatro pessoas para proceder as ações limpeza e complementar a vigilância na floresta.

 

 

 

VELÓDROMO DE SANGALHOS ACOLHE TROFÉU INTERNACIONAL DE PISTA

 

 

 

O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos, recebe, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro próximos, o Troféu Internacional de Pista – Município de Anadia.Nws 2018 255 1207 Desp CicPista foto Trata-se de mais uma grande prova de ciclismo, onde são esperados os melhores ciclistas de pista do mundo, que vão disputar troféus nas disciplinas de Velocidade, Keirin, Ominum, Corrida por Pontos, Madison e Perseguição Individual, nas categorias de Elite e Sub 23, masculinos e femininos, e Juniores masculinos.
De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo, esta será mais uma oportunidade para os corredores e para as equipas lusas adquirirem maior experiência na vertente olímpica de ciclismo que mais medalhas tem dado a Portugal.
A atividade desportiva no CAR de Anadia não se fica por aqui, uma vez que, no fim de semana seguinte, dias 15 e 16 de dezembro, vai ser palco do Campeonato Nacional Absoluto de Pentatlo Moderno e do Troféu Marquês do Funchal. As provas servem de preparação para os atletas desta modalidade olímpica que, em 2019, vão disputar competições internacionais a título individual ou integrados nos trabalhos da seleção nacional.

 



1.ª ALTERAÇÃO DA 1.ª REVISÃO DO PDM DE ANADIA EM DISCUSSÃO PÚBLICA

 


Encontra-se a decorrer, desde o passado dia 19 de novembro, o período de discussão pública da proposta de primeira alteração da primeira revisão do Plano Diretor Municipal de Anadia. Nws 2018 254 1121 Urb PDM foto
A proposta está disponível para consulta dos interessados na Divisão de Planeamento e Urbanismo do Município de Anadia, na página da internet da autarquia, e na Plataforma Colaborativa de Gestão Territorial, durante 30 dias úteis.
Neste período, qualquer interessado pode apresentar, por escrito, junto dos serviços ou por via postal, as suas reclamações, observações ou sugestões, a fim de, em fase ulterior, serem apreciadas e ponderadas pelo executivo municipal.
Ainda neste âmbito, a Câmara Municipal de Anadia vai realizar uma sessão de esclarecimento dos interessados, que decorrerá no dia 12 de dezembro, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Município.

 

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE ANADIA APOIA EDUCAÇÃO

 

 

    Na sua reunião do passado dia 21 de novembro, a Câmara Municipal de Anadia aprovou a atribuição, ao Agrupamento de Escolas de Anadia, de um apoio financeiro no valor de 16.875 eurNws 2018 253 1121 Educ Apoios fotoos, destinado a comparticipar o desenvolvimento das atividades letivas nos jardins de infância e nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) da rede pública do concelho. O reforço financeiro agora aprovado destina-se a apoiar a aquisição de consumíveis de uso corrente, necessários a um adequado processo de ensino/aprendizagem.

    De entre os vários apoios que a autarquia concede aos alunos do 1.º CEB, há ainda a destacar a comparticipação nas despesas escolares relacionadas com a aquisição de material escolar, com a realização de visitas de estudo, e com o fornecimento de refeições, consoante estejam abrangidos pelo escalão de comparticipação A ou B.

        Outra das ajudas camarárias destinada aos alunos deste nível de ensino passa pela assunção, pela autarquia, da totalidade dos custos relativos à aquisição de cadernos de atividades. Este apoio, que abrange todos os alunos da rede pública de ensino do concelho de Anadia, representa, no presente ano letivo, um esforço financeiro que ronda os 30 mil euros.

     Este conjunto de benefícios inscreve-se na Ação Social Escolar, e tem tradução na implementação de apoios socioeducativos e económicos destinados a promover a igualdade de oportunidades no acesso universal à escola e no combate às diversas formas de exclusão social e escolar. A par com outras medidas, a autarquia contribui, assim, para garantir condições de aprendizagem que promovam uma escola mais inclusiva.

De referir ainda, no que respeita a apoios no domínio da Educação, a atribuição pelo Município de Anadia, de 50 bolsas de estudo anuais, no valor de mil euros cada, a que se podem candidatar jovens, residentes no concelho, que frequentem o ensino superior.

 

 

 

MELHORES ALUNOS DE ANADIA VÃO RECEBER PRÉMIO RODRIGUES LAPA

 

 

Nws 2018 239 1219 Educ PRLapa foto

A Câmara Municipal de Anadia aprovou a realização da 23.ª edição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, referente ao ano letivo 2017/2018, que distingue os melhores alunos das escolas do concelho de Anadia, estando a entrega dos galardões agendada para o próximo dia 19 de dezembro, em cerimónia a realizar no Cineteatro Anadia, pelas 16h30.
O Prémio foi instituído, em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, destinando-se, simultaneamente, a homenagear o filólogo anadiense e a distinguir os melhores alunos do 2.º e do 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas de Anadia.
Ao longo do tempo, o respetivo regulamento foi sofrendo alterações, de modo a permitir premiar um universo mais alargado de alunos. Inicialmente, o prémio foi atribuído ao melhor aluno de cada um dos níveis de ensino mencionados, havendo um premiado em cada nível. No entanto, na edição referente ao ano letivo 2011/2012, o Município de Anadia entendeu dever compensar a excelência do trabalho e a dedicação de mais alunos, passando a distinguir três alunos por ciclo de ensino e por escola (Escola Básica N.º 2 de Vilarinho do Bairro, Escola Básica e Secundária de Anadia, Salesianos de Mogofores e Colégio Nossa Senhora da Assunção). Na sua 22.ª edição, o âmbito do prémio foi alargado ao ensino profissional (Escola Básica e Secundária de Anadia e Escola de Viticultura e Enologia da Beira Litoral/Escola Profissional de Anadia). No total, serão atribuídos 12 prémios no valor de 250 euros cada, e 24 menções honrosas.

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA PROMOVE FÉRIAS DESPORTIVAS DE NATAL

 

 

A Câmara Municipal de Anadia aprovou a realização da edição Natal 2018 das “Férias Desportivas e Culturais do Município de Anadia”, que irão decorrer de 17 a 21 de dezembro, entre as 8h30 e as 18h00.Nws 2018 238 1217 Desp Férias foto Destinada a crianças com idades entre os seis e os 14 anos, esta iniciativa visa a sua ocupação, de forma salutar e enriquecedora, durante a interrupção letiva do Natal.
Abrangendo os domínios desportivo, cultural e lúdico, as atividades propostas são as mais variadas, e incluem ténis, voleibol, badminton, karaté, futebol, ginástica, atletismo, basquetebol, jogos pré-desportivos, andebol, patinagem no gelo, jogos tradicionais, visitas pedagógicas, cinediversão, ateliers de leitura e expressão, e oficinas criativas, entre outras. As ações vão ser desenvolvidas nos diversos espaços municipais, como o Complexo Desportivo de Anadia, a Biblioteca Municipal, o Museu do Vinho Bairrada, o Ecoparque, e o Parque Urbano, em Anadia, e o Centro de Alto Rendimento / Velódromo Nacional, em Sangalhos.
O programa procura criar oportunidades para que os mais novos possam experimentar um conjunto de modalidades desportivas e de atividades de âmbito sociocultural, sensibilizando-os para a continuidade da sua prática e para a transmissão de valores coincidentes com uma forma de vida saudável. Procura também promover a formação integral das crianças e jovens, bem como reforçar os laços de amizade e de intercâmbio, o conhecimento do meio e da realidade, e fomentar a cooperação e o trabalho de equipa, e, ainda, colmatar a crescente necessidade, sentida pelos pais e encarregados de educação, de arranjar contextos de ocupação adequados aos seus educandos, durante a interrupção das atividades escolares.
As inscrições têm início no próximo dia 3 de dezembro e devem ser efetuadas na Secretaria do Pavilhão de Desportos de Anadia, no Complexo Desportivo. O custo é de 25 euros, e, como habitualmente, cabe à organização o fornecimento dos almoços, enquanto os lanches, para os períodos da manhã e da tarde, são da responsabilidade dos participantes.

 

 

CÂMARA DE ANADIA E ACIB PROMOVEM SORTEIO DE NATAL

 

 

Estabelecimentos comerciais podem inscrever-se até 23 de novembro

 

A Câmara Municipal de Anadia une, mais uma vez, esforços com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) no apoio ao comércio locaNws 2018 235 1201 Natal Sorteio fotol, promovendo nova edição do “Sorteio de Natal do Comércio Local de Anadia”, que irá decorrer, entre 1 de dezembro 2018 e 1 de janeiro 2019, no âmbito do programa municipal “Invest em Anadia”. O objetivo é contribuir para a dinamização do concelho durante a quadra natalícia, motivando as pessoas a fazer as suas compras localmente e a usufruir dos espaços e das ações que integram o programa festivo.
As inscrições são livres, gratuitas e abertas a todos os estabelecimentos comerciais, e decorrem até ao próximo dia 23 de novembro, mediante entrega da ficha respetiva, devidamente preenchida, de forma presencial nas instalações da ACIB, em Anadia, ou via correio, fax (234 730 321), e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), ou em www.acib.pt.
De sublinhar que o número de estabelecimentos aderentes ao Sorteio de Natal no concelho de Anadia tem vindo a aumentar nos últimos anos: em 2016, foram 171 os estabelecimentos que participaram na iniciativa, elevando-se esse número para 282, no ano passado.

30 prémios no valor de 150 euros cada
Por cada 10 euros em compras, os clientes das lojas aderentes recebem, até ao dia 1 de janeiro de 2019, uma senha de participação que os habilitará ao sorteio, num máximo de 10 senhas por compra. Depois de devidamente preenchidas, as senhas deverão ser colocadas, até ao dia 2 de janeiro de 2019, numa das tômbolas do sorteio, que se encontrarão instaladas no hall dos Paços do Município de Anadia e na Casa do Pai Natal (Anadia, Praça da Juventude), durante os respetivos horários de funcionamento. O sorteio será efetuado no dia 11 de janeiro, no Cineteatro Anadia, antes da realização do Concerto de Ano Novo e Reis.
De acordo com o regulamento, serão atribuídos 30 prémios. Cada senha sorteada dará direito a um vale de compras no valor de 150 euros, que terá de ser utilizado no espaço comercial onde foi realizada a compra.
Para apoiar esta iniciativa, a Câmara Municipal de Anadia deliberou, na sua reunião do passado dia 7 de novembro, atribuir uma verba de 9.125 euros à ACIB, suportando ainda o pagamento dos prémios referentes às senhas sorteadas, no montante de 4.500 euros.


Regulamento disponível em:
http://bit.ly/2DtIccR

 

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA ATRIBUI MAIS INCENTIVOS À NATALIDADE

 



A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua reunião de 7 de novembro último, a atribuição de mais dois benefícios de incentivo à natalidade, no valor de mil euros cada, no âmbito da medida “Nascer Anadiense”, prevista no Regulamento Geral de Ação Social do Município de Anadia (RGAS).
A atribuição dos primeiros incentivos à natalidade aconteceu no início do passado mês de outubro, e, com esta decisão, eleva-se para cinco o número de apoios concedidos aNws 2018 234 1107 AS ApNat foto famílias do concelho de Anadia ao abrigo deste benefício social.
A medida “Nascer Anadiense” é destinada a crianças nascidas ou adotadas em famílias com residência há mais de um ano e recenseamento no concelho de Anadia. Prevê a atribuição de um apoio pecuniário destinado a compensar os custos com a realização de despesas, em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança. Assim, são elegíveis despesas respeitantes, nomeadamente, a vacinas não contempladas no Plano Nacional de Vacinação, assistência médica e medicamentosa, artigos de puericultura e mobiliário, equipamentos de segurança, higiene e conforto, vestuário e calçado, em adequação com a idade da criança. Ainda segundo o regulamento, metade do montante do incentivo atribuído terá de ser despendido em estabelecimentos comerciais sitos na área do concelho de Anadia.
O RGAS foi aprovado pela Assembleia Municipal, na sessão ordinária de 29 de junho último, tendo entrado em vigor no dia 7 de agosto. O sobredito regulamento aplica-se à atribuição de benefícios e à ação social de iniciativa municipal a ser promovida na área de circunscrição territorial do Município de Anadia, sempre que tais matérias não sejam objeto de regras específicas diversas, contidas em diploma legal ou regulamentar especial. Nesse enquadramento, o RGAS prevê, para além do incentivo à natalidade, a atribuição de outros benefícios, por parte da autarquia, nomeadamente o Fundo Social, a comparticipação de despesas com medicamentos, apoio na melhoria habitacional, apoio ao arrendamento urbano para fim habitacional, e bolsas de estudo a estudantes do ensino superior.

 

 

CÂMARA DE ANADIA MANTÉM TAXAS MÍNIMAS DE IMI

 

 

Nws 2018 230 1030 CMA IMI foto

 Na sua reunião do passado dia 30 de outubro, a Câmara Municipal de Anadia aprovou a fixação da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no valor mínimo de 0,3 por cento para os prédios urbanos, e de 0,8 por cento para os rústicos.
Foi também deliberada a redução da taxa do IMI em função do número de dependentes que integram o agregado familiar do proprietário. Assim, no caso de um e de dois dependentes a cargo, a dedução é, respetivamente, de 20 e de 40 euros, passando para 70 euros nas situações em que haja três ou mais dependentes.
O executivo deliberou ainda fixar uma redução de 10 por cento da taxa do IMI aplicável aos prédios urbanos com eficiência energética, enquanto os prédios urbanos degradados verão aplicada uma majoração de 30 por cento.
Quanto aos prédios classificados como de interesse público, de valor municipal ou património cultural (nos termos do n.º 12 do artigo 112.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis), será fixada uma redução de 25 por cento da taxa do IMI.
A deliberação vai agora ser remetida à Assembleia Municipal, para a respetiva discussão e aprovação, em sessão que deverá acontecer durante este mês de novembro.

 

 

 

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE ANADIA MANTÉM DERRAMA NOS VALORES MÍNIMOS

 


Participação no IRS sofre redução

 

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua reunião extraordinária de 30 de outubro, o lançamento da derrama de 0,5% sobre o lucro tributável do imposto relativo aoNws 2018 229 1030 CMA Derrama Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) referente ao exercício de 2018.
As receitas da cobrança vão servir para fazer face, nomeadamente, a despesas realizadas com a requalificação de espaços destinados à instalação de atividades económicas.
A derrama, imposto que incide sobre o lucro tributável das empresas, foi fixada em 0,5% em vez da taxa máxima de 1,5%, o que se traduzirá num benefício fiscal para as empresas sediadas no concelho de Anadia. Está ainda prevista uma taxa reduzida, correspondente a metade do valor fixado anualmente pelo município, para entidades que se candidatem aos benefícios fiscais e apoios municipais no âmbito do Regulamento “Invest em Anadia”, e cujo volume de negócios no ano anterior ao da candidatura não tenha ultrapassado os 150 mil euros. A presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, sublinha que “o valor da derrama assume grande importância no cômputo da receita municipal”.
No que respeita à participação no IRS, o executivo apresentou, pelo segundo ano consecutivo, a redução de mais um ponto percentual, sendo aprovada a redução de 4% para 3%, situação que terá efeitos no orçamento de 2020, consubstanciada numa redução de receita na ordem dos 413.124 euros. De acordo com a lei, os municípios têm direito, em cada ano, a uma participação variável, até cinco por cento, no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal na respetiva circunscrição territorial, relativamente aos rendimentos do ano anterior.
Na mesma reunião foi também aprovada a Taxa Municipal de Direitos de Passagem, que será de 0,25%, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores.

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA APROVOU ORÇAMENTO PARA 2019

 

 

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, em reunião extraordinária realizada no passado dia 30 de outubro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2019, no valor de 22.389.300 euros. O documento foi aprovado por maioria, com um voto contra e uma abstenção dos vereadores do PSD.
Ordenamento do Território (26,3%), Ensino Não Superior e Serviços Auxiliares de Ensino (11,65%), Desporto, Recreio e Lazer (9,28%), Turismo (8,30%), Cultura (6,06%) e Transferências para Juntas de Freguesia (5,15%) são as áreas que absorvem as maiores fatias do “bolo” orçamental para o ano de 2019. Este orçamento baseia-se nosNws 2018 228 1030 CMA Orçam foto princípios de gestão rigorosa e transparente, na eficiência na utilização dos recursos públicos, pautando-se por prudência nas estimativas, quer da receita quer da despesa.
No que respeita às GOP para 2019, há a destacar o início da construção do Parque Urbano de Anadia, diversas requalificações, sobretudo ao nível da Área de Requalificação Urbana de Anadia (ARU), designadamente das Ruas Júlio Maia, António Feliciano Castilho e Fausto Sampaio, assim como a requalificação da Quinta do Rangel, em Ancas. De referir ainda a construção do Centro de Avaliação e Controle de Treino envolvente à pista de BMX em Sangalhos, o início da construção da pista de XCO BTT na Curia, e a conclusão da requalificação do edifício das piscinas municipais no âmbito da eficiência energética.
Relativamente à Educação, há a salientar a requalificação da Escola do 1º CEB de Mogofores que é um dos maiores investimentos previstos, nesta área, para o próximo ano, tal como os transportes escolares, o funcionamento da cantina escolar, e os valores correspondentes aos apoios sociais escolares e aos compromissos protocolados com as entidades prestadoras dos diferentes serviços, nomeadamente a componente de apoio à família, o serviço de refeições, o acompanhamento e o transporte.
Está ainda previsto o início da requalificação do Posto de Turismo da Curia, a criação do Museu das Duas Rodas, e o programa de renovação de aldeias e percursos pedestres, para além das ações de promoção do concelho de Anadia.
Na vertente industrial, prevê-se o alargamento da Zona Industrial do Paraimo e da zona Industrial de Amoreira da Gândara (após aprovação do plano de pormenor), bem como de outras zonas de instalação de atividades económicas. Esta é, sem dúvida, uma área onde o executivo anadiense irá apostar nos próximos anos, procurando dotar o concelho de áreas industriais infraestruturadas e mais amplas, para a atração e captação de investimento privado, nacional e estrangeiro. Estas políticas ativas de captação de investimento permitirão dinamizar a indústria, criando riqueza e postos de trabalho, e fixando populações para a sustentabilidade futura do concelho.
As transferências para as freguesias do concelho apresentam um acréscimo na ordem dos 3,58%. Estes apoios correspondem a cerca de 120% para além do valor das transferências do Orçamento do Estado para as freguesias, traduzindo-se claramente num apoio substancial do Município de Anadia, pois são as freguesias que desenvolvem um trabalho direto com as suas populações e que têm de, permanentemente, resolver os seus problemas.
“Segurança e Ordem Pública” é uma nova rubrica nas GOP, no âmbito do protocolo de colaboração celebrado entre o Município de Anadia, a Secretaria-Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, com vista à reabilitação do Posto da GNR de Anadia, que se encontra em más condições de utilização. Este investimento permitirá dotar o espaço de melhores condições, de modo a incrementar a qualidade do serviço prestado pelos profissionais desta força de segurança à população em geral.
De realçar que a boa saúde e a rigorosa gestão financeira do Município de Anadia permitem dotar verbas para investimento em despesas de capital, tão importantes para o contínuo desenvolvimento do concelho.
Há ainda a salientar o facto de não se prever o recurso à utilização de passivos financeiros para financiamento do orçamento de 2019, apesar da capacidade de endividamento da autarquia. A redução da dívida de médio e longo prazo às entidades bancárias ascenderá a 0,929 milhões de euros, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 26,12%.
Os documentos aprovados assentam numa estratégia de continuidade do executivo eleito pelo MIAP – Movimento Independente Anadia Primeiro, tendo como objetivo a melhoria contínua e sustentada do concelho de Anadia, procurando proporcionar melhores condições de vida aos seus cidadãos.
O Orçamento Municipal vai ser agora enviado à Assembleia Municipal, para discussão e respetiva aprovação em sessão que deverá acontecer no decorrer deste mês de novembro.

 

 

 

 

 

 

Notas de Imprensa

 

 

2018

 

pdf  Nws_2018_265_1203_Desp_Ferias_press

 

pdf  Nws_2018_264_1130_Educ_CidadesEduc_press

 

pdf  Nws_2018_263_1201_Natal_PaiNatal_press

 

pdf  Nws_2018_262_1208_Desp_Ciclotur_press

 

pdf  Nws_2018_261_1208_MVB_Expo_press

 

pdf  Nws_2018_260_0927_Desp_SSemedo_press

 

pdf  Nws_2018_259_1129_Amb_EcoXXI_press

 

pdf  Nws_2018_258_1201_Cult_Natal_press

 

pdf  Nws_2018_257_1123_AM_OE2019_press

 

pdf  Nws_2018_256_1121_Amb_Floresta_press

 

pdf  Nws_2018_255_1207_Desp_CicPista_press

 

pdf  Nws_2018_254_1121_Urb_PDM_press

 

pdf  Nws_2018_253_1121_Educ_Apoios_press

 

pdf  Nws_2018_252_1201_Cult_PaiNatal_press

 

pdf  Nws_2018_251_1122_AS_ArteComVida_press

 

pdf  Nws_2018_250_1121_Desp_AssocPedralva_press

 

pdf   Nws_2018_249_1121_Amb_Floresta_press

 

pdf   Nws_2018_248_1121_Empreend_Invest_press

 

pdf  Nws_2018_246_1113_MVB_MasterC_press

 

pdf  Nws_2018_244_1116_AS_ApEstudo_press

 

pdf  Nws_2018_243_1115_AS_ArtComVida_press

 

pdf  Nws_2018_242_1107_Urb_ParqUrb_press

 

pdf  Nws_2018_241_1116_Desp_Eventos_press

 

pdf  Nws_2018_240_1201_Cult_Grease_press

 

pdf Nws_2018_239_1219_Educ_PRLapa_press

 

pdf Nws_2018_238_1217_Desp_Férias_press

 

pdf Nws_2018_237_1031_Desp_And2020_press

 

pdf  Nws_2018_236_1115_MVB_JRPateiro_press

 

pdf  Nws_2018_235_1201_Natal_Sorteio_press

 

pdf  Nws_2018_234_1107_AS_ApNat_press

 

pdf  Nws_2018_233_1106_Juv_FeiraArtes_press

 

pdf  Nws_2018_232_1118_AS_ArtComVida_press

 

pdf  Nws_2018_231_1024_Empreend_Pizzaiola_press

 

pdf  Nws_2018_230_1030_CMA_IMI_press

 

pdf  Nws_2018_229_1030_CMA_Derrama_press

 

pdf  Nws_2018_228_1030_CMA_Orçam_press

 

pdf  Nws_2018_227_1031_BMA_NBruxas_press

 

pdf  Nws_2018_226_1031_Amb_EcoP_press

 

pdf  Nws_2018_225_1029_Desp_ContratosDesp_press

 

pdf  Nws_2018_224_1030_Desp_And2020_press

 

pdf  Nws_2018_223_1024_Empreend_Talento_press

 

pdf  Nws_2018_222_1024_Empreend_Protoc_press

 

pdf  Nws_2018_221_1031_CMA_MercFlores_press

 

pdf  Nws_2018_220_1031_Desp_And2020_press

 

pdf  Nws_2018_219_1111_Cult_Artesan_press

 

 pdf  Nws_2018_218_1103_Cult_Teatro_press

 

pdf  Nws_2018_217_1018_Educ_AEA_press

 

pdf  Nws_2018_216_1018_Juv_OPJA_press

 

pdf  Nws_2018_215_1018_Empreend_Apoio_press

 

pdf  Nws_2018_214_1127_Desp_MediaCup_press

 

 pdf  Nws_2018_213_1023_Empreend_CTP_press

 

pdf  _Nws_2018_212_1017_AS_UnidMóvel_press

 

pdf  Nws_2018_211_1016_AS_CPCJ_press

 

pdf  Nws_2018_210_1019_AM_SessaoExtr_press

 

pdf  Nws_2018_209_1031_BMA_Bruxas_press

 

pdf  Nws_2018_208_1015_BMA_Aliment_press

 

pdf  Nws_2018_207_1015_AS_AndSocial_press

 

pdf  Nws_2018_206_1002_Seg_GNR_press

 

pdf  Nws_2018_205_1003_AS_ApNat_press

 

pdf  Nws_2018_204_1012_Amb_b-AND_press

 

pdf  Nws_2018_203_1009_MVB_Masterclass2_press

 

pdf  Nws_2018_202_1004_Amb_BVerde_press

 

pdf  Nws_2018_201_1003_Empreend_press

 

pdf  Nws_2018_200_1003_AS_ApIPSS_press

 

pdf  Nws_2018_199_1003_Desp_Kickb_press

 

pdf  Nws_2018_198_1003_Desp_AlvesB_press

 

pdf Nws_2018_197_1003_Desp_ApoioDesp_press

 

pdf Nws_2018_196_0925_BMA_Certif_press

 

pdf Nws_2018_195_0925_Empreend_Apoios_press

 

pdf Nws_2018_194_0927_Desp_SSemedo_press.pdf

 

pdf Nws_2018_193_0923_Desp_SemEurDesp_press

 

pdf Nws_2018_192_0916_Desp_Malha_press

 

pdf Nws_2018_191_0925_Empreend_Pt2020_press

 

pdf Nws_2018_190_0914_Juv_FestAndJov_press

 

pdf Nws_2018_189_1015_AS_DiaIdoso_press

 

pdf  Nws_2018_188_0905_Empreend_Incub_press

 

 pdf Nws_2018_187_0905_Educ_UnivSnr_press

 

pdf Nws_2018_186_0914_Juv_FestAndJov_press

 

pdf Nws_2018_185_0807_AS_Regulamento_press

 

pdf Nws_2018_184_0910_Educ_Bolsas_press

 

pdf Nws_2018_183_0902_Cult_Folk_press.

 

pdf Nws_2018_182_0818_Cult_LDuckies_press

 

pdf Nws_2018_181_0823_BMA_Astronomia_press

 

pdf Nws_2018_180_0818_Cult_MArnauth_press

 

pdf Nws_2018_179_0809_Desp_CAR_press

 

pdf Nws_2018_178_0812_Juv_DiaJuv_press

 

pdf Nws_2018_177_0930_Juv_OPJ_press

 

 pdf Nws_2018_176_0802_CMA_Bomb_press

 

pdf  Nws_2018_175_0731_Desp_And2020_press

 

pdf  Nws_2018_174_0731_Desp_And2020_press

 

pdf  Nws_2018_173_0719_AS_FestColor_press

 

pdf Nws_2018_172_0718_Desp_MovSnr_press

 

pdf Nws_2018_171_0716_AS_Cinema_press

 

pdf  Nws_2018_170_0619_MVB_LPortugal_press

 

pdf  Nws_2018_169_0716_BMA_LivEsc_press

 

pdf  Nws_2018_168_0712_RH_ACEP_press

 

pdf Nws_2018_167_0714_Cult_RLeao_press

 

pdf Nws_2018_166_0705_CMA_UMAtend_press

 

pdf Nws_2018_165_0703_BMA_Aniv_press

 

pdf  Nws_2018_164_0626_Amb_Prot_press

 

pdf  Nws_2018_163_0707_MVB_Expos_press

 

pdf  Nws_2018_162_0331_BMA_Letras_press

 

pdf Nws_2018_161_0707_BMA_Acamp_press

 

pdf Nws_2018_160_0705_BMA_Aniv_press

 

pdf Nws_2018_159_0618_Educ_Teat_press

 

pdf  Nws_2018_158_0715_Cult_ClubA_press

 

pdf  Nws_2018_157_0622_Tur_FVV

 

pdf  Nws_2018_156_0702_FDesp_press

 

pdf Nws_2018_155_0622_Amb_FVV_press

 

pdf Nws_2018_154_0621_Cult_JulioP_press

 

pdf  Nws_2018_153_0615_Desp_Futeb_press

 

pdf  Nws_2018_152_0606_CMA_RFC_press

 

pdf  Nws_2018_151_0615_Desp_Pisc_press

 

pdf Nws_2018_150_0615_Cult_DCombo_press

 

pdf Nws_2018_149_0613_Desp_ABIMOTA_press

 

pdf Nws_2018_148_0531_Amb_Vet_press

 

pdf Nws_2018_147_0608_Cult_SSobral_press

 

pdf Nws_2018_146_0529_AS_Fatima_press

 

pdf Nws_2018_145_0609_Cult_Sard_press

 

pdf Nws_2018_144_0601_Amb_FeiraAmb_press

 

pdf Nws_2018_143_0601_Amb_FeiraAmb_press

 

pdf Nws_2018_142_0601_Cult_6F_press

 

pdf Nws_2018_141_0705_Empreend_ZI-VB_press

 

pdf Nws_2018_140_0601_Tur_Termas_press

 

pdf Nws_2018_139_0615_Juv_OPAJ_press

 

pdf Nws_2018_138_0519_BMA_CIL_press

 

pdf Nws_2018_137_0526_Desp_Cic-TPt_press

 

pdf Nws_2018_136_0516_Desp_CCAT_press

 

pdf Nws_2018_135_0516_CMA_Subsid_press

 

pdf Nws_2018_134_0526_MVB_AFashionN_press

 

pdf Nws_2018_133_0526_BMA_Hor_press

 

pdf Nws_2018_132_0518_Educ_ScKid'sTalent_press

 

pdf Nws_2018_131_Desp_AndWineRun_press

 

pdf Nws_2018_129_0514_CMA_JIBlv_press

 

pdf Nws_2018_128_0514_Empreend_Id&Neg_press

 

pdf Nws_2018_127_0514_Empreend_Apoios_press

 

pdf Nws_2018_126_Amb_FeiraAmb_press

 

pdf Nws_2018_125_0504_JUV_OPJ_press

 

pdf Nws_2018_124_0518_Educ_Kids_press

 

pdf Nws_2018_123_0510_CMA_Trab_press

 

pdf Nws_2018_122_0519_Desp_NeonRun_press

 

pdf Nws_2018_121_0510_CMA_Feriado_press

 

pdf Nws_2018_120_0506_Desp_ManifAnd2020_press

 

pdf Nws_2018_119_0513_Desp_8aos80_press

 

pdf Nws_2018_118_0404_Desp_XCO_press

 

pdf Nws_2018_117_0525_Cult_GLírica_press

 

pdf Nws_2018_116_0510_Cult_FMediev_press

 

pdf Nws_2018_114_0506_Desp_ManifAnd2020_press

 

pdf Nws_2018_113_0428_MVB_Tex_press

 

pdf Nws_2018_112_0427_Amb_Eco-Esc_press

 

pdf Nws_2018_111_0418_CMA_ATM_press

 

pdf Nws_2018_110_0511_Empreend_AIDA_press

 

pdf Nws_2018_109_0418_CMA_Assoc_press

 

pdf Nws_2018_108_0425_AMA&CMA_25Ab_press

 

pdf Nws_2018_107_0428_MVB_Tex_press

 

pdf Nws_2018_106_0501_Juv_OPJ_press

 

pdf Nws_2018_105_0424_Empreend_Invest_press

 

pdf Nws_2018_104_0423_Cult_25Ab_press

 

pdf Nws_2018_103_0418_CMA_JFMoita_press

 

pdf Nws_2018_102_0418_CMA_VPesar_press

 

pdf Nws_2018_101_0419_BMA_Leituras_press

 

pdf Nws_2018_100_0505_Cult_RaqTavares_press

 

pdf Nws_2018_099_0419_AS_ArtCVida_press

 

pdf Nws_2018_098_0404_Desp_XCO_press

 

pdf Nws_2018_097_0425_CMA_25Ab_press

 

pdf Nws_2018_096_0414_Art_BustoVSeabra_press

 

pdf Nws_2018_095_0421_Desp_Nat_press

 

pdf Nws_2018_094_0414_Desp_And2020_press

 

pdf Nws_2018_093_0430_Cult_Zeca

 

pdf Nws_2018_092_0404_CMA_Contas_press

 

pdf Nws_2018_091_0414_Edic_ViscSeabra

 

pdf Nws_2018_090_0419_MVB_JCarranca_press

 

pdf Nws_2018_089_0414_Cult_Ala

 

pdf Nws_2018_088_0410_Empreend_IFRRU_press

 

pdf Nws_2018_087_0501_F-Artesan_press

 

pdf Nws_2018_086_0408_Desp_BTT-XCR_press

 

pdf Nws_2018_084_0401_CMA_AgEvent_press

 

pdf Nws_2018_083_0403_Desp_And2020_press

 

pdf Nws_2018_082_0424_Cult_Visto_press

 

pdf Nws_2018_081_0328_Desp_Estag_press

 

pdf Nws_2018_080_0321_Assoc_Subs_press

 

pdf Nws_2018_079_0321_CMA_Sang_press

 

pdf Nws_2018_078_0321_CMA_Sang-t_press

 

pdf Nws_2018_077_0414_Cult_Ala

 

pdf Nws_2018_076_0418_MVB_JCarranca

 

pdf Nws_2018_075_0321_CMA_OPAnd_press

 

pdf Nws_2018_074_0501_CMA_OPJ_press

 

pdf Nws_2018_073_0410_Empreend_IFRRU_press

 

pdf Nws_2018_072_0321_AMA_ANAM_press

 

pdf Nws_2018_071_0321_Amb_DArv_press

 

pdf Nws_2018_070_0321_BMA_DPoesia_press

 

pdf Nws_2018_068_0324_Cult_Teat_Ultimo_press

 

pdf Nws_2018_067_0316_Educ_PC_press

 

pdf Nws_2018_066_0316_Amb_Vespa_press

 

pdf Nws_2018_065_0321_BMA_Poesia_press

 

pdf Nws_2018_064_0316_Empreend_SugarFest_press

 

pdf Nws_2018_063_0307_CMA_AgrupEscut_press

 

pdf Nws_2018_062_0310_Tur_PET_press (1)

 

pdf Nws_2018_061_0309_BMA_CIL-FM_press

 

pdf Nws_2018_060_0308_AS_RedeSoc_press

 

pdf Nws_2018_059_0316_Empreend_SugarC_press

 

pdf Nws_2018_058_0305_Transp_SIM_press

 

pdf Nws_2018_057_0315_MVB_LGuerreiro_press

 

pdf Nws_2018_056_0310_Tur_PET_press

 

pdf Nws_2018_055_0304_Tur_BTL_press

 

pdf Nws_2018_054_0309_BMA_CIL-FM_press

 

pdf Nws_2018_053_0228_Empreend_Invest_press

 

pdf Nws_2018_052_0301_Desp_CAR_press

 

pdf Nws_2018_050_0226_Seg_CMSeg_press

 

pdf Nws_2018_049_0221_Plan_PDM_press

 

pdf Nws_2018_048_0221_ObM_Ag-Grada_press

 

pdf Nws_2018_047_0221_Empreend_ZIPar_press

 

pdf Nws_2018_046_0225_Desp_Sint-VNM_press

 

pdf Nws_2018_045_0221_AS_Reg_press

 

pdf Nws_2018_043_0215_Vin_WT_press

 

pdf Nws_2018_042_0221_Desp_Pisc_press

 

pdf Nws_2018_040_0326_Desp_Ferias_press

 

pdf Nws_2018_039_0223_AS_EstagFr_press

 

pdf Nws_2018_038_0221_Desp_Aguim_press

 

pdf Nws_2018_037_0221_CMA_Bomb_press

 

pdf Nws_2018_036_0316_Amb_VespaAs_press

 

pdf Nws_2018_033_0228_Empreend_Invest_press

 

pdf Nws_2018_032_207_Edic_ViscSeabra_press

 

pdf Nws_2018_031_0207_Educ_CartaEduc_press

 

pdf Nws_2018_029_0207_Educ_BolsasV_press

 

pdf Nws_2018_028_0310_Cult_PGonzo_press

 

pdf Nws_2018_027_0207_ObMun_RedeAg_press

 

pdf Nws_2018_026_0223_Cult_Teat_Porta_press

 

pdf Nws_2018_024_0207_Educ_EscSegura_press

 

pdf Nws_2018_023_0208_AS_BaileCarnaval_press

 

pdf Nws_2018_022_0206_Empreend_Normas_press (1)

 

pdf Nws_2018_021_0205_Desp_PDDesp-And_press

 

pdf Nws_2018_020_0531_MVB_JResende_press

 

pdf Nws_2018_019_0324_Cult_Teat_Ultimo_press

 

pdf Nws_2018_018_0310_Cult_ConcPrimav_press

 

pdf Nws_2018_017_0223_Cult_Teat_Porta_press

 

pdf Nws_2018_015_0128_Desp_Basquet_press

 

pdf Nws_2018_014_0126_Desp_Basquete_press

 

pdf Nws_2018_013_0430_Amb_Florest_press

 

pdf Nws_2018_012_0228_BMA_Letras_press

 

pdf Nws_2018_011_0117_CMAnd_Apoios_press

 

pdf Nws_2018_010_0110_Desp_AndCED_press

 

pdf Nws_2018_009_106_Cult_Natal_press

 

pdf Nws_2018_008_0108_Educ_AventCasaLiv_press

 

pdf Nws_2018_007_0103_BMA_Concurso_press

 

pdf Nws_2018_006_0103_AS_CPCJA_press

 

pdf Nws_2018_005_0103_CMA_Aguim-rua_press

 

pdf Nws_2018_004_0103_ObM_Escolas_press

 

pdf Nws_2018_003_0106_Desp_Esgrima_press

 

pdf Nws_2018_002_1227_Desp_Basqt_press

 

pdf Nws_2018_001_0106_Cult_Conc-Reis_press

 

 

2017

 

pdf Nws_2017_245_0110_BMA_Hor_press

 

pdf Nws_2017_244_1220_CMA_Apoios_press

 

pdf Nws_2017_243_1220_Educ_BolsasEst_press

 

pdf Nws_2017_242_0117_Empreend_OE2018_press

 

pdf Nws_2017_241_1220_Educa_PRL-ed22_press

 

pdf Nws_2017_240_1216_MVB_JResende_press

 

pdf Nws_2017_239_1216_MVB_Expo_press

 

pdf Nws_2017_238_1209_Desp_Frisbee_press

 

pdf Nws_2017_237_1125_Cult_Natal-A_press

 

pdf Nws_2017_236_1206_CMA_Orçam_press

 

pdf Nws_2017_235_0106_Cult_Conc-Reis_press

 

pdf Nws_2017_234_1223_Cult_Teat-Poc_press

 

pdf Nws_2017_233_1125_Educ_PRL_press

 

pdf Nws_2017_232_1217_Desp_8aos80_press

 

pdf Nws_2017_231_1209_Desp_CAR_press (1)

 

pdf Nws_2017_230_1216_MVB_Expo-JResende_press

 

pdf Nws_2017_229_1216_Cult_Conc-Natal_press

 

pdf Nws_2017_228_1202_BMA_ParqEst_press

 

pdf Nws_2017_227_1218_Desp_Ferias_press

 

pdf Nws_2017_226_1125_AS_Volunt_press

 

pdf Nws_2017_225_0101_Empreend_Natal-S_press

 

pdf Nws_2017_224_1125_Cult_Natal-A_press (1)

 

pdf Nws_2017_223_1202_BMA_ParqEst_press (1)

 

pdf Nws_2017_222_1122_CMA_Form_press

 

pdf Nws_2017_221_1120_Amb_Vespas_press

 

pdf Nws_2017_220_1115_AS_Natal-Cab_press (1)

 

pdf Nws_2017_219_1124_BMA_FLivro_press

 

pdf Nws_2017_218_1115_Desp_Assoc_press

 

pdf Nws_2017_217_1125_Natal_Parada_press

 

pdfNws_2017_216_1118_Desp_Natac_press

 

pdf Nws_2017_215_1115_Financ_IMI_press

 

pdf Nws_2017_214_1115_Financ_Tax_press

 

pdf Nws_2017_212_1111_Desp_Aquafit_press

 

pdf Nws_2017_211_1118_Desp_Nat_press

 

pdf Nws_2017_210_1108_AS_ArtCVida_press

 

pdf Nws_2017_209_1106_Patrim_Apart_press

 

pdf Nws_2017_208_1110_Desp_Aquafit_press

 

pdf Nws_2017_207_1102_Amb_Incend_press

 

pdf Nws_2017_206_1110_Cult_Teatro_press

 

pdf Nws_2017_205_1030_CMA_Bombeiros_press

 

pdf Nws_2017_204_1102_AS_ArtCVida_press

 

pdf Nws_2017_203_1027_CMA_ReunExec_press

 

pdf Nws_2017_202_1031_CMA_MercFlores_press

 

pdf Nws_2017_201_1024_CMA_Instal_press

 

pdf Nws_2017_200_1030_Educ_BolsasEst_press

 

pdf Nws_2017_199_1025_Desp_MovSnr_press

 

pdf Nws_2017_198_1013_Juv_FAJ-Escult_press

 

pdf Nws_2017_197_1010_AS_Aut_press

 

pdf Nws_2017_196_1024_CMA_InstCM&AM_press

 

pdf Nws_2017_195_1021_Cult_RMassena_press

 

pdf Nws_2017_194_0927_Juv_OPJ_press

 

pdf Nws_2017_193_1031_BMA_Bruxas_press

 

pdf Nws_2017_192_1002_AS_DIdoso_press

 

pdf Nws_2017_191_0928_Amb_EcoXXI_press

 

pdf Nws_2017_190_0927_CMA_Reun_press

 

pdf Nws_2017_189_0928_Amb_EcoEscolas_press

 

pdf Nws_2017_188_1021_Cult_RMassena_press

 

pdf Nws_2017_187_0928_Amb_ECOXXI_press

 

pdf Nws_2017_186_0921_Desp_Cont-Prog_press

 

pdf Nws_2017_185_0929_Desp_8aos80Not_press

 

pdf Nws_2017_184_0921_Plan_SIG_press

 

pdf Nws_2017_183_0913_Educ_TranspEsc_press

 

pdf Nws_2017_182_0913_PatC_CapTorres_press

 

pdf Nws_2017_181_0913_Desp_Assoc_press

 

pdf Nws_2017_180_0912_BMA_Certif_press

 

pdf Nws_2017_179_0915_CMA_HastaPub_press

 

pdf Nws_2017_178_0922_Cult_6F-Kaos_press

 

pdf Nws_2017_177_0912_Educ_Escolas_press

 

pdf Nws_2017_176_0911_AMA_UltimReun_press

 

pdf Nws_2017_175_0911_CMA_Bomb_press

 

pdf Nws_2017_174_1010_AS_Aut_press

 

pdf Nws_2017_173_0912_AS_Volunt_press

 

pdf Nws_2017_171_0911_OM_MercVB_press

 

pdf Nws_2017_170_0915_Juv_FestAndJovem_press

 

pdf Nws_2017_169_0910_Desp_Malha_press

 

pdf Nws_2017_168_0915_Cult_6F_GTavares_press

 

pdf Nws_2017_167_0907_BMA_Site_press

 

pdf Nws_2017_166_0910_Desp_Malha_press

 

pdf Nws_2017_165_0908_Desp_8aos80Not_press

 

pdf Nws_2017_164_0908_Tur_VinSab_press

 

pdf Nws_2017_163_0904_Transp_AndSIM_press

 

pdf Nws_2017_162_0909_Tur_TermCuria_press

 

pdf Nws_2017_161_0830_Desp_Subsid_press

 

pdf Nws_2017_160_0830_AS_APPACDM_press

 

pdf Nws_2017_159_0830_Educ_1CEB_press

 

pdf Nws_2017_158_0830_CMA_Bombeiros_press

 

pdf Nws_2017_157_1030_Educ_BolsasEst_press

 

pdf Nws_2017_156_0908_Cult_6F_EcosAd_press

 

pdf Nws_2017_155_1002_AS_D-Idoso_press

 

pdf Nws_2017_154_0917_Cult_Folc_press

 

pdf Nws_2017_153_0907_MVB_JPSimoes_press

 

pdf Nws_2017_152_0904_ Transp_AndSIM_press

 

pdf Nws_2017_151_0901_AS_Ser+_press

 

pdf Nws_2017_150_0917_MVB_Expos_press

 

pdf Nws_2017_149_0829_Curia_SalvSobral_press

 

pdf Nws_2017_148_0829_CMA_Obras_press

 

pdf Nws_2017_147_0902_Desp_Ciclismo-2ACE_press

 

pdf Nws_2017_146_0831_Juv_OPJ-And_press

 

pdf Nws_2017_145_0902_Cult_Curia_SalvSobral_press

 

pdf Nws_2017_144_0901_Cult_6F_MSacrist_press

 

pdf Nws_2017_143_0826_Dep_TrofABarbosa_press

 

pdf Nws_2017_142_0822_CMA_Emig_press

 

pdf Nws_2017_141_0915_Juv_FestAndJovem_press

 

pdf Nws_2017_140_0908_Desp_8aos80Not_press

 

pdf Nws_2017_139_0825_Cult_Curia_OrqDesig&Kurt_press

 

pdf Nws_2017_138_0826_Cult_Curia_Incant_press

 

pdf Nws_2017_137_0822_CMA_Emig_press

 

pdf Nws_2017_136_0819_Cult_Curia_RanchoVB_press 

 

pdf Nws_2017_135_0818_Cult_6F-Fado

 

pdf Nws_2017_134_0814_Econ_ProdBat_press

 

pdf Nws_2017_133_0812_Tur_VMo_press

 

pdf Nws_2017_132_0822_CMA_Emig_press 

 

pdf Nws_2017_131_0813_Desp_Ciclismo_press

 

pdf Nws_2017_130_0812_Cult_Curia_press

 

pdf Nws_2017_129_0811_Cult_6F_LPortugal_press

 

pdf Nws_2017_128_0805_Cult_Curia_Fado_press

 

pdf Nws_2017_127_0812_Juv_DIntJuv_press

 

pdf Nws_2017_126_0803_ObM_Sinaliz_press

 

pdf Nws_2017_125_0801_Juv_OrçamPJv_press

 

pdf Nws_2017_124_0805_Cult_Curia_Fado_press

 

pdf Nws_2017_123_0812_Tur_VMo_press

 

pdf Nws_2017_122_0728_Cult_6F_LSobral_press

 

pdf Nws_2017_121_0804_Cult_6F_RodM_press

 

pdf Nws_2017_120_0805_Transp_TUrb_press

 

pdf Nws_2017_119_0725_ObM_AcZIAvCam_press

 

pdf Nws_2017_118_0725_Saneam_LigRam_press

 

pdf Nws_2017_117_0725_Amb_LimpT_press

 

pdf Nws_2017_116_0729_Curia_RParedesB_press

 

pdf Nws_2017_115_0728_6F_Luísa Sobral_press

 

pdf Nws_2017_114_0712_Desp_Famalicao_press

 

pdf Nws_2017_113_0712_Amb_CamFlorest_press

 

pdf Nws_2017_112_0714_AS_MixKids_press

 

pdf Nws_2017_111_0712_Urb_RequalifUrb_press

 

 pdf oficio_2017 07 11_vaticano

 

pdf Nws_2017_110_0719_Desp_MovSnr_press

 

pdf Nws_2017_109_0712_Educ_UnivVerao_press

 

pdf Nws_2017_108_0917_Desp_Malha_press

 

pdf Nws_2017_107_0908_Tur_VinSab_press

 

pdf Nws_2017_106_0712_CMA_Apoios_press

 

pdf Nws_2017_105_0722_Cult_Curia-Ped_press

 

pdf Nws_2017_104_0721_Cult_6F-RockS_press

 

pdf Nws_2017_103_0714_Incend-CasaVNM_press

 

pdf Nws_2017_102_0714_AS_Caritas_press

 

pdf Nws_2017_101_0714_AS_Bomb_press

 

pdf Nws_2017_100_0712_Desp_Merito_press

 

pdf Nws_2017_099_0715_Tur_Curia-Olhitos_press

 

pdf Nws_2017_098_0712_Desp_Mérito_press

 

pdf Nws_2017_097_0714_Cult_6F-Magic_press

 

pdf Nws_2017_096_0917_MVB_Expos_press

 

pdf Nws_2017_095_0703_BMA_Aniv9_press

 

pdf Nws_2017_094_0703_Juv_EscutAnd_press

 

pdf Nws_2017_093_0702_Tur_ACE-FVV_press

 

pdf Nws_2017_092_0707_Desp_CEPista_press

 

pdf Nws_2017_091_0707_BMA_CNL_press

 

pdf Nws_2017_090_0702_Desp_TIBasquet_press

 

pdf Nws_2017_089_0708_Cult_Marchas_press

 

pdf Nws_2017_088_0707_Cult_6F_press

 

pdf Nws_2017_087_0706_MVB_QtMuseu_JSo_press

 

pdf Nws_2017_086_0930_Tur_Tschu_press

 

pdf Nws_2017_085_00930_BMA_Manuais_press

 

pdf Nws_2017_084_0712_Desp_Mérito_press

 

pdf Nws_2017_083_0629_Desp_TreinBasq_press

 

pdf Nws_2017_082_00628_CMA_Assoc_press

 

pdf Nws_2017_081_0728_Desp_FeriasDC_press

 

pdf Nws_2017_080_0702_Tur_ACE-FVV_press

 

pdf Nws_2017_079_0624_Rugby_press

 

pdf Nws_2017_078_0625_Tur_ACE-FVV-marchas_press

 

pdf Nws_2017_077_0624_Tur_ACE-FVV-provas_press

 

pdf Nws_2017_076_0630_Desp_TIBasquet_press

 

pdf Nws_2017_075_0623_Tur_ACE-FVV-inaug_press

 

pdf Nws_2017_074_0703_BMA_Aniv9_press

 

pdf Nws_2017_073_0702_Desp_PeddyP_press

 

pdf Nws_2017_072_0623_Tur_ACE-FVV_press

 

pdf Nws_2017_071_0620_Desp_VNM-RelvS_press

 

pdf Nws_2017_070_0612_Educ_QInteract_press

 

pdf Nws_2017_069_0609_AS_Brincar_press

 

pdf Nws_2017_068_0614_Educ_Teatro_press

 

pdf Nws_2017_067_0617_MVB_Expos_press

 

pdf Nws_2017_066_0615_MVB_QM-MafVeiga_press

 

pdf Nws_2017_065_0616_Cult_6F-Rob'sAngels_press

 

pdf Nws_2017_064_0617_Cult_Cur-GTavLRep_press

 

pdf Nws_2017_063_0609_Cult_6F-TCaramulo_press

 

pdf Nws_2017_062_0530_AS_Fatima_press

 

pdf Nws_2017_061_0610_Cult_Sardin_press

 

pdf Nws_2017_060_0527_Educ_JrTalents_press

 

pdf Nws_2017_059_0603_Cult_Cur-OrqD_press

 

pdf Nws_2017_058_0602_Cult_6F-Saxobox_press

 

pdf Nws_2017_057_0527_BMA_CIL_press

 

pdf Nws_2017_056_0525_CMA_ServPúblico_press_

 

pdf Nws_2017_055_0527_BMA_Hor_press

 

pdf Nws_2017_054_0524_Cult_FMedieval_press

 

pdf Nws_2017_053_0520_MVB_AndFashionN_press

 

pdf Nws_2017_052_0602_Amb_Feira_press

 

pdf Nws_2017_051_0526_Cult_6F-Incantus_press

 

pdf Nws_2017_050_0524_Cult_FMedieval_press

 

pdf Nws_2017_049_0515_BMA_Letras_press

 

pdf Nws_2017_048_0519_Juv_OrçamPJv_press

 

pdf Nws_2017_047_0520_MVB_AndFashionN_press

 

pdf Nws_2017_046_0505_Educ_Kids_press

 

pdf Nws_2017_045_0519_Cult_JPalma_press

 

pdf Nws_2017_044_0427_Educ_Roset_press

 

pdf Nws_2017_043_0513_BMA_Mind_press

 

pdf Nws_2017_042_0424_BMA_25Ab_press

 

pdf Nws_2017_041_0426_Tur_Papa_press

 

pdf Nws_2017_040_0506_Cult_CFatima_press

 

pdf Nws_2017_039_0420_AS_InovSoc_press

 

pdf Nws_2017_038_0419_AS_MovSenior_press

 

pdf Nws_2017_037_00501_Cult_FArtesan_press

 

pdf Nws_2017_036_0410_Desp_BMX_press

 

pdf Nws_2017_035_0411_Desp_ACiclismoBL_press

 

pdf Nws_2017_034_0411_CMA_Bomb_press

 

pdf Nws_2017_033_0421_Empreend_AtendD_press

 

pdf Nws_2017_032_0405_AS_Ser+_press

 

pdf Nws_2017_031_0401_Desp_FDSBE_press

 

pdf Nws_2017_030_0408_Cult_CPascoa_press

 

pdf Nws_2017_029_0401_Desp_FDSBE_press

 

pdf Nws_2017_028_0721_Educ_UnivV_press

 

pdf Nws_2017_027_0320_BMA_Poesia_press

 

pdf Nws_2017_026_0401_Cult_BelaMt_press

 

pdf Nws_2017_025_0401_Desp_FDSBE_press

 

pdf Nws_2017_024_0320_Emp_NegVin_press

 

pdf Nws_2017_023_0316_Educ_RecLimpo_press

 

pdf Nws_2017_022_0316_AS_CAndSenior_press

 

pdf Nws_2017_021_0322_AS_Ser+_press

 

pdf Nws_2017_020_0320_BMA_Poesia_press

 

pdf Nws_2017_019_0331_BMA_Letras_press

 

pdf Nws_2017_018_0301_Educ_CidInc_press

 

pdf Nws_2017_017_0320_Amb_CasaAmb_press

 

pdf Nws_2017_016_0310_BMA_CIL-FM_press

 

pdf Nws_2017_015_0315_Tur_BTL_press

 

pdf Nws_2017_014_0318_Cult_CPrimav-RG_press 

 

pdfNws_2017_013_0220_CMA_EdC_press.pdf

 

pdfNws_2017_012_0220_CMA_EdC_press.pdf

 

pdfNws_2017_011_0210_AS_RotCid_press.pdf

 

pdf Nws_2017_010_0220_Amb_Champi_press.pdf

 

pdfNws_2017_009_0206_Cult_Bol_press.pdf

 

pdfNws_2017_008_0318_Cult_CPrimav_press.pdf

 

pdfNws_2017_007_0502_Educ_Geog_press.pdf

 

pdf Nws_2017_006_0130_BMA_Teat_press.pdf

 

pdf Nws_2017_005_0531_Educ_AventCL_press.pdf

 

pdf Nws_2017_003_0204_Teatro-FT_press.pdf

 

pdf Nws_2017_002_0113_Cult_AnoNovo_press.pdf

 

pdf Nws_2017_001_0113_Cult_AnoNovo_press.pdf

 

Copyright © 2014 MUNICÍPIO DE ANADIA | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn