-
Início
-
Serviços
-
Ambiente e Sustentabilidade
-
Higiene urbana e resíduos
- Sistema Municipal de Gestão de Resíduos
Sistema Municipal de Gestão de Resíduos
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Anadia integra o sistema multimunicipal de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos do Litoral Centro, criado pelo DL nº 166/96, de 5 de setembro, cuja concessão de exploração foi atribuída à “ERSUC, Resíduos Sólidos do Centro, S.A.”.
A recolha é realizada pelos serviços municipais, dispondo para o efeito de 9 viaturas devidamente identificadas, equipadas com caixas compactadoras e dispositivos mecânicos de manuseamento dos contentores de RSU.
Em 2016, o Município de Anadia enviou, para reciclagem, 190,5 t (toneladas) de embalagens de plástico e metal, 172,6 t de papel e 583,3 t de vidro.
Em termos de capitação, tal representa 6,53 Kg/hab/ano de embalagens de plástico e metal, 5,92 Kg/hab/ano de papel e 20,01 Kg/hab/ano de vidro.
-
1. Óleos alimentares usados
No que concerne aos óleos alimentares usados (OAU), o Município de Anadia celebrou um protocolo de colaboração com a Portary Gestão de Resíduos, S.A para a gestão ambientalmente correta destes resíduos. Em 2016 foram recolhidas pela Portary, S.A. 4,8 t de OAU nos 15 oleões distribuídos pelas freguesias do concelho.
-
2. Pilhas e acumuladores
No ano de 2016, foram enviadas para reciclagem 0,2 t de pilhas e acumuladores, tendo estas sido entregues à ERSUC.
-
3. Resíduos volumosos e resíduos elétricos e eletrónicos
O Município de Anadia assegura a recolha gratuita de equipamento elétrico e eletrónico e de monos de grandes dimensões, bem como a receção e depósito, no estaleiro municipal, de resíduos verdes e de equipamentos de menor dimensão.
Em 2016, foram entregues no CITVRSU, em Coimbra, cerca de 201,9 t de monos.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia – AHBVA, que integra a Liga dos Bombeiros Portugueses, constitui-se, ao abrigo do protocolo celebrado em 11 de fevereiro de 2011 com a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos “amb3e”, como Ponto de Receção do Sistema Integrado de Gestão de REEE (resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos). Os REEE recolhidos pelos serviços municipais são encaminhados para a AHBVA, para posterior entrega a um operador de gestão de resíduos.
-
4. Têxteis
No que toca aos têxteis, o Município de Anadia estabeleceu um protocolo com a empresa H Sarah Trading, Lda., que disponibiliza contentores de recolha e que, depois da triagem dos têxteis, os encaminha para suprimir necessidades de instituições de solidariedade social e de famílias necessitadas, ou, caso não apresentem condições, os destina à reciclagem. Em 2016 foram recolhidas 32,3 t de têxteis nos 22 contentores de têxteis distribuídos pelas freguesias do concelho.
-
5. Balanço da recolha de RSU e recicláveis, referente ao ano de 2016
Nos últimos anos, temos assistido a uma redução da produção de resíduos sólidos urbanos: em 2016 recolheram-se 8.511,3 t de resíduos sólidos, correspondendo a um decréscimo de 0,4% relativamente ao ano 2015.
No que diz respeito aos resíduos recicláveis, recolheram-se 946,30 t em 2016.
Na Figura 3 está esquematizada a distribuição percentual relativa à quantidade de RSU entregue no CITVRSU, em Coimbra, e dos recicláveis recolhidos pela ERSUC no ano de 2016.
A Figura 4 representa as quantidades mensais, em toneladas, das recolhas de resíduos indiferenciados e da recolha seletiva.
Em forma de conclusão, podemos afirmar que esta autarquia continua empenhada em aumentar a percentagem de reciclagem de resíduos sólidos e, consequentemente, em diminuir a quantidade de indiferenciados enviados para aterro. É também de extrema importância continuar a assegurar a salubridade pública do concelho e a educar ambientalmente todos os munícipes.